08002825480

9 dicas para trabalhar em casa e ter sucesso com o seu negócio

Ler depois

9 dicas para trabalhar em casa e ter sucesso com o seu negócio

Ler depois

O que fazer para ganhar dinheiro em casa? Sem dúvidas, ter um negócio próprio e poder administrá-lo no próprio lar é uma ideia atraente para muitos empreendedores. Porém, essa situação apresenta algumas armadilhas que, se não forem evitadas, podem acabar com a sua produtividade.

Pensando nisso, preparamos este post com 9 dicas para você trabalhar em casa com alto rendimento e alcançar o sucesso do seu negócio. Boa leitura!

1. Organize um ambiente específico para trabalhar em casa

Tentar separar ao máximo as atividades de trabalho das rotinas do lar é o primeiro passo para ter sucesso com o negócio. Para isso, é preciso delimitar a área em que as tarefas laborais serão exercidas.

Se você vai produzir doces, salgados ou refeições, esse local, naturalmente, será a cozinha. Caso trabalhe com costura ou artesanato, é preciso organizar uma pequena oficina. O mesmo vale para serviços que exigem muita concentração: um escritório reservado é importante para estabelecer um limite.

Arrume o local para que ele tenha o máximo de conforto. Assegure que a climatização e a iluminação estejam adequadas e que todas as ferramentas utilizadas nas tarefas estejam à mão — assim, você não precisa parar o que estiver fazendo para encontrar determinado objeto.

2. Crie uma rotina

Estabelecer uma rotina significa, em curto prazo, aumentar a sua produtividade. Isso acontece porque o nosso cérebro se acostuma com os afazeres e passa a executá-los de maneira mais fluida.

Não seguir um cronograma, aliás, é uma das grandes armadilhas do trabalho realizado em casa. A liberdade de definir horários não deve ser confundida com fazer o que quiser na hora em que desejar.

Estabeleça, portanto, horários para acordar, almoçar, tomar banho, trabalhar e para as demais atividades que precisem ser executadas ao longo do dia. Procure cumprir esse ritual e veja como a sua produção vai aumentar.

3. Vista-se apropriadamente

Criar um ambiente de trabalho em casa passa também por se vestir de forma adequada à atividade realizada. Essa dica parece de menor importância, porém, assim como o desenvolvimento de uma rotina, o hábito de colocar roupas adequadas para trabalhar reforça para o cérebro que aquele momento é de dedicação total às tarefas do empreendimento.

Caso a sua atuação exija uniforme, essa dica passa a ser lei. Trabalhos na cozinha, por exemplo, requerem acessórios adequados, como touca e avental.

4. Estabeleça objetivos e metas

Não há cobranças de um superior hierárquico quando se trabalha em casa. Dessa forma, você precisará estabelecer quais são os objetivos e as metas do seu negócio.

Entenda como objetivos os resultados a serem obtidos em longo prazo. Por exemplo, o total de faturamento que a sua atividade deve atingir em um ano. As metas são os pontos a serem alcançados em curto prazo e devem ser compatíveis com os objetivos.

Você pode criar uma lista de tarefas que deverão ser realizadas ao longo do dia. Esse hábito vai ajudar você a medir a sua produtividade e avaliar se o desempenho do seu negócio está saindo conforme o esperado.

5. Use a tecnologia para conseguir mais clientes

Como está a internet na sua casa? Para ganhar dinheiro, você precisa ter uma infraestrutura que permita anunciar os produtos e manter um relacionamento com o público-alvo. Nesse sentido, as redes sociais são ferramentas indispensáveis para quem deseja empreender.

Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo, são canais utilizados por boa parte da população e possibilitam divulgar mercadorias de forma gratuita por meio de perfis com recursos pensados especialmente para empresas. E para aproveitar ao máximo os benefícios desses aplicativos, vale a pena investir em um smartphone que tire boas fotos.

Uma infraestrutura de telecomunicação adequada, com telefone fixo, celular e internet empresarial são fundamentais para que você possa atender seu cliente em tempo hábil, gerando mais satisfação. Além disso, com um telefone fixo e um celular empresarial, é possível integrar esses números a uma conta no Whatsapp Business.  Assim, você  organiza suas mensagens e evita distrações geradas por grupos de amigos.

6. Deixe claro para a família o seu período de trabalho

É muito importante evitar distrações durante a jornada de trabalho. Para isso, deixe bem claro quais são os horários que você não deseja ser incomodado. Aqui, vale a criatividade para reforçar o pedido: afixe lembretes na porta ou na geladeira.

Outra boa alternativa é desligar o celular pessoal. Isso evita a tentação de checar as redes sociais e as mensagens de WhatsApp. Lembre-se de que você precisa de foco total para manter a produtividade em alta. Qualquer interrupção pode ser prejudicial à execução das atividades do seu negócio.

7. Aprenda a dizer “não”

A suposta jornada flexível que existe ao trabalhar em casa não pode ser motivo para que você assuma qualquer compromisso que não esteja ligado ao seu serviço. Na prática, isso significa que você não pode moldar a sua rotina de trabalho aos demais afazeres.

Ir ao supermercado, levar os filhos ao colégio, visitar os amigos, cozinhar: essas atividades devem ser incluídas no seu dia a dia depois de definido o período de trabalho — e não o contrário. Essa posição exigirá dizer “não” para muitos pedidos de pessoas próximas a você.

8. Exercite-se e cultive momentos de lazer

O bem-estar da mente e do corpo são importantes para manter uma rotina produtiva para trabalhar em casa. O indicado é reservar pelo menos 30 minutos diários para a prática esportiva. Encontre uma atividade que dê prazer a você: caminhada, corrida e musculação, por exemplo, estão entre as mais realizadas.

No mesmo sentido, os momentos de lazer servem para distrair a mente e recuperar as energias. Assistir a um filme, ler um livro, sair com os amigos: essas atividades reduzem o nível de stress e permitem voltar ao trabalho com o ânimo revigorado.

9. Dê prêmios a você mesmo quando conquistar objetivos

Atingiu uma meta de produtividade? Fechou uma boa venda? Conquistou um novo cliente? Não tenha receio de se dar um prêmio pela conquista. Essa recompensa pode ser variada: encerrar a jornada mais cedo naquele dia, tomar uma taça de vinho, entre outras.

Essa premiação, ainda que simbólica, ajuda a manter a concentração durante a tarefa e o foco nos objetivos estabelecidos.

Trabalhar em casa, portanto, é uma excelente opção para quem deseja empreender. É preciso, contudo, ter cuidado para que a flexibilidade de horários não prejudique a produtividade. Criar um ambiente apropriado é importante para executar as tarefas sem distração.

Privacidade, uma boa internet, linha telefônica e as demais ferramentas necessárias não podem faltar no local de trabalho. Por fim, estabeleça uma rotina e peça a compreensão da sua família — você estar em casa não significa estar à disposição para qualquer compromisso.

Preparado para trabalhar por conta própria? Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações!

Leia Também