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Inauguração de Loja: 6 dicas para estrear com pé direito

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Inauguração de Loja: 6 dicas para estrear com pé direito

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Se a primeira impressão é a que fica, dia de inauguração de loja é uma verdadeira correria, não é mesmo? Tudo parece acontecer ao mesmo tempo — clientes entram e saem na mesma hora, falta troco, produtos acabam, pessoas se alegram e se frustram — enfim, você já deve ter visto esse cenário e sabe como ele pode ser imprevisível.

Agora chegou a sua vez de empreender! Então, todos os detalhes devem ser observados com a máxima atenção para que os consumidores possam ter as melhores impressões possíveis.

Neste artigo destacamos 6 dicas fundamentais para você iniciar as atividades da sua loja com o pé direito. Quer saber quais são elas? Continue a leitura, descubra!

1. Crie um plano de negócio

Algumas tarefas, como a criação de um plano de negócio, antecedem à inauguração de uma loja. O empreendedor deve ter suas diretrizes bem fundamentadas em ações reais e possíveis. De acordo com o Sebrae, o planejamento de novos negócios não deve passar batido, pois trata-se de ação fundamental para determinar o perfil de clientes, fluxo de caixa, pontos de vendas, orçamento etc.

Dessa forma, o empreendedor pode analisar se vale ou não a pena investir no segmento pretendido. Ainda que esse seja seu sonho, com o plano de negócios você obtém informações necessárias para pensar em produtos e serviços distintos daqueles já presentes no mercado.

2. Cuide da identidade visual

É normal nos identificarmos mais com determinadas marcas do que com outras. Mas o que há de tão diferente nelas que possa causar essa percepção? Mentalmente, você já deve ter listado alguns pontos positivos sobre o porquê de preferir essa ou aquela, certo?

Na verdade, isso ocorre porque a maioria das grandes empresas conta com um time preocupado em atrair, conquistar e fidelizar o público em potencial. O objetivo é fazer com que elas sejam lembradas em momentos oportunos.

Por isso, não dá para colocar o sobrinho para executar o trabalho de design, redator web ou desenvolvedor de sites. Ele pode até quebrar um galhinho e ser “o heavy user de redes sociais“, mas, se ele não for um profissional com experiência nessas áreas, dificilmente sua empresa terá um posicionamento de marca adequado.

No caso da criação e desenvolvimento da identidade visual de sua marca, por exemplo, a contratação de um designer deve ser parte da sua lista de prioridades. Afinal, esse é o profissional capaz de pensar na construção gráfica da marca como um todo. Ou seja, desde o logo à padronização da paleta de cores.

As franquias, normalmente, disponibilizam essa parte pronta. Porém, empreendedores que começam do zero não contam com o mesmo benefício. Portanto devem se preocupar com a criação de elementos gráficos coerentes, capazes de tornar a marca atraente e o ambiente físico convidativo, se for o caso.

3. Faça parcerias relevantes

Os contatos que fazemos também ditam o sucesso da inauguração de loja. Esse dia, por sinal, é muito importante para causar aquela primeira boa impressão.

Hoje em dia, com a persuasão que os influenciadores digitais exercem sobre os seguidores, fica mais fácil atingir o público certo. Você só precisar ter o cuidado de fechar parcerias com aqueles que, de fato, tem a ver com o seu ramo de atuação.

Mas não para por aí. Se a sua loja pertence ao segmento de alimentação, por exemplo, você pode oferecer amostras grátis de seus produtos para estreitar relacionamento com outras empresas. Afinal, além do público que vai ao estabelecimento físico, existem as pessoas jurídicas, que também costumam contratar esse tipo de serviço. Aproveite o momento para conversar com outros empreendedores da localidade, bem como fornecedores e consumidores.

4. Invista em marketing local

Uma forma bacana de convidar seu público alvo para a inauguração de loja é a partir da implementação do marketing local, porque a proposta leva em consideração ações focadas na localização geográfica, o que é perfeito quando se trata de pequenos negócios, estabelecidos em uma área específica.

Ao adotar esse tipo de estratégia, é possível, inclusive, fazer uso do marketing digital para alcançar as pessoas da região. Assim, sempre que precisarem, elas saberão exatamente onde encontrar a sua loja.

5. Organize um bom evento

Contar com a presença de influenciadores e parcerias relevantes faz a diferença no dia da inauguração, mas, além disso, outros detalhes devem entrar na lista de preparativos. Por exemplo, a data. Para qual dia da semana o lançamento está sendo programado? Se chover, existe um plano B? E no caso de feriados prolongados? Tudo isso precisa ser analisado cautelosamente.

Uma forma bem legal e simples de divulgar a inauguração da sua loja é mandar uma mensagem de “save the date“. Envie um e-mail, SMS ou mensagem via Whatsapp para seus contatos e informe a data, local e evento com antecedência, assim eles podem se programar para comparecer e ainda divulgar seu evento entre amigos.

Nessa hora é fundamental ter um plano de celular empresarial que cubra esse tipo de serviço. Por sinal, sabia que na Oi você encontra planos de internet e celular empresarial mais baratos do que pessoa física?!

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6. Contrate uma assessoria de imprensa

Na inauguração da loja, as preocupações são muitas e variadas. Por isso é importante dividirmos um pouco das tarefas e a contratação de uma assessoria de imprensa faz parte do processo, já que o momento pede uma atenção especial.

Contar com a ajuda de especialistas da área faz toda a diferença. Primeiro, porque ninguém melhor do que eles para divulgar seu evento. Depois, a qualidade das imagens e dos vídeos registrados tendem a atrair mais as pessoas. Ao final de tudo, você ainda terá um balanço, por meio de clipping, sobre o alcance do lançamento da sua loja nos canais de comunicação online e offline.

Apesar do desafio, causar uma primeira boa impressão é fundamental, sobretudo, quando falamos da inauguração da sua loja, não é mesmo? E, com alguns cuidados, é possível conquistar as pessoas a nossa volta. Se esse é o seu objetivo, então, não deixe implementar essas e outras ações, antes, durante e depois do lançamento do empreendimento.

E aí, pronto para começar a vender pra vizinhança e além?! 😉

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