08002825480

8 séries viciantes (e úteis) para empreendedores!

Ler depois

8 séries viciantes (e úteis) para empreendedores!

Ler depois

Quem disse que empreender não pode ser divertido? Confira nossa lista com 8 séries viciantes para empreendedores para você maratonar na companhia de alguém mais do que especial!

Empreender exige longas horas de trabalho, muita dedicação e esforço, mas isso não significa que você não pode tirar um mais do que merecido descanso para recarregar as energias. E quem não gosta de filmes e séries? – Ainda mais quando eles podem colaborar com nosso trabalho.

Sua pausa também pode ser usada para aprender mais. Existem diversas opções de séries para empreendedores super divertidas e úteis, com conhecimentos relevantes para o mundo dos negócios. Aproveite também para afiar a fluência no inglês, pois esses programas são ótimos para treinar o idioma.

Neste artigo, separamos para você 8 ótimas séries que podem agregar muito conhecimento à sua jornada empreendedora. Pronto para mais uma maratona? Então, vamos nessa!

1. Shark Tank Brasil

O Shark Tank é um reality show em que empreendedores têm a oportunidade de apresentar o seu negócio a renomados investidores, que são chamados de tubarões (sharks). Caso o empreendedor tenha sucesso em seu pitch, os sharks farão propostas e acontecerá uma negociação que, caso aprovada, confere ao participante um investimento inicial em seu projeto.

A dinâmica do programa é bem interessante, pois apresenta as expectativas de ambos os lados de uma negociação de investimento. Assim, pela visão do empreendedor, você pode perceber as táticas de crescimento utilizadas, quais as características do produto, como é feita uma boa apresentação, além de compreender como é estar em uma posição de fazer um pitch a grandes investidores.

Já do lado dos sharks, ou investidores, é possível compreender melhor o que buscam e que tipo de perguntas costumam fazer. Desta forma é possível tirar vários aprendizados, que vão desde o preparo do seu pitch até a observação de diferentes perfis de investidores, e um deles pode ser melhor para o seu negócio do que um outro.

2. O Sócio

Marcus Lemonis, um dos grandes nomes do empreendedorismo nos Estados Unidos, é a atração principal de O Sócio, reality show que acompanha sua atuação ajudando empresas que lutam para sobreviver.

Normalmente, são negócios de pequeno a médio porte que entram em contato com Marcus pedindo ajuda. Ele vai até a empresa, faz uma análise do negócio e apresenta uma proposta: obter determinada porcentagem da empresa por um certo valor.

O mais interessante acontece após a negociação ser feita. Marcus Lemonis tem uma metodologia para gestão de negócios bem específica, aplicando-a em todos os empreendimentos dos quais participa. Ele faz uma extensa análise do negócio e aponta as principais falhas e pontos de melhoria.

Ao mesmo tempo, somos apresentados à perspectiva do empreendedor, suas dificuldades, novas experiências, processos de aprndizagem e deficências que os impedem de ter mais sucesso nos negócios. A série é uma verdadeira aula de gestão e vale à pena conferir

3. Silicon Valley

Essa série retrata de forma fiel os verdadeiros dilemas enfrentados por empreendedores e tem como grande atrativo o tom humorístico. Não faltam surpresas ao expectador e ainda instiga o interesse pela história das primeiras empresas de tecnologia que surgiram na Califórnia.

A comédia, que se passa no Vale do Silício , lar de Google, Apple e muitas outras, acompanha a trajetória de seis jovens empreendedores e da construção de sua startup de tecnologia. Dentro dessa jornada, surgem diversas situações de conflitos e decisões a serem tomadas,que vão desde turbulências dentro da equipe, passando pela aplicação de métodos de gestão para evoluir o negócio, até o dilema entre vender a startup por um grande valor monetário ou receber um aporte menor em troca da cessão de uma porcentagem da companhia e, assim, manter o controle sobre os rumos da empresa.

