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7 estratégias para destacar sua empresa no mercado

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7 estratégias para destacar sua empresa no mercado

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Uma das receitas de sucesso pra destacar uma empresa no mercado é se antecipar. Diversificar as estratégias coloca sua empresa alguns passos à frente.

Há uma frase atribuída a Henry Ford que ilustra bem o sentido da inovação, do “fazer diferente” no mundo dos negócios: “se tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas diriam: cavalos mais rápidos”. Provavelmente, você já percebeu que o dono da montadora tinha uma visão à frente de seu tempo e voltada pra inovação.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, se sua empresa pudesse chegar aos clientes de uma forma que seus concorrentes não costumam fazer, certamente ela teria uma boa vantagem, concorda? Pois saiba que isso é perfeitamente possível, e o que é melhor, não chega a custar muito.  Acompanhe as 7 dicas a seguir e crie uma estratégia pra  destacar sua empresa no mercado

1. Parcerias com outras empresas

Embora possa parecer contraditório, as parcerias estratégicas ainda são um meio de minimizar o impacto de uma crise econômica prolongada. Quando o país atravessa uma fase de recessão, um dos entraves à retomada do crescimento é exatamente usar a estagnação como justificativa para não fazer nada.

Crises também podem ser ótimas oportunidades para crescer; ou, em outras palavras, para aprender a fazer de um jeito diferente.

Nos momentos de dificuldade, formar parcerias com empresas de outros segmentos é uma boa alternativa. Seguir o bom e velho ditado “a união faz a força” é não apenas indicado, mas questão de sobrevivência. Veja como você e seu parceiro podem se destacar no mercado por meio da ajuda mútua:

  • Trocar espaços de exposição para anunciar produtos, serviços e promoções;
  • Fazer permutas;
  • Oferecer descontos do tipo “cross-sell” para clientes  — um exemplo disso são postos de combustível que oferecem descontos na compra de lubrificantes para quem abastecer.

2. Google Meu Negócio

Uma possibilidade rápida de investir em marketing digital é criar um site pela plataforma Google Meu Negócio, desenvolvida justamente para PMEs com pouca ou nenhuma necessidade de conhecimento técnico para desenvolver um site.

O processo de criação é bastante simples e pode ser feito até mesmo por pessoas leigas em programação. Na verdade, até quem não tem muito contato com a internet pode utilizar a ferramenta sem enfrentar muitas complicações.

Uma das vantagens dessa plataforma é que ela conta com um Analytics (ferramenta de análise) próprio. Com ela, você terá acesso imediato aos dados de sua audiência, como quantidade de acessos, número de ligações e outros dados relevantes.

3. Participação em eventos

Dissemos no início que a cooperação entre empresas ajuda a minimizar os efeitos da crise, certo?

Nesse aspecto, é importante considerar também a expansão de sua rede de relacionamentos, ou seja: o networking. Uma oportunidade para isso é participar de feiras e eventos relacionados a seu tipo de negócio. Tem uma cervejaria? Confira um exemplo de evento em que você poderá se inscrever e fazer contato com profissionais do ramo, trocar experiências e até fazer parcerias.

O importante é que você esteja sempre antenado ao que acontece, já que nessas feiras e exposições também são lançadas novas tecnologias. Ou seja: é mais uma chance para destacar sua empresa no mercado e ficar à frente dos concorrentes diretos.

4. Revistas customizadas

Uma forma de tornar seu negócio conhecido é produzir revistas customizadas. Embora tenham um custo relativamente mais alto, quando comparado aos meios eletrônicos, elas são uma forma de materializar a presença de sua empresa ante seus clientes.

Com uma revista, sua marca ganha tempo de visibilidade. Nas mídias digitais, a rapidez dos anúncios faz com que os espaços de exibição sejam mais disputados, ou seja, seu negócio fica menos visível, em função da maior concorrência. O mesmo não acontece com as revistas, que, com o conteúdo certo, são vitrines mais duradouras e menos “descartáveis”.

5. Investir em comunicação integrada

Seu negócio investe em comunicação unificada? Ainda não? Então, talvez seja a hora de começar a desenvolver ações nesse sentido. Empresas que integram seus meios de comunicação conseguem atender com mais rapidez o exigente consumidor omnichannel. Assim é conhecido o cliente que utiliza múltiplos meios de comunicação para fazer contato com as empresas, tanto online quanto offline.

O omnishopper, como também é chamado, pode usar o telefone para tirar uma dúvida e, posteriormente, as redes sociais para fazer elogios, sugestões ou reclamações. Se seus canais de comunicação não atuam em sinergia para receber o contato desse novo tipo de consumidor, poderá haver prejuízos em imagem e reputação.

Isso acontece porque o novo cliente superconectado é extremamente impaciente, e, quando não é atendido com rapidez, migra para a concorrência sem pensar duas vezes.

6. Anuncie em mídias locais

Em comunicação, costuma-se dizer que o advento de uma nova mídia não representa o fim de outra. E exemplos não faltam. O rádio não acabou em função da expansão da TV, assim como a televisão permanece, mesmo com o avanço da internet.

Portanto, seu negócio pode e deve se fazer presente nas mídias offline com a mesma intensidade que se apresenta em sites e redes sociais. Essa é uma recomendação que vale, em especial, para pequenos negócios locais, ou que tenham “loja única”, exclusivamente dedicada a vendas diretas.

Avalie se em seu bairro já não existe um jornal de classificados de circulação local, uma rádio aberta ou mesmo um canal ou programa de TV. A publicidade offline ainda é um ótimo veículo para tornar sua atividade ainda mais visível e deixar os concorrentes em segundo plano.

7. Faça branding em eventos sociais/esportivos

Para se destacar diante dos concorrentes, sua empresa deve investir no potencial de sua marca. O branding é a resposta para quem precisa se posicionar no mercado e, principalmente, fidelizar clientes.

Empresas de credibilidade e imediatamente reconhecidas tendem a ser priorizadas na hora da compra, como comprova uma pesquisa do Datafolha, em que fica evidente a importância das marcas para o consumidor brasileiro.

Uma forma de elevar sua reputação é estampar sua marca em espaços destinados para patrocinadores de eventos sociais e esportivos, que podem até ser promovidos pela sua empresa.

Como vimos até aqui, com planejamento e um pouco de ousadia é possível tomar parte em ações inéditas, o que certamente gera retorno à imagem da sua empresa. Sua marca é um patrimônio intangível, fundamental para vencer a concorrência, seja na crise ou nos momentos de economia aquecida. Portanto, arregace as mangas e colha os doces frutos de uma estratégia inovadora para o seu negócio.

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