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WhatsApp Business: uma novidade pro seu negócio

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WhatsApp Business: uma novidade pro seu negócio

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Saiba tudo sobre WhatsApp Business, o novo app que promete aprimorar a comunicação entre clientes e empresas, aumentar o reconhecimento de marcas e alavancar as vendas de pequenos e médios empresários.

O WhatsApp Business já é uma realidade. Desenvolvido especialmente para donos de pequenos e médios empreendimentos, o aplicativo chega para ser um facilitador aos que já utilizavam o WhatsApp em seus negócios.

De cara, já se pode dizer que as empresas podem ter na versão Business um app muito mais completo. Além dos recursos já conhecidos na versão “pessoal”, como chamadas gratuitas via rede wireless, 3G ou 4G, envio de arquivos de mídia, chats em grupo e mensagens offline, diversas funcionalidades foram criadas para o perfil Business.

E há muito mais a ser explorado por quem já utiliza o app para fazer negócios. É sobre essas diferenças e vantagens que falaremos ao longo do artigo. Acompanhe atentamente!

Presença comercial pelo WhatsApp Business

Quem já usa o WhatsApp para se comunicar ou para captar novos clientes tem que lidar com alguns problemas em função da falta de adequação do aplicativo para fins comerciais.

O primeiro deles é a falta de informações sobre o negócio na área destinada ao perfil do usuário Whatsapp. Ao interagir com uma pessoa física, podemos adquirir informações básicas em poucas perguntas, porém, no caso de empresas, a demanda por informação é necessariamente maior. E é nesse ponto que a versão para negócios do aplicativo mais usado no mundo se mostra superior.

Agora, o perfil do seu negócio poderá ser exposto de forma muito mais autêntica, com impacto direto nas vendas. Além da logo, no local da foto de perfil, e do nome da sua empresa,  seu site, endereço físico — com mapa — e dados para contato também estarão visíveis para seus clientes, poupando tempo e agilizando o atendimento.

Portanto, a primeira vantagem em usar o WhatsApp Business é justamente garantir a presença de seu negócio online, de uma forma muito mais real do que antes.

Possibilidade de usar o mesmo aparelho

A essa altura, é possível que você já tenha se perguntado se será necessário abrir mão do seu aplicativo WhatsApp comum para poder utilizar a versão para negócios, certo?

Felizmente, os desenvolvedores do app pensaram nessa questão e criaram uma ferramenta que pode ser usada em um aparelho que já tenha o WhatsApp instalado. Dessa forma, você poderá ter dois aplicativos, um para uso pessoal e um para sua empresa, basta instalar as duas versões.

A única exigência é ter números distintos para cada um dos apps. Assim, é fundamental separar sua linha de telefone pessoal e comercial e ter um número apenas para o seu negócio. Ter um plano de telefonia empresarial pode facilitar bastante nessa hora. 

Recursos de comunicação como no Facebook

Quem já faz uso do Facebook para fazer negócios, sabe que a comunicação com os usuários via mensagens diretas é um dos canais mais importantes da rede social. Essa talvez seja a novidade mais bem-vinda de todas.

Agora, como já feito nas fanpages do Facebook, será possível criar uma mensagem automática, como se fosse uma saudação, para responder a todos que fizerem contato pela primeira vez ou dentro de um período de tempo.

Da mesma forma, agora é possível criar notificações de ausência, o que representa ainda mais tranquilidade para quem não consegue deixar de responder mensagens fora do comercial do horário comercial.

Uma outra novidade que será de grande utilidade pra empresas que usam o WhatsApp, é o suporte para números fixos. Clientes que fizerem contato pelo aplicativo poderão, a partir de agora, enviar mensagens também para o número estático de sua empresa. Para tanto, na hora de fazer a verificação, você precisará selecionar “Me Ligue”. Em seguida, receberá um código, via chamada telefônica, e então estará pronto para utilizar mais essa função da versão Business.

Assim como o aplicativo pessoal, também existe a possibilidade de utilizar o WhatsApp Web, a versão para PCs e notebooks. Ou seja, agora sua empresa também poderá ter uma pequena central de atendimento via WhatsApp.

Estatísticas ajudam a avaliar resultados

Já que o novo aplicativo tem como referência os recursos já disponíveis nas fanpages do Facebook, uma outra novidade extremamente útil nesse aspecto é a inclusão de estatísticas sobre os usuários que fizerem contato pelo app.

Sua empresa poderá medir, pelos dados fornecidos, o quanto suas mensagens impactam as pessoas, permitindo o ajuste de envio e personalizando os conteúdos. Clientes que visualizam poucas vezes podem não estar tão interessados por mensagens enviadas naquele horário específico, por exemplo.

O timing adequado é sempre um ponto decisivo em estratégias de marketing. Com o recurso, as mensagens via Whatsapp poderão ser enviadas estrategicamente, ou seja, só vira “chato” quem quiser.

Como enquadrar o aplicativo em estratégias omnichannel

Você sabe quem é o consumidor omnichannel? Se você já usa o WhatsApp para se comunicar, provavelmente está em contato com ele o tempo todo. Trata-se do cliente, já captado ou em potencial, que entra em contato com sua empresa por diferentes meios de comunicação.

Se agora ele fala com você pelo WhatsApp, nada impede que, daqui a algumas horas ele use o telefone fixo. Ao mesmo tempo, ele pode fazer uma reclamação pelo Reclame Aqui, mas elogiar sua empresa pelo Facebook.

Logo, a chegada da versão empresarial do WhatsApp representa um avanço para alavancar o relacionamento por múltiplos canais, até mesmo pela integração do aplicativo com números convencionais, algo inédito e que nem aplicativos mais antigos, como o Skype, conseguiram concretizar.

mobile marketing é um mercado em franca expansão. Esse crescimento ocorre, em grande parte, aos avanços tecnológicos que vêm melhorando a experiência do usuário em smartphones. Ter um aplicativo dedicado à convergência do fluxo de contatos é, sem dúvida, um passo à frente para empreendedores atentos às tendências do mercado.

Outro aspecto importante sobre a chegada do Whatsapp Business: as empresas estarão muito mais acessíveis, aumentando as possibilidades de retorno, credibilidade e boa reputação. Com maior acessibilidade, aliada às estatísticas e novos recursos de respostas, a comunicação entre empresas e seus respectivos públicos torna-se muito mais refinada e à prova de ruído.

Diante de tantas melhorias e avanços, não contar com o WhatsApp Business é uma tremenda bola fora. Se sua empresa ainda não utiliza o aplicativo, não perca mais tempo. Segmente seu negócio de sua vida pessoal, passe maior credibilidade e expertise para seu cliente.

E lembre-se, mais do que nunca, ter uma conta de telefone pra sua empresa é fundamental, já que o Whatsapp Business exige um número específico, que não poderá seu o mesmo que o de seu Whatsapp pessoal. Confira agora mesmo o que a Oi pra Empresas pode fazer pode fazer pro seu negócio e fique mais perto do seu público!

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