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O que é preciso para abrir um negócio digital?

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O que é preciso para abrir um negócio digital?

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Vender mais é um dos principais objetivos daqueles que expandem seu negócio físico para o meio digital, mas como alcançar esse objetivo? Saiba o que é preciso para introduzir seu negócio à era digital.

A era da tecnologia criou um universo de possibilidades para todos. O acesso à internet e a popularização dos dispositivos móveis abriram um grande leque de oportunidades para turbinar suas vendas. O melhor de tudo: criar um site ou mesmo um negócio digital para comercializar seus produtos na web já é totalmente possível e pode ser um investimento que não exige alto custo.

Vender sem sair de casa é uma boa opção para quem busca ampliar sua renda e deseja boas condições de trabalho e comodidade. Isso faz com que os negócios online ganhem cada vez mais destaque no cenário nacional.

Para que você fique por dentro dessa revolução digital, preparamos este post com dicas que irão ajudá-lo a abrir um negócio e vender mais pela internet.

O que é um negócio digital?

Trata-se de um negócio com estratégia de vendas e divulgação voltada principalmente para o meio digital. Tem pouca ou nenhuma estrutura física no mundo real e não costuma exigir muitos investimentos para ser iniciado. Funciona como uma vitrine online em que você pode expor seus produtos e serviços, efetuar suas vendas ou fechar negócios.

Um negócio online oferece muitas possibilidades para aumentar suas vendas e melhorar a divulgação dos seus produtos. Há quem acredite que não são necessários grandes esforços para obter sucesso, mas, assim como um empreendimento físico, o negócio digital vai demandar várias horas de dedicação para dar certo.

Como alavancar seu negócio digital?

Vender mais é um dos principais objetivos daqueles que expandem seu negócio físico para o meio digital, mas como alcançar esse objetivo? Vamos mostrar algumas dicas fundamentais para quem quer iniciar um novo projeto ou aprender como divulgar sua empresa e vender pela Internet.

Tenha paciência

Empreender, seja no mundo físico ou no digital, é uma tarefa que demanda paciência e perseverança. Pode levar algum tempo para que atinja seus objetivos e sempre haverá dificuldades para superar. Não se desespere e continue firme!

Escolha um nicho de mercado

Para abrir o seu negócio virtual e ter retorno, é importante que você escolha um bom nicho de mercado, com potencial de crescimento e que ainda não esteja saturado por ofertas de outras empresas.

Uma visão diferenciada pode criar um novo modelo em um nicho já existente e destacar seu negócio. Redes sociais, por exemplo, não eram novidade quando o Facebook chegou. Os brasileiros já utilizavam o Orkut, porém, as funcionalidades do primeiro desbancaram a popularidade do segundo.

Caso você venda produtos alimentícios, que é um dos mercados que mais cresce no Brasil, invista em algo diferenciado e foque em um nicho específico. Se você vende bolos para lanches, não tente vender tortas elaboradas abandonando seu carro-chefe.

E se você ainda não sabe por onde começar, inspire-se e conheça 7 pequenos negócios lucrativos para dar seu primeiro passo no mundo do empreendedorismo.

Tenha um CNPJ MEI

Alguns modelos de empreendimentos digitais não exigem que você abra um registro para começar a trabalhar. Mas sempre é interessante e importante legalizar sua pessoa jurídica, pois alguns clientes podem exigir nota fiscal para fazer negócios com você.

Hoje, você pode facilmente conseguir um CNPJ registrando-se como MEI no Portal do Empreendedor. A formalização é realizada de forma gratuita. Ao se inscrever, você terá acesso a vários cursos do SEBRAE, cobertura previdenciária, entre outros benefícios.

Inspire-se em modelos existentes

Busque por negócios que já foram criados e obtiveram sucesso e também por aqueles que não lograram êxito. Aprenda com os desafios enfrentados por outros empresários.

Dessa maneira, você poupa tempo e evita prejuízos, atentando aos erros e acertos que foram cometidos por outras pessoas no modelo de negócios digital. Busque por técnicas utilizadas por quem obteve bons resultados.

Invista nas redes sociais

As redes sociais têm um poder de alcance enorme. Basta pensar em quantos de seus conhecidos têm um perfil em alguma rede social. Assim como seus amigos e parentes, todos os seus clientes provavelmente também estão nas redes e podem ser encontrados por meio de ações de marketing digital voltadas para essas plataformas.

