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Trabalho remoto: descubra 7 hacks de produtividade

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Trabalho remoto: descubra 7 hacks de produtividade

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Fala-se muito sobre as vantagens do trabalho remoto para o funcionário, mas e para o empresário e seu negócio, será que ele traz benefícios? Além de qualidade de vida, o novo modelo de trabalho pode frustrar algumas metas e fazer com que você perca o foco. Saiba como manter a motivação a todo vapor!

Fazer seu próprio horário, fugir do trânsito caótico e usufruir do conforto de seu lar são alguns dos benefícios que o trabalho remoto proporciona. Não há dúvidas de que o aumento da qualidade de vida é um dos principais benefícios para os adeptos de home office.

O dia a dia de quem trabalha de casa, contudo, possui algumas armadilhas que podem interferir na produtividade e prejudicar o cumprimento de metas, caso algumas regras e disciplinas não sejam observadas.

Neste post, abordaremos 7 hacks de produtividade que irão ajudá-lo a afastar-se da distração, evitar a procrastinação e atingir suas metas da melhor forma possível.  Boa leitura!

1. Utilize as ferramentas adequadas

Diversas soluções tecnológicas surgiram com o objetivo de aumentar a produtividade no dia a dia e já existem várias ferramentas que podem ser aplicadas por quem deseja potencializar seu trabalho fora da empresa. Com a evolução do segmento de telecom, tecnologia e da internet, softwares derrubaram barreiras e melhoraram a comunicação entre funcionários, chefes e clientes.

Além disso, outras ferramentas de produtividade e de organização podem ser consultadas por meio de aplicativos de smartphone. O compartilhamento de arquivos na nuvem também funciona com o mesmo propósito. Por meio de uma conexão com a internet, seja num dispositivo móvel ou desktop, você acessa documentos e disponibiliza-os para sua equipe de qualquer lugar.

Confira a seguir três itens muito importantes para desenvolver seu trabalho remoto adequadamente:

Conexão com a Internet

Uma boa conexão com a internet é fundamental para a boa execução do seu trabalho home office. Seja pelo 4G ou via wifi, manter-se conectado é fundamental para falar com sua equipe, clientes e fornecedores ou, como já vimos, para atualizar e disponibilizar documento na nuvem.

Com uma transferência adequada de dados você consegue coordenar reuniões via Skype, fazer download e upload de arquivos e gerenciar e-mails sem problemas e muito mais. Essas tarefas não seriam possíveis sem estar conectado.

Disco Virtual

O armazenamento de dados na nuvem através de discos virtuais possibilita o acesso a arquivos de qualquer lugar onde exista conexão com a internet. As ferramentas tornam o acesso à documentação muito mais fácil e ágil. Não é mais necessário transportar arquivos num pen drives ou fazer o envio de anexos em e-mails.

Existem diversas opções para esse tipo de armazenamento, em versões pagas e gratuitas. Os mais famosos são o Google Drive, iCloud, Dropbox e OneDrive.

Gerenciador de Tarefas

Os gerenciadores de tarefas facilitam a administração da execução de diversos projetos simultaneamente. Eles são ideais para quem precisa gerir equipes diferentes e possui muitos clientes. Os mais completos, como o Runrun.it, Trello e Bitrix, que fornecem relatórios detalhados e possibilitam descobrir onde estão os gargalos de produtividade.

2. Crie um espaço para trabalhar

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O ambiente de home office deve ser confortável, motivador e protegido de fatores que distraiam a sua atenção. É importante verificar se o cômodo da casa onde ficará o escritório possui influências sonoras que possam afetar a concentração, como vizinhos barulhentos ou obras em execução.

Outro fator a ser considerado são os equipamentos eletrônicos disponíveis no local. Se a atividade exige a impressão de documentos, naturalmente você precisará de uma boa impressora. Caso sua cidade tenha altas temperaturas em certas épocas do ano, instalar um ar-condicionado também será determinante para que sua produtividade não seja prejudicada.

Alguns objetos também podem contribuir para criar a ambientação necessária para o trabalho remoto. Uma dica é colocar um quadro branco para anotações no local com informações para o desenvolvimento de tarefas e lembretes importantes.

