08002825480

9 cidades para quem busca novas oportunidades de negócio

Ler depois

9 cidades para quem busca novas oportunidades de negócio

Ler depois

Embora o ambiente de negócios no Brasil ainda apresente diversos desafios para quem busca por oportunidades de negócios, algumas cidades já se deram conta de que é preciso investir em processos que agilizem a legalização e a abertura de novas empresas e aliviar o empreendedor da cobrança de cargas tributárias pesadas.

Neste post, elencamos 9 cidades brasileiras que possuem características favoráveis para quem sonha em empreender. Preparado? Boa leitura!

1. São Paulo

É impossível falar em oportunidades de negócios sem citar São Paulo em primeiro lugar. Com mais de 12 milhões de habitantes, a cidade é a mais populosa da América Latina e concentra mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Além desses números grandiosos, a capital paulista possui excelente infraestrutura e mão de obra qualificada — quesitos importantes para garantir a alta produtividade de uma empresa.

2. Florianópolis

A capital de Santa Catarina diminuiu nos últimos anos o emaranhado burocrático que envolve a abertura e a legalização de um negócio próprio, tornando-se atraente para empreendedores que buscam novas oportunidades.

Além disso, a região apresenta um ótimo desenvolvimento econômico e mão de obra qualificada com escolaridade acima da média nacional — resultado das boas escolas e universidades do Estado.

3. Curitiba

Curitiba é outra cidade que obteve sucesso ao reduzir a complexidade da cobrança tributária e aperfeiçoar os processos de abertura e regularização de empresas. Essas medidas foram suficientes para a capital do Paraná se tornar a segunda cidade mais atraente para empreendedor da região Sul do Brasil, atrás apenas de Florianópolis.

4. Vitória

Mais uma capital que demonstra a importância da administração pública investir na desburocratização dos processos de abertura de empresas. Vitória conta um ambiente regulatório simplificado e baixos impostos. A cidade ainda apresenta boa oferta de mão de obra e acesso à infraestrutura

5. Recife

Recife é a cidade nordestina que mais tem avançado no objetivo de criar um ambiente propício para oportunidades de negócio. A capital de Pernambuco possui baixa carga tributária para empresas e processos burocráticos mais céleres, acima da média nacional.

A qualidade da força de trabalho também pode ser considerada um diferencial de Recife. A cidade possui 5% dos habitantes acima dos 15 anos inscritos em cursos de ensino técnico. Esse número é, proporcionalmente, um dos mais altos do Brasil.

6. Campinas

Localizada a 95 quilômetros de distância da cidade de São Paulo, Campinas é uma das cidades com maior acesso à infraestrutura do Brasil. O aeroporto de Viracopos, por exemplo, é o maior centro aéreo de carga e uns dos maiores em números de passageiros.

A proximidade com a região Metropolitana de São Paulo (20 milhões de habitantes) também a torna atraente para quem busca oportunidades de negócios. Campinas, no entanto, precisa avançar em relação ao ambiente regulatório e à carga tributária.

7. Belo Horizonte

Bom acesso à infraestrutura, transporte público eficiente e presença de mão de obra qualificada são os fatores que fazem da capital de Minas Gerais uma cidade atraente para o empreendedor.

8. Rio de Janeiro

Apesar da atual crise na segurança pública, o Rio de Janeiro ainda é um dos centros culturais mais importantes do Brasil e possui um potencial turístico difícil de ser igualado.

Outras vantagens são o amplo mercado consumidor aberto a novidades e a mão de obra qualificada.

9. Sorocaba

Mais uma cidade paulista entre as principais cidades para quem busca oportunidades de negócio. Sorocaba possui localização privilegiada no estado de São Paulo por ter fácil acesso às cidades vizinhas e rodovias bem conservadas.

Ainda falta muito para o Brasil construir um ambiente favorável para quem busca novas oportunidades de negócio. Nesse sentido, a atualização das regras para MEIs em 2018 foi um avanço importante. Assim, cabe ao empreendedor pesquisar muito e elaborar um plano de negócios detalhado antes de definir em que setor investirá o seu dinheiro.

Gostou do conteúdo? Pretende montar o seu negócio em alguma dessas cidades? Confira o quem é você entre os tipos de empreendedores e descubra qual é o tipo de negócio ideal pra você!

Leia Também