08002825480

16 ferramentas indispensáveis para empreendedores

Ler depois

16 ferramentas indispensáveis para empreendedores

Ler depois

Ser empresário no Brasil exige jogo de cintura, organização e perspicácia. São necessários conhecimentos operacionais, administrativos, financeiros para tocar o negócio no dia a dia e muita disposição. Confira alguns app para empreendedores que poderão dar uma mãozinha à sua rotina.

Administrar seu próprio negócio é um desafio que exige cada vez mais jogo de cintura e conhecimento no Brasil. Milhares de micro e pequenas empresas precisam superar imposições tributárias, embaraços com a legislação trabalhista, falta de recursos e, em meio a essa já complicada rotina, ainda têm de driblar uma crise econômica para vencer no mercado.

Por outro lado, a tão famigerada crise abriu portas para empreendedores de todos os tipos. Muitas pessoas com o sonho de ser seu próprio chefe alcançaram seu objetivo nesse momento de instabilidade. Porém, mais difícil do que começar um negócio, é mantê-lo, e o desenvolvimento tecnológico, sobretudo da internet, permite o acesso a diversas ferramentas para novos e pequenos empreendedores — indispensáveis para o desenvolvimento de uma boa rotina de trabalho.

São muitos os recursos disponíveis para microempresários como: acesso remoto a planilhas, contatos, aplicativos de gestão e comunicação, e muito mais! Basta um bom acesso à internet ou plano de dados que você resolve várias questões na palma de sua mão.

Pensando nisso, listamos 16 ferramentas para empreendedores indispensáveis, que vão desde o acompanhamento de vendas, gestão de tempo e organização de processos até o auxílio na criação de apresentações para equipes e clientes. E aí? Pronto otimizar sua rotina de trabalho?

Ferramentas para gestão de equipes

1. Trello

Trello é uma ferramenta de gestão de projetos que pode ser ajustada conforme as necessidades do empreendedor e sua equipe. Sua tela é composta por diversos quadros (chamados de Boards) que permitem a organização de diferentes atividades. As tarefas podem ser sinalizadas de acordo com o andamento.

O sistema também permite o envio de mensagens e o upload de arquivos. A ferramenta está disponível para desktop e em aplicativos para AndroidiOS e Windows 8. E sabe o que é ainda melhor? É gratuito!

2. Slack

O principal objetivo do Slack é melhorar a comunicação interna da equipe. O aplicativo permite a troca de mensagens entre os usuários com salas específicas de bate-papo por assunto. É uma ótima ferramenta para tornar as conversas mais dinâmicas entre membros de um mesmo time, por exemplo.

Entre suas funcionalidades está o mecanismo de busca, que permite encontrar conversas antigas ou arquivos compartilhados na plataforma. O Slack também está disponível para desktop, Android e iOS.

3. Canvas

O Canvas é uma ferramenta de gestão que descomplica o planejamento estratégico de qualquer tipo de empresa. A partir da elaboração de um mapa visual em nove blocos, o empreendedor poderá compreender todos os fatores-chave das áreas de seu negócio.

Pode ser montado em um grande quadro, em uma pequena folha de papel ou on-line. Existem diversos aplicativos na internet, mas recomendamos a versão Sebrae Canvas. Após um breve cadastro, você pode montar e salvar diversos modelos na plataforma.

4. Runrun.it

Assim como o Trello, o Runrun.it é uma ferramenta para a gestão de projetos. O software apresenta mais funcionalidades, porém não existe uma versão gratuita. Diferentemente do seu concorrente, o Runrun.it permite a contagem de tempo investido em cada tarefa, fornece relatórios gerenciais e ainda emite notas fiscais e boletos de pagamento. Está disponível para Android e iOS.

5. Planilha 5W2H

A planilha de gestão 5W2H é extremamente fácil de utilizar e não necessita de computador. Basta preenchê-la em uma folha de papel. Essas características tornam sua implementação simples em qualquer micro e pequena empresa.

