08002825480

Como conseguir investidores: 5 métodos convencionais e 3 inovadores

Ler depois

Como conseguir investidores: 5 métodos convencionais e 3 inovadores

Ler depois

Se você é o tipo de empreendedor que faz de tudo para entregar a melhor qualidade aos seus clientes, sem dúvida também tem a ambição de expandir o negócio. Afinal, serviços e produtos de excelência merecem ser levados para mais pessoas, não é mesmo?

Nesse processo de crescimento, não basta ter um ótimo plano de negócio; também é necessário ter o capital para escalar a empresa. Por isso, neste artigo, vamos compartilhar com você algumas técnicas úteis para quem procura um sócio-investidor.

Você vai conhecer 5 métodos convencionais de como conseguir investidores e 3 métodos inovadores. Além disso, você verá como colocar em prática esses caminhos citados. Acompanhe!

Como conseguir investidores: 5 métodos convencionais

1. Amigos e familiares

Apesar de não ser tão fácil encontrar apoio, principalmente financeiro em amigos e parentes, afinal de contas, assim como você e praticamente todo o Brasil, eles também estão aí na luta. Mas lembre-se: um dos maiores ativos de um empreendedor é a sua rede de relacionamentos. E quando se trata de contatos pessoais, não há ninguém mais próximo do que seus amigos e familiares.

Muitas vezes, o empresário tem receio de misturar amizade com negócio, mas quem disse que não pode dar certo? Talvez essas sejam as pessoas que mais acreditam em você e, consequentemente, têm mais chances de acreditar no seu potencial.

Ainda assim, é fundamental ter um plano de negócio bem embasado para que você seja levado a sério. Ou seja, conte com a confiança de familiares e amigos, mas não faça uma reunião de mesa de bar. Apresente seu projeto da mesma maneira que faria se estivesse conversando com investidores internacionais.

2. Grupos de networking

Em diversas cidades há grupos de networking nos quais diferentes empresários se reúnem para ajudar uns aos outros. Um exemplo é o BNI: Business Networking International, maior organização de networking do mundo, que conta com mais de 200 mil participantes ao redor do planeta.

Esse tipo de iniciativa permite que donos de negócio indiquem clientes para seus colegas e também receba indicações, além de abrir espaço para diversas parcerias — incluindo possibilidades de sociedades.

Para ter sucesso a partir desse método, você deve procurar um grupo de networking em sua cidade e se candidatar para participar. Se for aceito, é fundamental que você tenha assiduidade e esteja sempre presente nas reuniões.

3. Investidores-anjo

Investidores-anjo são pessoas que lucram aplicando dinheiro em negócios promissores. Esse tipo de investidor geralmente é alguém que quer entrar apenas com o capital, esperando que o outro sócio fique responsável pela gestão da empresa.

O emprego dessa modalidade de investimento tem aumentado muito no Brasil nos últimos anos — houve crescimento de 9% em 2016, chegando a R$ 851 milhões aplicados.

Para começar a buscar um investidor-anjo, você pode visitar o site da Anjos do Brasil, além de procurar por redes de investidores-anjo na sua cidade, estado ou região.

4. Divulgação boca a boca

Um dos métodos mais antigos de conseguir investidores também continua sendo um dos mais efetivos. Se você não tiver sucesso ao apresentar sua proposta para amigos e familiares, não pare por aí.

É possível utilizar sua rede de contatos atual para conseguir divulgação e indicações na base do boca a boca. Por exemplo, um amigo seu pode conhecer alguém que tenha capital para investir e esteja buscando empresários promissores.

Por isso, não deixe de divulgar sua ideia para o maior número possível de pessoas dos seus círculos sociais.

5. Empresários locais

O quinto método tradicional que você pode utilizar é a boa e velha lista de potenciais investidores. Com certeza você já ouviu falar em vários empresários de grande porte na sua região. Esses profissionais costumam estar sempre em busca de novas possibilidades de investimento, até porque não gostam de colocar todos os ovos na mesma cesta.

Nesse caso, seu papel como empreendedor é listar todos os empresários que poderiam ter interesse no seu projeto de expansão. A partir daí, é hora de começar a entrar em contato com suas empresas, falar com suas secretárias e buscar agendar reuniões.

É normal que vários deles fechem a porta e não queiram receber você. Ainda assim, não desanime: com um pouco de persistência você pode conseguir reuniões importantes. Além disso, a cada apresentação o seu discurso de venda ficará melhor e o nervosismo diminuirá.

Como conseguir investidores: 3 métodos inovadores

1. Crowdfunding

Trata-se de um método de financiamento coletivo que mais cresceu nos últimos anos. Na prática, essa modalidade funciona como uma espécie de vaquinha online, na qual dezenas, centenas ou até milhares de pessoas contribuem para que uma iniciativa possa sair do papel.

Atualmente, existem diversas plataformas voltadas especialmente para essa finalidade. Se você tem um projeto diferenciado, que tal preparar um vídeo apresentando-o e divulgá-lo por meio de um dos sites de crowdfunding nacionais ou internacionais.

Algumas das principais plataformas são: KickanteCatarseBrootaKickstarter e Indiegogo.

2. Programas para lançamento de startups

Investir em startups nunca foi tão comum como hoje, em grande parte pelo crescimento de investidores-anjo. Atualmente, existem inúmeros programas de aceleração para empresas que estão em estágios iniciais ou intermediários de desenvolvimento.

Apesar da alta competitividade, esses programas e plataformas fazem com que o seu negócio amadureça e fique cada vez mais próximo do ideal. Ou seja, mesmo que você não conquiste um investimento de primeira, os aprendizados serão muitos.

Alguns programas oferecem um investimento inicial em troca de uma participação na empresa. Na maioria deles, cada empreendedor tem a oportunidade de apresentar seu projeto para um grupo de investidores. Um exemplo presente no mundo todo é a Startup Weekend e o OITO.

3. Faculdades de administração e gestão

O último método que trouxemos é bastante interessante e, por incrível que pareça, ainda pouco utilizado. Apesar de muitos empreendedores terem estudado administração de empresas ou gestão empresarial, nem todo mundo se dá conta de que as faculdades da área são ótimos ambientes para fazer negócios e buscar investidores.

E mesmo que você nunca tenha colocado um pé num curso de administração, não se intimide. O importante nesse método é contatar as principais faculdades ou universidades que ensinem sobre negócios e empreendedorismo. Procure informações sobre eventos, grupos de networking, reuniões de alunos e palestras com empresários convidados do mercado.

A partir daí, não tenha medo de pedir ajuda. Conte que você tem uma ideia de negócio e peça indicações de possíveis contatos e recursos úteis. Acredite: há inúmeras pessoas dispostas a ajudar.

Gostou das ideias que reunimos sobre como conseguir investidores? Dependendo do seu perfil empreendedor e do tipo de negócio que gerencia, já pode identificar se é melhor começar pelos métodos convencionais ou inovadores. Veja qual caminho faz mais sentido para o seu caso e comece a procurar investidores para a sua empresa ainda hoje!

Para ter ainda mais sucesso, leia também o artigo “Técnicas de negociação: domine essa arte e prospere”.

Leia Também