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Conheça 4 tendências de prospecção para usar no seu negócio!

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Conheça 4 tendências de prospecção para usar no seu negócio!

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A prática da prospecção de clientes já está consolidada no mercado, mas você sabe como fazê-la? A construção de um bom mailing, uma rede de contatos fortalecida, a elaboração de estratégias a partir dos interesses do cliente e muitos telefonemas fazem parte dessa importante estratégia.

Porém, a revolução digital trouxe novas maneiras e ferramentas de gestão para captar potenciais clientes e mensurar as ações, visando medir o retorno sobre investimento com apuro técnico.

Veja agora algumas maneiras de revolucionar suas técnicas de prospecção e conquistar mais negócios!

Quais os desafios da prospecção de clientes na era digital?

A prospecção é o primeiro contato pessoal que sua equipe faz com o cliente. Graças a técnicas de marketing de conteúdo ou métodos mais tradicionais (cadastro para promoções, por exemplo), o consumidor atual já conhece a marca e forneceu algumas informações — e-mail, nome, profissão etc. — para receber uma oferta.

papel do vendedor em uma estratégia de prospecção é diagnosticar e solucionar um problema a partir de um produto ou serviço, e não apenas oferecê-lo para quem quiser comprar. Portanto, ele deve avaliar bem os dados coletados para oferecer a solução que melhor se adeque à realidade do cliente em potencial.

Tantas informações exigem prudência e muito cuidado. Jamais troque listas de contatos com outras empresas ou contate algum lead que não tenha tido interações suficientes para considerar uma aquisição. A GDPR determina que sua empresa é responsável pelos dados que circulam nos sistemas dela.

Quais tendências de prospecção usar?

e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas, mas a tecnologia na prospecção não deve se restringir a isso — muitas vezes, eles não são lidos. É preciso ter uma boa presença nas plataformas de redes sociais usadas por seu público (como LinkedIn, Instagram ou Facebook, por exemplo), entre outras técnicas. Conheça-as!

1. Inbound Marketing

Com o Inbound Marketing, a empresa não interrompe o cotidiano do usuário, e sim age para atrair os interessados, aumentando as chances de compra entre o público-alvo e reduzindo os custos de aquisição por cliente.

Após coletar e estudar as informações do público-alvo, você entende quais demandas podem ser atendidas pela empresa, quais as dores mais comuns e os benefícios que você oferece em relação à concorrência. Com isso em mãos, você faz as perguntas certas para cada situação e chega a diagnósticos mais precisos.

2. Aplicativos

Os aplicativos fornecem diversos recursos para gerenciar informações sobre os clientes. Além de sistemas de gerenciamento, é possível automatizar algumas etapas de atendimento com o uso de bots em aplicativos de mensagens instantâneas e cuidar da gestão de carrinhos de compras.

3. Big Data

Na Era da Informação, sobressaem-se as empresas que sabem utilizar esse grande volume de dados para entender e antecipar as necessidades dos clientes.

As soluções de Inbound Marketing são integradas a plataformas de coleta e análise de dados, possibilitando a verificação de grandes quantidades de informação para entender o comportamento do cliente — esse processo é chamado de Customer Analytics.

Bots movidos por inteligência artificial utilizam a base de dados de sistemas de business intelligence e CRM para apurar cenários e estimar probabilidades. Assim, vender fica cada vez mais automatizado, desde os aparatos tecnológicos para a identificação e qualificação de potenciais clientes até a customização de ofertas.

4. Redes sociais

As redes sociais corporativas permitem que você localize pessoas influentes e receba indicações de contatos. Com essas plataformas, é possível chegar facilmente àquela pessoa-chave da empresa com quem você deseja trocar ideias.

Mas não basta localizar a pessoa ideal! É preciso alimentar a plataforma continuamente, de forma a se destacar e chamar a atenção do potencial cliente.

Sua apresentação deve ser coerente com seus objetivos, transformando-o em uma autoridade no assunto. Descreva suas qualificações mais importantes e atente-se para o português — se precisar, contrate um revisor. Seu perfil é o seu cartão de visitas!

Há uma grande diversidade de canais no ambiente digital. Algumas marcas acreditam que devem estar em todos eles, o que é uma política controversa. Afinal, as corporações precisam marcar presença onde o público está, além de saber manejar cada canal com destreza.

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As tecnologias de prospecção de clientes atendem companhias de variados portes. Tem dúvidas? Conte com uma empresa especializada em tecnologia e que tenha expertise no desenvolvimento de infraestrutura tecnológica adequada às necessidades do negócio.

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