08002825480

Descubra 7 exemplos de ideias inovadoras para empresas

Ler depois

Descubra 7 exemplos de ideias inovadoras para empresas

Ler depois

Uma das chaves para o sucesso de qualquer negócio é a inovação. Além de manter as operações, produtos e serviços atualizados, o desenvolvimento de novas ideias tem ainda o potencial de deixar o seu empreendimento muito mais competitivo.

De acordo com um estudo da PwC, 93% dos executivos de grandes empresas acreditam que o crescimento orgânico por meio da inovação impulsionará a maior parte do aumento de receita. Mas e no caso das PMEs? Como ser inovador sem ter grandes recursos à disposição?

A resposta para essa questão você confere neste artigo. Saiba como incentivar ideias inovadoras e confira 7 exemplos práticos que levaram muitas empresas pequenas e médias ao sucesso. Siga a leitura e confira!

O que é inovação?

Em termos gerais, inovar significa incorporar a melhoria de algo que veio antes. É a evolução da conveniência, da eficiência e eficácia.

Muitos proprietários de pequenas e médias empresas acham que a inovação é reservada apenas às grandes corporações. Mas a verdade é que, por terem uma estrutura mais enxuta, as PMEs conseguem executar ideias de maneira mais rápida e fácil — o que, muitas vezes, pode resultar em inovação que pode mudar setores inteiros.

Como incentivar ideias inovadoras em PMEs?

Mas, afinal de contas, como você pode incentivar a criação de ideias inovadoras para empresas médias ou pequenas? A seguir, reunimos algumas maneiras de fazer isso:

Faça o que puder com os recursos disponíveis

Nem toda inovação precisa ser radical ou disruptiva. É possível obter excelentes resultados mantendo uma linha de inovação simples, melhorando apenas os seus produtos ou serviços existentes.

Experimentar uma nova estratégia de marketing ou encontrar um fornecedor que ofereça um melhor custo-benefício também são boas maneiras de inovar — e não são um bicho de sete cabeças, certo?

Faça da inovação uma rotina

Separe uma ou mais horas por semana para discutir e exercitar a criatividade de toda a sua equipe, além de estabelecer metas que incentivem todos a melhorar seu negócio.

Existem diversas técnicas que você pode usar aqui, como o Business Model Canvas, o brainstorming, os mapas mentais e a associação de ideias.

Solicite sugestões

Pesquise ou pergunte a seus funcionários, clientes e até mesmo a fornecedores se eles têm alguma sugestão sobre como você pode melhorar seus negócios. Essa simples atitude pode resultar em insights poderosíssimos!

Envolva sua equipe

Faça com que os seus times participem de todo o processo de inovação. Chame alguém para resolver problemas durante uma reunião, disponibilize uma caixa de sugestões, recompense aqueles que tiverem suas ideias implementadas e forneça workshops de criatividade regularmente.

Invista em inovação

Ao comprar tecnologia e equipamentos que possam melhorar suas operações comerciais, você naturalmente acaba se animando em desenvolver também novos produtos e serviços.

Aprenda sempre

Continue a adquirir conhecimentos participando de workshops, webinars, conferências, eventos do seu segmento e, se possível, cursos. Também não deixe de ler bastante sobre o seu mercado, desde livros até postagens em blogs especializados. O autodesenvolvimento é muito importante e nunca acaba!

Aproveite tendências subestimadas

Não invista os seus recursos naquilo que ainda pode acontecer; concentre-se nas tendências que já estão sendo colocadas em prática e que os seus concorrentes ainda estão negligenciando.

Um bom exemplo são as imensas possibilidades das ferramentas de telecomunicação, que oferecem diversas soluções para a sua empresa impulsionar os resultados das ações planejadas.

7 exemplos de ideias de negócio inovadoras

Muitas startups e PMEs têm conseguido sucesso ao colocar em prática ideias inovadoras de negócio. A seguir, apresentamos a você 7 exemplos. Confira!

1. Soluções de mobilidade

A demanda por soluções que aumentem a acessibilidade é cada vez maior. Um dos grandes cases de sucesso brasileiros nesse mercado é o Kit Livre, um produto que transforma qualquer cadeira de rodas em um triciclo elétrico motorizado.

Dotado de equipamentos que auxiliam a mobilidade e proporcionam mais liberdade e autonomia, o Kit Livre contribui para melhorar consideravelmente a qualidade de vida das pessoas que dependem de uma cadeira de rodas para se locomover.

2. Economia colaborativa

Mesmo que os negócios envolvendo economia colaborativa já tenham criado gigantes como o Airbnb e o Uber, ainda há muito espaço para explorar o conceito.

A startup LocalChef, por exemplo, ajuda cozinheiros amadores a se conectarem com pessoas que desejam comidas caseiras a um preço acessível. Já a Eu Entrego disponibiliza uma rede de entregadores independentes, que realiza entregas com os mais variados meios de transporte — ou até mesmo a pé, se necessário.

3. Venda de experiências

Boas experiências tendem a ser inesquecíveis. Depois de uma temporada na Austrália, os irmãos Jorge e Daniel Nahas decidiram criaram a empresa O melhor da vida, que vende kits de experiências esportivas, culturais e gastronômicas, tanto para pessoas comuns quanto para empresas.

Existem desde pacotes específicos para datas especiais, como o Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados, até experiências pensadas especialmente para casais e grupos de amigos.

4. Energias alternativas

Já imaginou um tecido capaz de funcionar como uma bateria extra? Pois essa é a ideia por trás do Power Felt, desenvolvido por pesquisadores da Weake Forest University.

Aliando a nanotecnologia à moda dos wearables, o tecido pode ser aplicado a uma camiseta e usar o calor do corpo para, por exemplo, recarregar um celular. A tecnologia ainda está em testes.

5. Tecnologias para o setor de saúde

Usar um pequeno sensor na cabeça enquanto você dorme pode ajudar a diagnosticar doenças e gerar um verdadeiro painel da sua saúde. Pelo menos é o que diz o Dr. Philip Low, criador do Neurovigil.

O sensor inteligente permite que os médicos encontrem os menores sinais possíveis de doenças como esquizofrenia, Parkinson, depressão e até Alzheimer, contribuindo para a prevenção.

6. Acessórios para crianças

Quem tem um bebê sabe como o momento de trocar as fraldas pode ser difícil. Mas o pessoal do SnuggWugg pensou em uma solução simples e eficaz para distrair os pequenos: nada menos que um travesseiro interativo. Tudo a ver com a geração nativa digital!

7. Negócios verdes

Já pensou em dar árvores de presente? Pois os ingleses da Tree 2 My Door pensaram justamente nisso e criaram uma loja que vende árvores pela internet.

Idealizada como um negócio familiar, a empresa oferece uma grande variedade de árvores e plantas, que são embaladas individualmente com um cartão de boas-vindas personalizado e um guia de cuidados. Além de proporcionar um presente duradouro e memorável, a empresa ainda contribui com o meio ambiente.

Se você quiser prosperar e ficar à frente dos seus concorrentes, ser inovador é essencial. E uma das melhores maneiras de conseguir ideias inovadoras para empresas é frequentar ambientes que valorizem a criatividade, a tecnologia e reúnam, no mesmo espaço, startups, investidores e diversos especialistas.

Quer ficar por dentro do que há de melhor em tecnologia, inovação e empreendedorismo? Preencha o formulário abaixo e receba novidades exclusivas do Oi Conexus!

Leia Também