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Data Driven: entenda o que é e como implementar na sua empresa

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Data Driven: entenda o que é e como implementar na sua empresa

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O conceito de data driven, embora massificado recentemente, não chega a ser tão novo assim. Na verdade, desde que as decisões estratégicas sobre um negócio sejam tomadas com base em números, serão, de certa forma, orientadas por essa linha de ação.

Portanto, existe um amplo universo de possibilidades a ser explorado, considerando as inúmeras aplicações do data driven, ou o marketing orientado a dados. Em relação ao planejamento estratégico, trata-se de uma forma mais segura para traçar metas, uma vez que usa informações extraídas de ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics.

Continue a leitura e saiba como essa concepção de negócios fará a diferença na performance de sua empresa!

Como aplicar o marketing orientado por dados?

Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas brasileiras é justamente a falta de hábito e experiência na gestão e aplicação de informações. As estatísticas apontam a falta de formação e de conhecimento como fatores decisivos e que comprometem a sobrevivência das empresas nos primeiros anos de vida.

Entre tantos problemas decorrentes de uma gestão amadora, destaca-se justamente a tomada de decisões sem bases sólidas. Não são poucos os micro e pequenos empresários que precificam, expandem ou reduzem a capacidade operacional de seus negócios a partir de conclusões precipitadas, sem o amparo de dados consolidados.

Em relação ao marketing, as iniciativas não podem ser levadas à frente sem critérios muito bem estabelecidos. Partindo do planejamento estratégico, é imprescindível contar com números que sirvam como parâmetro, ou seja: orientar decisões apenas por dados é a regra de ouro a ser seguida.

Pense nos rumos que seu negócio pode tomar baseados no “feeling” como uma brincadeira de roleta russa; um disparo pode não causar danos, mas ninguém sabe o que pode acontecer no próximo, concorda?

Quais as vantagens em decidir com base no data driven?

Melhor do que falar dos riscos implicados nas orientações mal fundamentadas, vale citar os casos de empresas que foram à falência em função de decisões ruins. Kodak, GoPro e Yahoo foram algumas das gigantes que sucumbiram porque não orientaram suas ações partindo do que a realidade mostrava.

Esses casos também evidenciam um outro desdobramento do data driven no contexto empresarial, que é a sua íntima ligação com a capacidade de inovação. Afinal, como lançar um produto ou serviço novo, ou melhor, como assumir riscos ao inovar se não houver informação que sustente a ousadia?

Assim, profissionais de marketing que utilizam dados para justificar suas tomadas de decisão percebem benefícios que, de outra forma, jamais seriam alcançados. Algumas ações que podem ajudar na orientação e captura de dados do público-alvo são:

Segmentação correta de consumidores

Já vai longe o tempo em que os esforços de marketing eram centrados em exibir as qualidades do que se colocava à venda. Estamos em tempos de consumidor omnichannel, um cliente muito mais empoderado e que usa múltiplos canais ao mesmo tempo para conhecer, comprar e se relacionar com suas marcas favoritas.

Esse novo e exigente cliente impele as empresas a utilizar os canais digitais intensivamente, para atrair e encantar as pessoas. Em função disso, são gerados dados de acesso que servem para segmentar os consumidores de acordo com as preferências evidenciadas pelo seu comportamento online.

Um exemplo disso são as marcas que realizam campanhas para o público feminino, considerando que a maior quantidade de acessos seja de mulheres. A partir daí, são extraídos dados como idade, região, cliques, área de atuação, perfil de compra, enfim… tudo o que for relevante para que a empresa – e sua equipe de marketing – impacte esse prospect adequadamente, oferecendo produtos que estejam de acordo com um perfil específico. Por exemplo, você ofereceria um tênis para uma executiva que busca sapatos para trabalhar? Provavelmente não.

Essa segmentação pode se estender ainda por  remarketing, que é quando o acesso a um site é mapeado pelas ferramentas de mensuração, como o já citado Analytics do Google, e passa a se repetir.

Promoção de conteúdo (realmente) relevante

O marketing digital tem na produção de conteúdo um de seus principais trunfos para a atração de clientes. Não se trata apenas de anúncios pagos, que embora úteis para atrair, não apresentam a mesma eficiência para reter e encantar.

Com o apoio dos números, as empresas passam a ser capazes de produzir conteúdo que as posicione com destaque na busca orgânica dos principais motores. É uma estratégia muito mais inteligente e sustentável, uma vez que seus efeitos tendem a ser percebidos por muito tempo.

Não são raros os casos de conteúdos que permanecem por anos no primeiro lugar dos resultados de busca. Já pensou se sua empresa conseguisse esse feito? Além de aparecer na primeira página do Google e economizar em publicidade online paga, ações baseadas em conteúdo conseguem traçar muito bem o perfil dos usuários utilizando as páginas que acessam como fonte de informação pra traçar seu perfil de interesse. 

Testes A/B efetivos

Em estratégias de e-mail marketing, já são conhecidos há algum tempo os testes A/B. Trata-se do envio de e-mails com layouts ou textos distintos para os chamados grupos de teste. Os que recebem mais cliques ou têm maior taxa de abertura são considerados bem-sucedidos, portanto, passam a ser enviados com mais frequência.

Com o marketing orientado por dados, os testes A/B podem ser realizados para diversas plataformas, inclusive em campanhas voltadas para redes sociais, bem como landing pages para captura de dados do usuário e formulários. Use a criatividade para fazer com que os prospects queiram passar as informações que você precisa nesses canais.

Existem ainda diversas aplicações para data driven em estratégias de marketing digital e até offline. O importante é que sua empresa adote a tecnologia e só tome decisões com respaldo de informações relevantes. Deixe o achismo para trás, evolua no mundo dos negócios e certamente você terá os melhores resultados!

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