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6 ações promocionais para você fazer no Dia do Consumidor

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6 ações promocionais para você fazer no Dia do Consumidor

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Você já deve saber que as datas comemorativas são de extrema importância para alavancar vendas no comércio. Muitas empresas trabalham o ano todo planejando como serão as abordagens do Natal, do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, por exemplo. No entanto, existe outra data muito importante, mas pouco explorada até pouco tempo atrás: o Dia do Consumidor.

Comemorado no dia 15 de março, o Dia Internacional do Consumidor foi instituído pela ONU em 1985, legitimando diversos direitos dos consumidores. Entre eles estão o direito à segurança, à informação, à escolha e o de ser ouvido.

Você também pode aproveitar a data para estreitar seu relacionamento com clientes e, dessa forma, alavancar suas vendas. Quer saber como fazer isso? Confira as nossas 6 dicas logo abaixo!

1. Ofereça descontos progressivos

Promoção é uma palavra mágica que faz os olhos dos clientes brilharem. Dessa maneira, não deixe de oferecer descontos no Dia do Consumidor. No entanto, você pode utilizar uma mecânica um pouco diferente nessa data.

Uma boa ideia é oferecer descontos progressivos, mostrando o quanto o cliente é importante para o seu negócio.Essa promoção pode funcionar de duas maneiras. Caso tenha um cadastro dos seus clientes, ofereça abatimentos mais generosos para os mais antigos e para os que efetuam compras com mais frequência.

Caso você não tenha esse cadastro, existe a segunda maneira, que é oferecer mais descontos para quem levar mais unidades de determinado produto ou atingir certo valor em compras. O importante é mostrar no Dia do Consumidor que a sua empresa deseja retribuir aos seus clientes a atenção que eles deram ao seu empreendimento.

2. Distribua brindes

Outra ação que atrai clientes para dentro de um estabelecimento é a oferta de brindes. Afinal de contas, quem não gosta de ser homenageado com uma lembrancinha? Porém, não adianta distribuir qualquer coisa.

O ideal é que seja um brinde temático, que faça alusão ao Dia do Consumidor. Pense em algo que esteja ligado ao seu ramo de atividade e que, ao mesmo tempo, mostre ao cliente que você é grato por sua fidelidade e preferência.

Caso tenha dificuldade em arrumar o brinde ideal, ao menos tenha o cuidado de anexar um cartão de agradecimento. Esse é um diferencial que faz com que o consumidor se lembre da sua empresa.

Aproveite a distribuição de brindes para vinculá-la a alguma ação do cliente. Pode ser a compra de um produto, a indicação de algum amigo para também se tornar consumidor, o preenchimento de um cadastro ou o compartilhamento de alguma postagem nas redes sociais.

3. Realize blitz e abordagens

Essa ação promocional é de grande importância para empreendedores que desejam chamar a atenção de pessoas que passam perto do seu estabelecimento e, assim, tornarem-se mais conhecidos. Além disso, é possível aproveitar o momento e fazer abordagens para conquistar contatos de possíveis clientes, além de convidá-los para entrar em sua loja.

Para que a blitz seja um sucesso, demonstre como o seu negócio trata bem seus clientes e respeita os seus direitos. Outra dica é contratar uma empresa de eventos especializada em blitz e abordagens para fazer o serviço com uma estrutura melhor.

4. Utilize um programa de indicação

O programa de indicação é uma ferramenta promocional bastante eficiente e deve ser utilizado o ano todo. Contudo, para o Dia do Consumidor, ele pode receber ainda mais atenção.

Ofereça algum benefício ao seu antigo cliente e incentive-o a indicar seu negócio para amigos e conhecidos, enfatizando que tal vantagem é exclusiva para consumidores fiéis à marca. Claro que os indicados também deverão receber vantagens. Isso fará com que eles se tornem “garotos-propaganda” da sua empresa e sintam prazer em fazer isso.

5. Promova seu negócio na internet

Se você ainda não faz uso da internet para promover o seu negócio, saiba que está deixando de conquistar inúmeras vendas, pois o consumidor atual é extremamente conectado. Antes de comprar, muitos usuários usam a rede para pesquisar empresas, produtos e preços. Além disso, muitos utilizam com frequência as redes sociais e blogs para se informar.

Dessa forma, uma ação promocional essencial para o Dia do Consumidor é postar conteúdo sobre o assunto em suas redes sociais para agradecer pelas vendas e informar aos consumidores os direitos que possuem. Impulsionar essas publicações no dia 15 de março também é uma ótima ideia!

Para completar, faça uso do e-mail marketing. Com ele, você consegue enviar uma mensagem personalizada parabenizando pelo Dia do Consumidor a cada um de seus clientes cadastrados. Aproveite para informá-los sobre as demais ações promocionais que serão realizadas nesse dia.

6. Mostre ao seu cliente o quanto ele é importante

Até aqui você deve ter percebido que, se comparado com as demais datas comemorativas, o Dia do Consumidor precisa ser encarado pelo empreendedor de uma maneira distinta. Nesse dia, o importante é salientar para o seu cliente o quanto ele é vital para a sua empresa.

Isso é de fundamental importância para tornar o relacionamento duradouro, fidelizando o cliente e fazendo com que ele mesmo promova o seu negócio. Para isso, utilize as ações promocionais destacadas aqui combinadas com uma boa dose de criatividade.

Promovendo essas ações, o Dia do Consumidor na sua empresa será um sucesso, pois todo esse empenho será convertido em aumento no faturamento.

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Até a próxima!

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