Ela consiste em definir os seguintes tópicos:

  • What: o que será ser feito?
  • Why: por que deve ser feito?
  • Who: quem será responsável por fazer?
  • Where: onde será feito?
  • When: quando será feito?
  • How: como será feito?
  • How much: quanto vai custar para fazer?

Ferramentas para design

6. Canva

Canva (não confunda com Canvas) é uma ferramenta gratuita e online de design para não especialistas. Com ela, qualquer um pode criar layouts profissionais para apresentações e imagens para redes sociais. Ele ainda conta com um editor de fotografias.

7. Prezi

Resumidamente, o Prezi é o concorrente on-line do PowerPoint. Ele é perfeito para a criação de apresentações não lineares, ou seja, não funciona com slides. A exposição parte de uma estrutura única por meio de animações, tornando suas palestras e apresentações muito mais modernas e dinâmicas.

8. Wix

Com um pouco de dedicação, a plataforma Wix permite que você crie um site para seu empreendimento sem a ajuda de profissionais. Entre as diversas funcionalidades, está a de montar uma loja virtual. Caso deseje, o sistema permite o registro de domínio para a sua marca. Já pensou? Ter o seu próprio site com URL e tudo?!

Ferramentas para organização pessoal

9. Evernote

Evernote é um aplicativo multitarefa. Nele, é possível registrar notas, montar listas, guardar textos on-line e em PDFs, fazer upload de arquivos e criar lembretes. Entre outras vantagens, estão um sistema de busca muito eficiente e a versão gratuita, que conta com muitas funcionalidades. Disponível para AndroidiOS e Windows.

10. Google Drive

A versão gratuita do Google Drive oferece 30 GB de armazenamento online. É a ferramenta ideal para guardar arquivos na nuvem, ou seja, você não precisa se preocupar com anexos de e-mails ou em sempre estar com um pendrive a tiracolo. A ferramenta ainda dispõe de editor de textos, planilhas, apresentações e formulários.

Com o Google Drive, é possível compartilhar arquivos com terceiros através de links. Ele está disponível para Android e iOS.

11. Google Agenda

Google Agenda pode ser usado individualmente ou como meio de organizar as atividades e tarefas de sua equipe. Através do aplicativo, é possível criar eventos compartilhados, usar cores personalizadas e listar tarefas paralelas. Disponível para Android e iOS.

Ferramentas para vendas

12. Planilha de projeção de vendas

Elaborar uma planilha de projeção de vendas permite ao empreendedor analisar dados das mercadorias comercializadas com clareza. Ela é muito indicada para micro e pequenas empresas em fase inicial, pois permite ao gestor compreender as sazonalidades às quais seu negócio está exposto, destacando também aqueles produtos que geram mais receita.

13. Matriz BCG

Indicada para analisar o mix de produtos da empresa, a Matriz BCG funciona em negócios já estabelecidos no mercado, pois apresenta uma ampla gama de dados para comparação. Ela permite identificar quais produtos geram lucros e quais devem ser descartados.

Ferramentas para organização de finanças

14. Orçamento Base Zero

A planilha para a montagem do Orçamento Base Zero é fundamental para pequenas e médias empresas com mais de um ano de atuação. Com ela, é possível mensurar os gastos do negócio, criar metas para cortes de despesas, privilegiar custos e eliminar desperdícios.

15. Zero Paper

Zero Paper é um sistema que incorpora diversas funções à tradicional planilha financeira. Dentre suas aplicações estão: a emissão de boletos, recibos, notas fiscais (Nota Paulista em São Paulo/SP e Nota Legal no Distrito Federal) e a criação de alertas. A ferramenta apresenta uma versão gratuita. Disponível para Android e iOS.

16. Conta Azul

Conta Azul é uma plataforma que permite a gestão financeira total da empresa. Além do fluxo de caixa e dos saldos bancários, é possível controlar o estoque e gerar relatórios de vendas. O aplicativo, que também emite notas fiscais, está disponível para Android e iOS.

Como vimos, existem diversas ferramentas para empreendedores prontas para serem implementadas na sua empresa. E você, já utiliza alguma delas?

Fique por dentro de mais novidades! Preencha o formulário abaixo e se inscreva em nossa Newsletter!

Leia Também