08002825480

Emprego para aposentado: procura-se empreendedor com experiência

Ler depois

Emprego para aposentado: procura-se empreendedor com experiência

Ler depois

O perfil do aposentado brasileiro mudou. Atualmente, com os avanços da medicina e maior acesso ao conhecimento, muitos profissionais chegam à idade de pendurar as chuteiras com energia de sobra para gastar e vasta experiência e conhecimento de mercado.

Mas o que um aposentado ainda ativo pode fazer para aproveitar a melhor idade e ainda ganhar uma renda extra? Essa é uma pergunta que muitos se fazem após deixar o mercado de trabalho formal. Embora o ideal seja viver apenas da aposentadoria, há quem tenha grande disposição para trabalhar e investir ou mesmo não ganhe o suficiente para se manter e precise de mais rendimentos .

Aproveitando a energia que ainda têm, pessoas mais experientes lançam-se novamente no mercado, desta vez como seus próprios chefes e donos de negócios. Contudo, nem todos possuem conhecimento do perfil do consumidor moderno. É aí que a internet se revela a melhor alternativa, pois trata-se de uma excelente fonte de informações para agregar novas habilidades e expertises.

Se você é aposentado e quer saber como empreender e lucrar mais, chegou a sua vez! Leia atentamente e guarde esse artigo em seus favoritos (pressionando a tecla Ctrl e em seguida a tecla D, com Ctrl pressionada). Sempre que tiver dúvidas, consulte novamente este material.

Empregos para aposentados

Embora o mercado de trabalho possua algumas vagas de emprego para aposentados, não se pode contar com essa possibilidade. Afinal, a tendência para os próximos anos é de que a população envelheça, conforme informa a pesquisa do instituto Innovare. 2030 será o ano em que, pela primeira vez, as pessoas maiores de 60 anos estarão em maior número do que as que tiverem até 14 anos.

Além disso, buscar um novo emprego formal pode não ser a melhor alternativa para a  participação de pessoas da melhor idade na PEA, População Economicamente Ativa. A proporção de idosos com ocupações aumentou, ou seja, a concorrência em um mercado de trabalho já restrito está cada vez maior, considerando a grande quantidade de pessoas na mesma condição.

Casos de sucesso

Não há porque duvidar da capacidade de uma pessoa já aposentada em criar e manter negócios lucrativos. Melhor do que apontar motivos para acreditar em quem já tem muita bagagem, vale citar alguns casos de sucesso. Uns famosos, outros nem tanto.

De qualquer forma, pesa menos a idade em termos cronológicos do que o entusiasmo de cada um para se manter produtivo. Esse é o maior ensinamento que podemos extrair da história de vida dos personagens que destacamos a seguir, independentemente da idade.

Luiz Antonio Machado

O administrador Luiz Antonio Machado é um ótimo exemplo de que é possível começar um novo negócio, não importa a idade. Aos 59 anos, ele se aposentou, entrou em uma sociedade com a filha, que é dentista, e juntos decidiram investir na franquia Sorridents. Com o sucesso da primeira unidade, ambos já pensam em expandir, investindo em mais um consultório.

Fernando dos Santos Costa

Empreender aos 50 anos, depois de trabalhar por 30 em uma empresa, não impediu Fernando dos Santos Costa de iniciar um negócio. Há 20 anos, quando a informática era ainda uma aposta, Fernando deu início à escola Easycomp, que hoje conta com 930 unidades e mais de 4 milhões de alunos formados.

Ali Mohamed Smaili

Se o mundo digital parece difícil de entender, pode ser que conhecer a história de Ali Mohamed Smaili o inspire. Fundador da revendedora Box Colchões, começou no ramo em 1999, aos 64 anos de idade. Em 2007, atento às mudanças trazidas pela internet, a empresa começou a vender por plataforma de e-commerce, mas os resultados iniciais não foram bons.

Resiliente, Smaili não esmoreceu, e foi em busca de mais conhecimento, que foi lhe render bons resultados em 2010. Deu certo. O faturamento, que era de R$ 25 mil mais do que dobrou, passando para R$ 70 mil mensais.

Possibilidades de negócios

Com todos os fatores envolvidos, o empreendedorismo na melhor idade desponta como uma solução natural para aumentar os rendimentos. Felizmente, há diversas formas e ideias para empreender com pouco dinheiro, basta se organizar e aproveitar a experiência ter ideias inovadoras e começar.

Uma forma relativamente segura de empreender na aposentadoria é investir em franchising. Nome complicado? Explicamos para você:

Franquia digital

O franchising, no Brasil, é mais conhecido pelo termo franquia. Trata-se de um modelo de negócios em que uma marca conhecida, mediante um investimento inicial, oferece toda a estrutura necessária para você abrir uma nova loja. As vantagens são:

  • Poder contar com ajuda na organização do negócio;
  • Ter uma estrutura para marketing e propaganda pronta;
  • Assessoria e apoio para organizar as finanças

Seguem exemplos de franquias.

Como se organizar

Mesmo que sua opção seja o investimento em franquias, será necessária disposição para dar conta de tudo. A capacidade de se organizar é importante, já que a atenção exigida pela gestão das finanças deve ser permanente.

Você precisará conhecer os custos envolvidos em sua atividade. Procure calcular antecipadamente de quanto precisará para arcar com contas de luz, água e internet. Se optar por fabricar alimentos, será preciso calcular também o preço dos ingredientes, para que os produtos sejam vendidos acrescidos da sua margem de lucro. Outro aspecto muito importante é separar gastos pessoais dos da empresa.

Se tem muitas dúvidas e não se sente seguro para dar conta de tudo sozinho, acesse o site do Sebrae e veja o que precisa para começar a montar seu negócio. Lá, é possível encontrar todas as orientações, desde dicas sobre como empreender até ferramentas de gestão.

Buscando Motivação

Uma das principais vantagens de empreender na melhor idade é que as inseguranças vivenciadas na juventude não existem. Com a maturidade, vem a certeza de que o erro em si não é algo ruim, desde que, a partir dele, alguma lição seja aprendida.

Além das histórias de sucesso que mencionamos, você poderá encontrar motivação em muitas outras trajetórias incríveis de superação, muitas delas contadas no cinema. O importante é saber que a idade não significa muita coisa quando realmente queremos fazer algo, mas temos certeza de que você já sabe disso.

A motivação, na verdade, tem mais relação com fatores internos do que externos. Em muitos casos, não se trata de perguntar o que um aposentado pode fazer para ganhar dinheiro, mas como aplicar sua experiência de vida em algo que possa ser útil e ao mesmo tempo rentável. Cabe a você usar toda a sabedoria acumulada e responder a essa questão!

Pronto para arregaçar as mangas e colocar suas ideias em prática? Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de novidades e dicas sobre tecnologia, gestão e empreendedorismo.

Leia Também