Caso você more com outras pessoas, estabeleça regras claras que evitem interrupções desnecessárias. Informe a importância de seu momento de trabalho e que este deve ser encarado com o máximo de seriedade por todos.

Para algumas pessoas, o home office é um espaço tão apartado do resto da casa que o cômodo fica até mesmo trancado e mais ninguém pode entrar. Caso esse escritório seja um local extremamente exclusivo, é recomendável ter pontos de linhas de telefone e internet separados das demais contas residenciais. Isso evita que contas pessoais e da empresa se misturem, causando confusões e gastos excessivos, tanto para você quanto para os demais moradores da residência.

Além disso, pacotes voltados para empresas possuem inúmeros diferenciais de atendimento que podem ajudar bastante na organização do seu dia a dia. Caso você tenha dúvidas, aprenda a separar as finanças da empresa das contas pessoais em nosso outro post.

3. Arrume-se para o trabalho

Uma dica muito importante e pouco levada a sério por alguns, é a necessidade de se arrumar para trabalhar de casa. Por mais que você esteja no conforto de seu lar, ficar de pijama realmente não é uma boa ideia.

Muitas pessoas que trabalham em modelo home office se arrumam como se estivessem indo para o escritório. É como se você vestisse um personagem, aquele que sai todos os dias para trabalhar no mesmo horário. Isso aumenta a produtividade e dispara um gatilho no seu cérebro de que você realmente está pronto para trabalhar e não limpar a casa, ir à academia, ao banco ou maratonar mais uma série no Netflix.

Além disso, lembre-se de que a qualquer momento você pode ser convidado para uma videoconferência e você não pode estar com cara de quem acabou de sair da cama, não é mesmo?

Aliás, você sabe Como se preparar para uma conference call? Confira nossas dicas e esteja pronto!

4. Aplique a Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro consiste em dividir o tempo de suas atividades em ciclos de 25 minutos. Você também pode aumentar seu tempo de produção de acordo com seu perfil, o importante é que todos os ciclos durem exatamente o mesmo tempo. No período reservado para executar a tarefa, nenhuma distração pode interrompê-lo, ou seja: nada de ligações, leitura de e-mails, Facebook, Whatsapp, idas ao banheiro ou à cozinha, etc.

Completados os 25 minutos, você faz uma pausa de cinco minutos. Utilize esse tempo de descanso para fazer alongamentos, tomar um café… enfim, distrair-se. A cada quatro ciclos de Pomodoros concluídos, você deve fazer um intervalo de 30 minutos. Utilize o alarme de seu telefone celular para melhor controle desses períodos, evitando que você fique de olho no relógio e perca sua atenção.

5. Faça uma lista de tarefas

Crie uma lista de tarefas e separe, na noite anterior, as três atividades mais importantes do seu dia. Assim você já começa sua manhã com foco necessário para executar o que realmente importa.

Aprender a priorizar seu dia é fundamental para a execução de seu trabalho e otimização de seu tempo. Alguns aplicativos e lembretes no seu celular podem ajudar bastante nesse momento.

6. Use um aplicativo de calendário

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Atualmente existem diversos aplicativos que podem ajudá-lo a organizar suas atividades ao longo do dia. Eles possuem até mesmo alarmes de lembretes para lembrá-lo de suas tarefas e compromissos com antecedência.

O Calendário do Google, por exemplo, além de gratuito, permite a integração com diversos outros serviços e ferramentas. Ele também permite que você crie lembretes disparados para seu e-mail sem que você fique com o aplicativo aberto o tempo inteiro.

7. Aprenda a delegar

Analise o que pode ser executado por outras pessoas e priorize suas atividades. Atualmente, com tantas ferramentas de comunicação, você pode entrar em contato com sua equipe a qualquer tempo e de qualquer lugar.

Algumas dicas na hora de delegar são:

  1. Descreva claramente a tarefa e o prazo de entrega;
  2. Informe os detalhes e ferramentas necessárias para a execução da atividade;
  3. Peça feedback e avise que você deve ser informado do andamento do trabalho.

Apesar de simples, essas dicas podem ser muito úteis quando colocadas em prática e ajudar bastante a dinamizar seu dia a dia.

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