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Mobile x desktop: o que sua empresa tem a ganhar com o aumento da internet móvel?

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Mobile x desktop: o que sua empresa tem a ganhar com o aumento da internet móvel?

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Um levantamento de 2016 feito pelo IBGE e divulgado pelo G1 apontou que o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o que representa 64,7% da população de nosso país. Já uma análise feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Ipsos, divulgada pela Agência Brasil, apontou que o smartphone é o nosso principal meio para acessar a internet. 69% dos internautas em 2016 utilizava os dispositivos móveis para navegar. O número havia crescido 11 pontos percentuais em relação a 2015.

Diante disso, o empreendedor pode ser ver diante de um dilema: mobile x desktop. Se você deseja inovar no atendimento ao público e oferecer experiências digitais melhores, acompanhe o que conteúdo a seguir!

Quais são as vantagens do mobile para as empresas?

O comportamento do público sofreu grandes transformações nos últimos anos e aqueles que não investirem em tecnologias mobile podem ficar para trás. Entenda!

Você está onde o cliente está

Segundo uma pesquisa, o brasileiro gasta, aproximadamente, 9 horas e 14 minutos navegando pela internet, em qualquer dispositivo. Somos o terceiro país em tempo gasto na internet. Aqueles que investem em apps e sites voltados para o mobile garantem presença no ambiente virtual frequentado pelo usuário, ganhando chances de serem encontrados no exato momento em que eles necessitam.

Aprimora o relacionamento com colaboradores

O potencial da tecnologia mobile ultrapassa a relação com os clientes: ela também pode ser usada para aprimorar os processos de gestão das empresas e estreitar laços com os colaboradores.

É bem verdade que ainda há resistência por parte de alguns funcionários em adotar novas ideias, como softwares e apps. Contudo, com o comprometimento das lideranças e recursos que realmente facilitem a rotina do trabalhador, essas barreiras podem ser vencidas.

Oportunidades de inovação

O mercado de desenvolvimento de aplicativos ainda está em seu início e oferece uma série de oportunidades para quem deseja inovar. Esse impulso para novas ideias também vem do barateamento de tecnologias e do amplo acesso de clientes e desenvolvedores às ferramentas de criação. Mesmo que a oferta seja grande, ainda não há o suficiente para atender às demandas dos clientes.

Por parte das empresas, por exemplo, ainda há a crescente demanda pela redução de custos, por melhores soluções de comunicação, melhorias na produtividade, monitoramento de desempenho, entre outros. Já o público deseja recursos que tornem a sua rotina mais prática e que tragam novas experiências, tanto no âmbito informativo quanto no entretenimento.

Mobile x desktop: como aproveitar as oportunidades da tecnologia mobile?

As pessoas procuram por maneiras práticas para resolver seus problemas e têm acesso a uma série de recursos na palma de suas mãos. Confira como aproveitar essa oportunidade e impulsionar seu negócio!

Desenvolva aplicativos exclusivos

Os aplicativos oferecem uma série de recursos e benefícios extras que o seu cliente não usufruiria em seu site. A grande diferença é que, nos apps, ele tem a possibilidade de usar os recursos de um smartphone, como o GPS e as notificações e as ligações, para viver experiências mais interessantes.

Sua empresa também tem muito a ganhar ao investir no desenvolvimento de aplicativos mobile. Ela pode notificar os usuários de promoções, lançamentos e eventos em tempo real, uma estratégia interessante para campanhas de fidelização. Além disso, ela pode coletar mais dados sobre o comportamento (desde que ele seja devidamente avisado) e a jornada de compra do cliente, adquirindo mais informações para entendê-lo.

Otimize o seu site

A internet no Brasil ainda sofre com problemas de lentidão, especialmente para o mobile. O Google aponta que o tempo de carregamento de uma página é um dos fatores mais importantes para estabelecer uma posição para os sites em seus resultados de pesquisa, dado que o usuário não tem muita paciência para esperar. Alguns segundos a mais no carregamento podem afastá-lo de sua página. Por isso, é essencial que você invista em otimização.

A otimização de sites utiliza técnicas de melhoria na estrutura HTML dos sites, bem como no servidor, para atender padrões mais modernos e remover fatores que consomem recursos desnecessários. O layout e o posicionamento das tags também é aprimorado, de modo que as pessoas encontrem as informações com facilidade e tenham uma experiência melhor na página. Com um site mais leve, seus acessos, bem como a sua receita, terão resultados melhores!

Personalize seu conteúdo

Algumas empresas ficam tão focadas em utilizar palavras-chaves e recursos mirabolantes que se esquecem de se conectar com a audiência. Observe atentamente o seu público e, se possível, segmente seus clientes de acordo com as necessidades que eles apresentam. Procure oferecer recursos personalizados que dialoguem com essas particularidades. Assim, você se conecta em um nível pessoal com o seu cliente.

Quem investir em tecnologias mobile nesse momento encontrará boas oportunidades para se destacar no mercado, uma vez que ainda há muito espaço para inovar e criar ferramentas úteis para os clientes. Para detectar as oportunidades, escute atentamente o seu público, diagnosticando o que ele demanda, o que poderia surpreendê-lo positivamente e como oferecer o melhor recurso possível com uma boa acessibilidade.

Agora que você já sabe a importância de otimizar seu site para a navegação mobile e como deixar a sua marca sem fazer oposições mobile x desktop, saiba como registrar um domínio e aumentar a visibilidade de sua empresa!

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