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A importância da taxa de conversão para o seu e-commerce

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A importância da taxa de conversão para o seu e-commerce

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Empreendedores sabem que definir objetivos e metas é importante para alcançar o sucesso. Isso forma a trilha para suas conquistas, mas é imprescindível saber se as ações tomadas contribuem positivamente para essas realizações ou não. E o que a taxa de conversão tem a ver com isso?

Ao criar um site, você define uma série de objetivos para ele: tornar sua marca mais conhecida, vender online ou captar dados de futuros clientes, por exemplo. Para saber se a estratégia está dando certo, você precisa da taxa de conversão. Continue a leitura e saiba mais!

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão mede e analisa estratégias e campanhas de marketing online, mostrando se a conversão desejada está dentro dos níveis esperados. Porém, antes de entendê-la, é preciso saber o que é conversão.

Conversão é quando alguém que acessou seu site deixa de ser um mero visitante ao tomar uma ação que sua estratégia previa. Por exemplo, se o objetivo é captar dados do usuário com o preenchimento de um formulário, há uma conversão quando um visitante preenche os campos e envia seus dados.

A métrica calcula as conversões pelo total de visitantes — para ter o resultado em percentual, basta multiplicar por 100. No exemplo acima, considere que 5 mil usuários acessaram o formulário, mas somente 100 enviaram seus dados. A taxa de conversão, nesse caso é:

100 / 5000 = 0,02 ou 2%

Como aumentar a taxa de conversão?

Com a estratégia e os objetivos definidos, é preciso estabelecer metas de conversão para que seu objetivo seja transformado em números a serem alcançados. Depois, é hora de colocar em prática estas táticas para aumentar a taxa de conversão!

Aumente o tráfego

Pode parecer óbvio, mas muitos pecam nesse ponto — criam uma loja virtual incrível, mas esquecem de atrair público qualificado e ficam esperando os visitantes caírem do céu.

Investir na atração de visitantes é fundamental para conquistar mais pessoas propensas a efetuar a conversão desejada. Para começar, ter um blog com conteúdo atrativo é uma ótima ideia.

Invista em campanhas de mídia paga

Principalmente enquanto a marca ainda é pouco conhecida, invista em campanhas pagas para que o site torne-se mais visível ao público. Isso não significa investir muito dinheiro! Com a definição do perfil correto e as palavras-chave adequadas, é possível obter sucesso em campanhas pagas sem gastar muito.

Explore os fluxos de nutrição

Nem sempre a conversão é conquistada logo na primeira visita. Para falar a verdade, isso é bem difícil de conseguir. Sendo assim, é preciso investir no estreitamento do relacionamento com o seu público. Isso é explorar os fluxos de nutrição.

Mantendo uma boa comunicação com os visitantes, você consegue mais dados relevantes e facilita as conversões. Isso também os aproxima da marca, que fica sedimentada em suas mentes.

Use landing pages

Landing pages são páginas dentro do site criadas com um único objetivo: conquistar conversões. Portanto, criá-las é muito importante.

Elas são mais eficientes na conversão por possuírem menos elementos e links que as demais páginas, o que evita a distração.Além disso, seu texto deve ser chamativo e apresentar uma oportunidade à pessoa.

O que prejudica a taxa de conversão?

Se existem ações que aumentam a taxa de conversão, há outras que colocam tudo a perder. Descubra quais são essas atitudes e elimine-as do seu site!

Falta de objetividade nas landing pages

Quando um visitante acessa uma landing page, ele está muito propenso a realizar a conversão desejada. Portanto, caso a taxa de sucesso esteja baixa, é preciso verificar o que está ocorrendo.

Como dito, essas páginas não poder ter elementos que distraiam. Já o texto deve ser objetivo, evidenciando a oportunidade oferecida e criando um senso de urgência no visitante.

Não oferecer uma boa experiência ao usuário

Sites com bastante tráfego e sem taxas de conversão interessantes podem estar com problemas na experiência do usuário.

Sabe quando você acessa uma página com um layout confuso, links quebrados, imagens que demoram a carregar e não encontra o que procurava? Esse é um exemplo de experiência ruim para o usuário. Aposte na simplicidade e rapidez do carregamento.

Não ter um site otimizado para dispositivos móveis

Atualmente, esse é um pecado capital para quem quer aumentar a taxa de conversão. O acesso à internet por meio de computadores vem diminuindo, enquanto o acesso via smartphones só aumenta. Seu site precisa estar preparado para abrir em qualquer dispositivo.

Viu como medir e analisar a taxa de conversão é importante para o seu site? Com o objetivo de aumentá-la, você consegue melhorar a navegabilidade da sua página e direcionar os seus esforços para o que realmente interessa.

Por falar em esforço, uma última dica para alcançar os seus objetivos: conheça o guia fácil para vender seus produtos com ajuda da internet!

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