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Atraia o público para seu negócio local

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Micro, pequenos e médios empreendedores estão sempre em busca de novas ideias para atrair clientes. A fim de aumentar suas chances de sucesso nos dias de hoje, é preciso construir táticas que levem em consideração tanto o ambiente online quanto o offline. 

Neste post, você vai saber como utilizar recursos da Internet para fazer seu negócio ser encontrado pelo público certo.

Boa leitura!

Capriche no ponto de venda

Entre as estratégias de marketing para atrair mais clientes para a sua loja, a primeira a ser considerada é o desenvolvimento do ponto de venda. Também conhecida pela sigla PDV, essa área compreende todo espaço físico onde está situada a sua empresa.

A área externa deve chamar a atenção de quem passa pela rua. Vale investir em vitrines para expor os principais produtos e numa decoração que faça o cliente identificar imediatamente o propósito da loja.

No ambiente interno, busque o aconchego e o acolhimento, ou seja, soluções qu façam com que o cliente não queira sair da loja. Nessa hora vale tudo, então, invista em cadeiras confortáveis, música ambiente agradável num volume que permita a conversa e organização. Mantenha sua loja sempre limpa, climatizada e com iluminação adequada.

Existem algumas técnicas de iluminação que fazem com que as pessoas se sintam mais à vontade ou não. Cores também são fator decisivo nesse momento, podendo oprimir ou não. Sendo assim, busque dicas de cromoterapia que possam ajudá-lo a alcançar os objetivos de seu negócio, mas sem esquecer de combinar adequadamente com as cores de sua marca.

Outra dica interessante é utilizar a aromaterapia. Você pode utilizar difusores com óleos essenciais, como lavanda, que é calmante e relaxante, com hortelã pimenta, que aumenta o foco, mas não o nível de estresse. Se você tem um espaço para vender alimentos, a dica são óleos aromas de manjericão ou canela que criam um ambiente relaxante, mas aumentam o apetite.

Enfim, use sua criatividade, pois quanto mais tempo as pessoas ficarem em sua loja e mais satisfeitas elas estiverem, maiores são as chances de adquirir seus produtos.

Crie perfis e invista em publicidade nas redes sociais

As redes sociais podem ser ferramentas poderosas para a divulgação de empresas. Hoje, vender pelo Instagram ou pelo Facebook já é uma realidade inclusive para pequenos negócios.

Além de construir um relacionamento com o seu público-alvo, esses canais permitem o desenvolvimento de campanhas altamente segmentadas. Isso significa que você pode definir com exatidão o tipo de cliente que deseja atingir.

Por exemplo: o Facebook possibilita selecionar o alcance por geolocalização! Essa opção é perfeita para anunciar os seus produtos atingir um público próximo ao seu negócio ou loja.

Faça a sua empresa ser encontrada na Internet

Google Meu Negócio é a ferramenta do Google indicada para negócios locais que desejam disponibilizar suas informações na ferramenta de busca. Ao fazer o registro, sua empresa também ficará disponível para ser localizada no Google Maps.

Por meio dele, bares, restaurantes, confeitarias, lojas e demais empresas podem inserir informações de contato, como telefone, WhatsApp, endereço físico, site e horário de funcionamento.

Assim, um cliente que precisar de alguma referência do seu empreendimento encontrará rapidamente ao efetuar uma busca na plataforma.

Acompanhe aplicativos de recomendações

Serviços como o FourSquare e o TripAdvisor são utilizados pelo usuário que deseja encontrar estabelecimentos (restaurante, bar, lojas, cafés) próximos da localização em que ele se encontra. Junto a cada uma das indicações apresentadas por esses aplicativos são disponibilizadas fotos e resenhas de pessoas que já passaram por lá.

Assim, é preciso incluir o perfil da sua empresa e monitorar o que os usuários falam a seu respeito dentro das plataformas . Em casos de avaliações negativas, investigue o que de fato ocorreu e dê o retorno adequado ao comentário o mais rápido possível.

Incentive a participação para atrair clientes

Aqui vale a criatividade do empreendedor: promova ações que incentivem seus clientes a publicar conteúdos positivos da sua marca na Internet. Para isso, é interessante disponibilizar Internet WiFi em seu estabelecimento.

Esse diferencial agrada bastante à clientela e ainda pode ser integrado a estratégias de divulgação. Check-ins e fotos são ótimas opções para a exposição do seu negócio. Ofereça, por exemplo, uma cortesia em troca desse tipo de ação.

Como você pode observar, a Internet oferece diversas ferramentas para atrair clientes ao seu estabelecimento. Para aproveitar esse potencial ao máximo, crie perfis nas redes sociais e nas plataformas que indicam negócios por proximidade ao usuário.

Utilize também publicidade online por geolocalização para atingir as pessoas que estão perto de você. E lembre-se, invista em um ponto de vendas acolhedores e em campanhas de engajamento com o seu público.

Ah, sim, e não se esqueça de manter seus meios de comunicação sempre funcionando. Afinal de contas, seus telefones – fixo e móvel – precisam tocar para você atender seus clientes e passar informações e novidades, não é mesmo?

Gostou dessas estratégias para atrair mais clientes? Então, compartilhe agora mesmo este post com sua equipe de vendas e parceiros de negócio, invista em seus ponto de venda e veja seus negócios decolarem!

E não esqueça de preencher o formulário abaixo para ficar por dentro de mais dicas como essas.

Até a próxima!

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