Criar páginas no Facebook e Instagram, por exemplo, são ótimas formas de divulgação de seus produtos. Você pode realizar promoções, fazer divulgações e aumentar o seu alcance com posts patrocinados e compartilhamentos de seguidores e clientes satisfeitos. As redes sociais são poderosas ferramentas de divulgação que pode ajudar bastante a alavancar os resultados de suas vendas. 

Se você ainda não se sente muito seguro, confira mais dicas de como vender pela internet e lucrar ainda mais!

Construa um site responsivo

As tecnologias móveis são o futuro, e o brasileiro compra cada vez mais por meio de dispositivos móveis. Com isso, é quase que obrigatório, ao abrir um negócio digital, preparar seu site com um layout responsivo, que se ajuste às telas de smartphones e tablets. O seu alcance ao público pode aumentar consideravelmente, uma vez que grande parte dos acessos à rede atualmente é realizado via tecnologia móvel.

Imagine: seu cliente passou por todas as etapas de compra, mas na hora de clicar no botão de pagamento não conseguiu encontrá-lo pois o site não estava responsivo. Você perde a venda, o cliente e ainda proporciona uma má experiência para o usuário, que poderá compartilhar sua frustração nas redes sociais ou mesmo no boca a boca. Assim, investir em um site responsivo é fundamental!

Defina bons prazos de entrega

Uma desvantagem do negócio digital em relação a uma loja física é o tempo que o cliente deve esperar para ter o produto em mãos. Muitas pessoas gostam de pagar e já sair com a mercadoria sem ter que esperar pela entrega.

Esse é um dos grandes motivos de resistência na hora de realizar uma compra online. Definir prazos aceitáveis para que a entrega seja realizada ajuda a gerar mais vendas para a sua empresa e passar uma boa impressão para os clientes. Mas lembre-se: respeite os prazos estipulados, caso contrário, você receberá severas críticas e seu cliente não retornará.

Ofereça vantagens para seu cliente

Com a facilidade de vender e divulgar sua empresa pela Internet, você pode enfrentar uma forte concorrência em algum momento. Tenha calma e invista em um diferencial desde o início de seu empreendimento, de modo a se destacar dos demais que surgirem no mesmo nicho.

Seu diferencial não pode estar somente no bom atendimento, na busca pela qualidade, nos prazos de entrega que nunca falham ou no comprometimento. Encante-o com soluções inovadoras e busque uma forma única de resolver o problema do seu cliente; algo que somente sua empresa oferece. .

Trabalhe o marketing digital

Se a estratégia de vendas da sua empresa é voltada para a internet, assim também deve ser a sua estratégia de marketing.

O marketing digital tem muitos benefícios quando comparado ao marketing em mídias tradicionais. Você pode ter uma interação bem maior com seus clientes e alcançar diversas pessoas sem gastar tanto.

Uma estratégia muito utilizada hoje em dia é a de produção de conteúdo online para redes sociais, que focam na publicação de posts com assuntos interessantes para clientes e prospects, aproximando sua empresa dos usuários.

Invista em um plano de telefonia e internet empresarial

Trata-se de um item indispensável a todo empresário do meio digital. Com um plano de telefonia, fixa, móvel e banda larga para sua empresa, você garante total acesso a seus clientes e prospects, que podem encontrá-lo em todos os canais de comunicação.

As possibilidades de interação tornam-se infinitas, você pode, por exemplo, fazer uma live no Facebook mostrando seu processo de produção ou mesmo falar sobre as novas encomendas que acabaram de chegar. As opções são muitas, mas lembre-se que deve analisar o que é interessante compartilhar. O melhor de tudo é que você se torna próximo de seus clientes, como numa conversa entre amigos, o que torna possível atendê-los melhor utilizando aplicativos de mensagens, troca de fotos e chamadas de vídeo.

Além de um relacionamento direto  e melhora na divulgação de sua empresa, na Oi pra Empresas você conta com atendimento e serviço exclusivo e diferenciado para empreendedores. Você ainda separa suas contas pessoais e empresárias, evitando confusões nos gastos, mantendo melhor saúde financeira para você e sua empresa

E aí, pronto para se tornar um empreendedor digital? A Oi conta com diversas soluções em telefonia e banda larga pra decolar seu negócio! Melhore sua comunicação com seus cliente e venda mais!

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