08002825480

Como manter a motivação como empreendedor?

Ler depois

Como manter a motivação como empreendedor?

Ler depois

Vida de empresário não é fácil. Com tantas atividades e sobrecarga de tarefas, é comum deixar a peteca cair de vez em quando. Se você anda desanimado com seus negócios, não se culpe, trata-se de um processo comum que todo empreendedor já passou. Veja como manter a moral elevada mesmo em momentos de crise. Confira:

Ser dono do seu próprio negócio não é algo simples. Além do excesso de responsabillidades, é comum que o empresário deixe de fazer o que gosta por ficar preso em meio a burocracias. Fora isso, como lidar com os altos e baixos do mercado sem perder a motivação como empreendedor?

Gestores de sucesso entendem que não podem depender apenas da conjuntura externa para ter êxito nos negócios. Por isso, é muito importante saber se automotivar.

Falar é fácil, mas manter a moral elevada pode ser um dos maiores desafios do empreendedor brasileiro. Segundo o  Doing Business, estudo realizado anualmente pelo Banco Mundial, o Brasil fica na 125ª posição em um ranking de 190 países quando o assunto é facilidade para se fazer negócios em países-membros da ONU.

Por outro lado, a motivação, na maior parte dos casos, surge a partir de gestos, atitudes e formas de organização. Acompanhe o artigo e saiba o que fazer para dar um chega para lá no desânimo e extrair o melhor de si nos negócios.

Aproveite as oportunidades

Em momentos de dificuldade, o melhor a se fazer é simplificar. A sabedoria popular nos ensina que “em meio às crises surgem as oportunidades”  e embora a frase seja muito conhecida, seu sentido nem sempre é compreendido da melhor forma. É uma questão de lógica: se algo vai mal, é porque alguma coisa está errada.

Seja empático e pense como seu cliente. Que diferenciais você pode oferecer que tornariam seu produto mais competitivo? Uma promoção? Um brinde? Uma parceria? Analise seu cenário e verifique que ações podem ser tomadas a fim de modificar uma possível conjuntura desfavorável.

Sempre há algo que se possa fazer a respeito. O importante é inovar e facilitar a vida de seus clientes e público-alvo, que, em meio às dificuldades, precisam ter suas necessidades atendidas da melhor forma possível.

A motivação pessoal é muito importante para que você foque em resolver problemas e traga mudanças positivas que podem realmente impactar todo um mercado.

Tenha prioridades

Vida de empresário não é fácil. São muitos problemas para resolver: funcionários reclamando – quando você não é o único a fazer tudo sozinho -, contas e impostos a pagar, além de diversas obrigações que consomem seu precioso tempo. E, como sabemos, tempo é dinheiro.

Com tantas responsabilidades, o pior a se fazer – e que diminui sensivelmente a motivação profissional – é tentar resolver tudo ao mesmo tempo. A ansiedade tem o poder de transformar um problema em uma barreira intransponível. Mantenha a calma e busque solucionar as questões mais urgentes ou as que podem ser rapidamente resolvidas.

Entenda que foco e motivação profissional estão intimamente interligados. Se sua atitude perante o trabalho é de tomar a iniciativa, por mais problemas que apareçam, você sempre estará preparado para resolvê-los um de cada vez.

Faça registros diários

manter a motivação

Manter a motivação no trabalho é mais do que um exercício de força de vontade; é preciso haver método. Sendo assim, é fundamental ter alguma forma de registrar suas atividades e que tarefas devem ser executadas a cada dia.

Saber exatamente o que deve ser feito, por meio de simples registros escritos ou digitados irá aumentar o seu foco e lhe dar o senso de prioridade que já mencionamos. Confira nossas 16 ferramentas indispensáveis para empreendedores, escolha as que tiver mais afinidade e retome o controle de seu tempo.

Medite e entre em contato com você mesmo

A quantidade de tarefas diárias consome muito tempo e energia. Como manter a motivação é também manter-se ativo, se você não consegue fazer um “pit stop”, as chances de seu motor pifar aumentam consideravelmente.

Uma maneira de se desligar dos problemas e encontrar novo ânimo para resolvê-los é a prática da meditação. A apresentadora Oprah Winfrey, por exemplo, reserva pelo menos 20 minutos de seu dia para o autoconhecimento, mesmo com toda a loucura que vivencia diariamente em horas dentro de estúdios.

Meditar é a melhor forma de esvaziar a mente, encontrar energia mental para as atividades diárias e entrar em contato com suas próprias motivações e força interior.

Escolha um local silencioso, mantenha-se numa posição relaxada e confortável, feche os olhos e procure se concentrar apenas em ouvir sua respiração. Se você é iniciante, existem diversos exemplos de meditação guiada na internet, algumas com apenas um minuto para começar a prática.

Busque uma referência

Aprender a se manter motivado todos os dias requer uma certa disciplina, domínio das emoções e até do senso de urgência quanto às próprias necessidades.

Além do autocontrole, é muito importante contar com uma pessoa que sirva de referência. Se for alguém próximo, com quem você possa conversar e se aconselhar, melhor ainda. Você receberá dicas preciosas de motivação e orientação profissional.

Lembre-se, ninguém alcança o sucesso sozinho. Estimular a cooperação mútua faz sentido se você, dono do negócio, coloca isso em prática na sua vida.

Apaixone-se pelo que faz e acredite no seu trabalho

Como você espera se manter motivado se sua própria energia não vibra com essa intensidade? Para que isso ocorra, é necessário combinar razão e emoção. Ou seja: uma visão clara sobre o que fazer, envolve a busca por conhecimento, manutenção da autoestima e da motivação própria. E isso implica colocar sentimentos positivos em tudo aquilo que se faz.

Todos nós, por mais discretos que sejamos, temos algo que nos inspira e pelo qual o coração bate mais forte. A busca pelo lucro, embora necessária, não é tudo. Mas pode dar pistas sobre o que realmente nos move.

É importante estabelecer a diferença entre a missão de sua empresa e a motivação para o lucro. A missão é tudo aquilo que está diretamente relacionado às atividades prestadas.

Um escritório de arquitetura, por exemplo, pode ter a missão de ajudar na construção de ambientes adequados ao convívio humano, entre outras atribuições. O meio para se chegar a esse objetivo é o lucro.

Se você é movido pela paixão no que faz profissionalmente – e não apenas pelo lucro gerado em suas atividades -, certamente esse sentimento será transmitido no resultado final de seu trabalho. Entre as atividades motivacionais, nada mais poderoso do que ser apaixonado pelo que se faz.

Por mais místico que possa parecer, a energia que colocamos em nossas intenções é uma força muito poderosa. Pense nisso e inclua essas práticas em seu dia a dia. Você verá que, como método para saber como manter a sua motivação e moral, suas energias irão aumentar cada vez mais. Acredite em você e no seu negócio e colha os resultados daquilo planta.

Aproveite sua motivação renovada, curta nossa página no Facebook e fique ligado em mais conteúdos enriquecedores como este!

Leia Também