Vendendo no Instagram: 5 dicas para alavancar seu negócio

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Vendendo no Instagram: 5 dicas para alavancar seu negócio

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O aplicativo de fotos e vídeos está entre os cinco mais acessados no Brasil e sua adesão cresce a cada ano e vender no Instagram é uma oportunidade que sua empresa não pode perder. Vamos alavancar essas vendas online?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Instagram, ou Insta, para os mais íntimos.Diversas empresas, com diferentes portes e segmentos, já estão atentas ao potencial de vendas no Insta e não a deixam de lado quando desenvolvem suas estratégias de marketing digital.

Se você ainda a sua empresa ainda não tem um perfil no Instagram, já está mais do que na hora de criá-lo! Negócios que rendem boas fotos, como lojas de roupas, pet shops, agências de viagem, confeitarias, bares e restaurantes, devem aproveitar o potencial das imagens proporcionadas por seus produtos para atrair o público.

Neste post, reunimos as informações básicas para você criar um perfil e fazer as primeiras publicações. A dica, antes de começarmos, é estar preparado para o sucesso.  E não se esqueça de conferir se o plano de dados da sua empresa suporta o aumento da sua atividade online, já que o Instagram é um aplicativo para dispositivos móveis.

Preparado? Vamos lá!

1. Baixe o Instagram, crie uma conta e monte o perfil da sua empresa

Se a sua empresa ainda não tem perfil no Instagram, acompanhe este tópico com atenção. Vamos mostrar como baixar o aplicativo, criar uma conta e montar uma página pro seu negócio. Confira o passo a passo:

  • Faça o download gratuito do Instagram nas lojas de aplicativos, conforme o sistema operacional do seu celular: AndroidiOS ou Windows. Outra opção é acessar pelo computador o site www.instagram.com;
  • Realize o cadastro com o seu endereço de e-mail ou pela conta do Facebook. Prefira a segunda opção se a sua empresa já tiver uma página de produtos no Face, pois isso deixará os dois perfis integrados;
  • Preencha as informações de sua empresa em seu perfil do Instagram. Faça uma descrição curta, objetiva e atrativa de sua marca e insira o link do seu site, caso tenha um;
  • Não deixe seu perfil sem foto! Tente manter um padrão e uma identidade online, utilizando a  mesma imagem ou identidade vusial em todos os seus perfis nas diferentes redes sociais, assim você é rapidamente reconhecido nas plataformas..
  • Deixe o perfil de sua empresa público. Assim, qualquer pessoa poderá ver suas postagens e interagir com elas;
  • Comece a publicar.

2. Configure seu perfil comercial no Instagram

vender no insatgram

A opção que transforma o perfil de pessoal para comercial oferece dados relevantes para o empreendedor compreender melhor o alcance das postagens na rede social. Para ativar essa opção, é preciso ter uma página no Facebook também, pois o Instagram importará algumas informações de lá.

Em sua conta do Instagram, vá em configurações de perfil e habilite o campo “alterar para o perfil comercial”. Em seguida, será feita a integração com a Fanpage no Facebook.

3. Poste conteúdo interessante para seus seguidores

Organizadas as informações do seu perfil, chegou a hora de começar a postar! Produzir conteúdo interessante é a base para reunir seu público e vender pela Internet.

O Instagram é essencialmente visual, afinal essa rede social foi projetada para o compartilhamento de fotos e vídeos. Você vai precisar, portanto, investir nesses recursos para se destacar.

Uma dica interessante para sair do lugar-comum, ou seja, postagens de fotos dos produtos comercializados por sua empresa, é investir nos bastidores e em fatos curiosos do seu negócio.

Por exemplo: se você produz bolos, pode gravar vídeos para mostrar como funciona seu processo de produção. O mesmo vale para roupas: poste imagens do dia a dia da equipe, da montagem de embalagens e envio de pedidos aos clientes. O que vale é ser criativo e buscar a aproximação do usuário com a sua marca.

Para ter sucesso na produção de conteúdo, você precisa dominar os diversos meios de postagens no Instagram: fotos, vídeos, textos e hashtags. Confira:

Fotos

Originalmente, como já explicamos, o Instagram foi criado para o compartilhamento de fotos. Assim, elas continuam com um peso muito forte na rede social. Para destacar seus produtos, é preciso caprichar na captação de imagens.

A dica é comprar um smartphone com uma boa câmera e investir um tempo para conhecer todos os filtros que o aplicativo oferece. Eles ajudam a corrigir imperfeições da fotografia e podem ser usados para realçar cor, brilho e nitidez, além de aplicar fundos coloridos nas imagens.

Você também pode fazer montagens com partes de uma foto e criar imagens diferentes com a mesma ilustração ou foto. Mas lembre-se, elas precisam fazer sentido tanto no celular quanto no desktop quando os blocos de imagem forem separados ou unidos em cada um dos dispositivos.

Vídeos

Os vídeos são uma ótima alternativa para apresentar ao público detalhes e especificações de seus produtos. As postagens no Instagram pode ter até 60 segundos quando publicadas no feed de notícias. Outra maneira é utilizar o Stories. Nesse caso, a duração é de 15 segundos e o conteúdo fica disponível por 24 horas.

Textos e hashtags

No Insta, textos e hashtags servem para contextualizar e completar as informações publicadas nas fotos e vídeos. Procure ser bem objetivo e claro.

As hashtags são palavras ou frases escritas sem espaço, precedidas do sinal #. O objetivo é organizar assuntos e direcionar o público para o produto correto. Se você comercializa roupas para mulheres, pode utilizar as hashtags #modafeminina, #blusasfemininas, entre outras.

4. Avalie o retorno obtido com as publicações

A quantidade de postagens diárias, assim como o horário ideal para publicações, varia conforme as características do seu público. A melhor maneira para entender esses detalhes é a prática e observação de análises e reações.

Dessa forma, esteja preparado para postar diariamente e, em algumas oportunidades, mais de uma vez ao dia. Varie os horários e intercale fotos e vídeos. Uma vez por semana, pelo menos, faça uma avaliação dos resultados.

Compare número de seguidores, curtidas, visualizações e não se esqueça do mais importante: o número de negócios realizados. Não adianta nada ter mil seguidores, 200 curtidas por publicação e, ao final de uma semana, ter fechado pouquíssimas vendas, não é mesmo?

5. Converse com o público

Saber estimular o engajamento do público é o primeiro passo para começar a atrair seguidores que tenham afinidade com seu negócio. Comece com a prática de responder todos os comentários e as mensagens diretas (chamadas de direct) que mereçam sua atenção.

Procure questionar o público e motivá-lo a participar de suas publicações. Por exemplo: se você vende artesanato, poderá ter pessoas que se arriscam com essa atividade em casa entre seus seguidores. Por que não dar algumas dicas?

Vender no Instagram é uma oportunidade que sua empresa não pode deixar de aproveitar. Crie seu perfil, produza conteúdo e comece um diálogo produtivo com o público. Avalie o retorno gerado, aperfeiçoe suas postagens e inicie um novo ciclo.

Se num primeiro momento não conseguir aumentar o número de seguidores, não desista e mantenha-se motivado. E lembre-se de seu objetivo: fechar vendas! 

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