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Como escolher as melhores ferramentas de Telecom?

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Como escolher as melhores ferramentas de Telecom?

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Quando Alexandre Graham Bell inventou o telefone em 1846, com certeza, ele não fazia ideia do impacto que essa descoberta causaria na comunicação. Hoje, sabemos o quanto ela é importante, inclusive, no suporte a determinadas ações estratégicas corporativas. Por isso, vamos ajudar você a definir as melhores ferramentas de telecom para a sua empresa.

Ter uma boa infraestrutura de telecom é uma forma tática de atingir resultados, minimizar erros e ainda alcançar significativa vantagem competitiva em relação à concorrência. Isso porque a utilização de sistemas inteligentes favorece a tomada de decisão e dá ao gestor a oportunidade de antever e se preparar para situações futuras.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de telecom e apresentar informações imprescindíveis sobre a escolha de ferramentas apropriadas. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é telecom?

Resumidamente, o termo é uma abreviação de “telecomunicação”, cujo prefixo (“tele”) significa “longe”, “distância”. Logo, telecom tem a ver com uma técnica de transmissão de dados por longa distância — via fibra ótica, dispositivos elétricos, ondas de rádio, satélites, entre outros meios.

O conceito foi introduzido pelo matemático e físico escocês James Clerk Maxwell em 1873, quando ele descreveu a interação entre magnetismo e eletricidade. Contudo, a história só ganhou força em meados do século XIX, com a criação do telégrafo elétrico. Depois, o surgimento do telefone, associado às ondas de rádio, revolucionou os meios de comunicação, transformando hábitos e comportamentos.

Quais são os benefícios dos serviços de telecom para empresas?

Uma boa gestão de telecom traz inúmeros benefícios para os negócios, e o ganho de produtividade é um deles. Com a ajuda de serviços de telecomunicações (móveis, fixos, por voz) podemos melhorar o controle de processos, reduzir as despesas, potencializar a visibilidade e implementar medidas eficientes.

A otimização do tempo gasto em auditorias, a centralização das atividades e a redução de custos desnecessários também estão no rol de vantagens. Afinal, a simplificação dos procedimentos — alocação de centros de custos, verificação e disputas de cobranças — torna o controle das demandas mais eficiente e prático.

Uma gestão de telecom focada em otimizar os gastos tende a ser menos intrusiva e viabiliza um processo contínuo de gerenciamento das despesas. Outro detalhe que merece destaque está relacionado à rastreabilidade. Com a gestão de telecomunicação é mais fácil detectar, por exemplo, onde e como o dinheiro foi gasto.

Sendo assim, um sistema de telecom estruturado deixa o administrador a par da realidade organizacional e ainda melhora a previsão de custos. E o método ainda pode ser usado para gerenciar fornecedores e usuários, otimizando as tarifas e obtendo os melhores planos. Portanto, trata-se de uma medida estratégia bastante útil na elaboração do planejamento orçamentário. Calcular seu ROI em telecom também pode ajudá-lo a alcançar melhores resultados.

O que deve ser analisado antes de contratar as ferramentas?

Se você está em busca de serviço de TI, internet comercial e telefonia, o primeiro passo, antes de decidir qual contratar, é entender do que sua empresa precisa de fato.

Objetivo dos serviços

A definição de requisitos é importante porque leva em consideração o espaço físico, o layout do escritório e a quantidade de funcionários, por exemplo. Isso ajuda a compreender de forma estratégica a importância da conectividade para o negócio. Além do mais, essas condições são fundamentais para determinar prioridades como:

  • Solução econômica;
  • Suporte para projetos mais complexos;
  • Proposta de gerenciamento contínuo.

Cada necessidade implica uma demanda diferenciada; portanto, é preciso cautela na hora de analisar quais serviços contratar.

Qualidade do suporte

O fornecedor está preparado para assumir serviços, inclusive os já existentes na empresa? Quando se trata de gestão de telecom, é importante contarmos com o auxílio de intermediadores dispostos a trabalhar em projetos rentáveis (no início) e, principalmente, que operem nas localidades de atuação do empreendimento.

Mais do que isso, ele deve oferecer planos específicos que comportem a demanda, além de uma equipe especializada. Para ter certeza de que esses requisitos serão atendidos, é fundamental fazer uma pesquisa antes da contratação. Com uma informação aqui e outra ali é possível delimitar as garantias a partir dos objetivos da empresa.

Quantidade de linhas

O número de salas, por exemplo, impacta consideravelmente o número de linhas telefônicas. Dê preferência a planos que contemplem esse tipo de expansão.

Número de funcionários

Outro fator importante tem a ver com a quantidade de colaboradores. Afinal, aqueles que dependem do telefone para exercer suas funções merecem prioridade no planejamento.

Destino das ligações

O destino das ligações diz muito sobre a necessidade corporativa e deve ser levado em conta na hora de determinar a escolha da ferramenta. Nesse sentido, opte por franquias de minutos compatíveis com a demanda empresarial.

Consumo de internet

Em relação ao plano de internet, a escolha deve ser feita a partir da velocidade necessária e do consumo previsto, evitando problemas de quedas e insuficiência na conexão. Sendo assim, é fundamental definir o número de pessoas conectadas, já que o desempenho do serviço tem uma relação direta com a quantidade de usuários.

Outro ponto essencial está relacionado ao número de uploads e downloads e a disponibilização de wifi para clientes. Analise bem esses fatores para não contratar um serviço com capacidade inferior a sua demanda. Dessa forma, você evita falhas e lentidão nos momentos em que muitas pessoas estiverem utilizando a internet simultaneamente.

Armazenamento de dados

Quais são os servidores usados pelos fornecedores? Essa é uma discussão pertinente, afinal, o sistema de telefonia pode impactar a segurança das informações. Logo, identificar o local onde os dados são armazenados, bem como o grau de proteção, frequência de backup, entre outras particularidades, deve fazer parte do procedimento de avaliação.

Muita coisa mudou desde a invenção do telefone. Hoje em dia, com a virtualização das informações, a segurança de dados passou a ser um importante critério de decisão. Então, na hora de escolher o melhor serviço de telecom, considere esse fator — além, é claro, da otimização dos processos e da possibilidade de redução de custos.

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