Silicon Valley também mostra a montanha-russa emocional na qual embarca o fundador e CEO da empresa. Isso gera uma grande proximidade com o personagem e os telespectadores.

4. Suits

A história se passa em um escritório de advocacia e a principal dinâmica é entre Harvey Specter, um dos maiores advogados de Nova York, e o jovem Mike Ross, também advogado e seu protegido.

É intrigante observar os comportamentos que levam essa dupla ao sucesso. Primeiro, o êxito de Harvey não foi acidental. Houve muito trabalho duro e sacrifícios. Além disso, o valor de tomar riscos é explicitamente retratado, assim como a atitude de resolver problemas sem perder muito tempo lamentando-se ou reclamando de alguma situação. Sem dúvida, uma série que apresenta valores e motiva a crescer como pessoa e profissional.

5. Gilmore Girls

A dinâmica entre mãe e filha é o principal destaque da série Gilmore Girls. Lorelai Gilmore, uma mãe solteira nos seus 30 anos, escolhe Stars Hallow — uma pequena cidade em Connecticut — para criar sua filha, que também se chama Lorelai Gilmore, mas atende pelo apelido de Rory.

Existe uma perspectiva na série que agrega muito a quem se interessa por empreendedorismo: a jornada de Lorelai.

A mãe solteira começou sua trajetória trabalhando como camareira para criar sua filha e com o tempo subiu ao cargo de gerente. Posteriormente, ela constrói seu próprio hotel, The Dragonfly Inn. Sendo assim, o desenvolvimento do empreendimento e as situações que a empreendedora tem que superar são frequentemente evidenciadas ao espectador.

6. Chef’s Table

Chef’s Table é uma série documental sobre culinária e empreendedorismo. Em cada episódio é apresentado um dos mais renomados chefs do mundo, com destaque para suas técnicas e para a história do crescimento de seus restaurantes.

Desde o começo, toda a jornada dos chefes é mostrada de uma perspectiva muito humanizada. A série mergulha em seus pensamentos, relembra seus períodos de estudos, mostra a visão que tinham para seu restaurante no início de suas carreiras e nas dificuldades que tiveram que enfrentar.

Para quem assiste, cada episódio é um case de sucesso surpreendente e diversas lições podem ser aprendidas dali: desde a necessidade de lidar com rejeições, até a busca consistente por resultados a fim de alcançar patamares de excelência.

7. Billions

Billions acompanha o duelo entre o bilionário gestor de investimentos Bobby Axelrod e o procurador federal Chuck Rhode. Todos os conflitos ocorrem em função da caçada que Chuck realiza para acabar com as más condutas de Wall Street. Sendo assim, Axelrod, que é gestor de um renomado fundo de investimento, criado por ele mesmo, entra na mira de Rhode quando surgem suspeitas de operações com informações privilegiadas.

Além desses conflitos, a trama desenvolve muito bem as linhas de pensamento do bilionário sobre negócios e investimentos. Também são apresentadas perspectivas muito interessantes sobre o comportamento necessário para o sucesso e a história de Bobby Axelrod, que emergiu da pobreza para a elite do capitalismo.

8. Gigantes da Indústria

As histórias de gigantes que moldaram a indústria e a história americana são a principal atração dessa série. Alguns dos nomes apresentados são Henry Ford, J.P. Morgan e John D. Rockefeller.

A busca pelo sucesso americano, por meio da tomada de decisões de riscos e de uma visão prospectiva, é uma perspectiva que faz com que a série agregue muito para quem é empreendedor.

Viu como você também pode aprender enquanto se diverte? Só não esqueça daquele balde de pipoca caprichado com bastante manteiga, afinal de contas, você merece! Aproveite e compartilhe esse post com alguém especial. Vai que você consegue companhia para essa maratona.

E não perca os próximos posts. Ainda temos muitas novidades a caminho. Preencha o formulário abaixo, assine nossa news e fique por dentro de dicas de empreendedorismo, gestão e tecnologia.

Leia Também