Saiba tudo sobre armazenamento de arquivos para segurança de dados

Ler depois

Saiba tudo sobre armazenamento de arquivos para segurança de dados

Ler depois

Na rotina diária de uma pequena empresa, é bastante comum que o armazenamento de arquivos seja negligenciado. Se a cópia de segurança periódica dos dados já é recomendada para um usuário comum, imagine para uma empresa, que tem informações muito mais sensíveis.

Armazenar os arquivos de maneira segura pode ser vital para o sucesso do seu negócio: muitos dados podem se transformar em insights e informações que ajudam na tomada de decisões e construção de estratégias.

Pensando nisso, preparamos este post para apresentar quais são os tipos de armazenamento de dados disponíveis. Você vai descobrir também como armazenar dados na nuvem com segurança e qualidade — e ver como isso pode ajudar a sua empresa a atingir um novo patamar.

E aí, ficou interessado? Então continue com a gente e siga a leitura até o final!

As tecnologias de armazenamento de arquivos

Existem diversas soluções para armazenamento de dados. O bom e velho HD, os SSDs e as memórias flash (como pen drives e cartões de memória) estão por toda a parte.

Porém, quando falamos de empresas, precisamos de soluções que ofereçam muito mais segurança, capacidade e agilidade. E, entre todas as opções disponíveis no mercado, os que mais se destacam são os servidores, os dispositivos de storage e o armazenamento na nuvem.

A seguir, apresentamos cada uma dessas tecnologias com mais detalhes.

Servidores

O servidor é uma máquina centralizadora de dados, que se liga a outros computadores para acessar, adicionar e alterar dados. Existem servidores para as mais variadas necessidades.

Quando a demanda por armazenamento e transmissão de dados é baixa, os servidores do tipo torre costumam ser a melhor opção. Mas, à medida que as necessidades aumentam, é preciso procurar por soluções mais poderosas — como os modelos rack ou blade, que são capazes de lidar com um alto volume de dados.

As máquinas podem ficar na própria empresa ou até mesmo em um data center, já que permitem o acesso remoto. A implantação costuma ter custo alto, pois compreende a instalação, a aquisição dos equipamentos, uma equipe de manutenção e a compra da licença de um software de segurança.

Garantir a integridade dos dados é um dos principais motivos para a adoção de um servidor interno, especialmente em companhias que lidam com dados estratégicos e confidenciais.

Dispositivos de storage

Os dispositivos de armazenamento de dados são alternativas mais simples em comparação com os servidores e perfeitos para empresas com baixa demanda de fluxo e armazenamento de informações. Funcionam de maneira semelhante a um HD externo — não contam com uma interface para o acesso e a transferência para vários computadores.

Para agilizar o acesso e possibilitar o compartilhamento de dados, é comum que as empresas conectem aos servidores um dispositivo de storage de alta capacidade.

Armazenamento na nuvem

O armazenamento de dados na nuvem, também conhecido como cloud, é um servidor compartilhado que armazena, disponibiliza e recebe dados por meio da web. Assim, os arquivos são acessados pela internet e a segurança dos dados fica por conta do fornecedor do serviço.

Usar a cloud para armazenamento de arquivos já é algo comum atualmente; mesmo os usuários comuns estão abandonando seus pen drives e HDs externos para utilizar serviços como o Dropbox ou Google Drive.

No caso das empresas, o grande atrativo dos servidores cloud é a possibilidade de fazer o backup de todos os dados de uma companhia com velocidade e segurança.

As vantagens do armazenamento de arquivos na nuvem

Deixar os dados da sua empresa na cloud pode ser bastante vantajoso. Confira, a seguir, alguns dos benefícios dessa opção.

Menor uso de hardware

Quando a sua empresa tem os dados hospedados na nuvem, não há motivo para manter uma vasta infraestrutura de hardware — afinal de contas, as máquinas estarão virtualizadas remotamente, sob total responsabilidade de um fornecedor terceirizado.

Redução de custos

Por não precisar manter uma grande quantidade de servidores físicos, você tem a vantagem de uma grande redução nos gastos com energia e refrigeração — sem falar na economia de espaço.

Serviços mais flexíveis

Os serviços na nuvem estão preparados para atender a demanda conforme as suas necessidades. Assim, o preço do serviço aumenta ou diminui de acordo com a quantidade de dados que você precisa guardar — e é isso que permite às pequenas empresas lidar com despesas menores que as grandes corporações.

Atualização garantida

O avanço da tecnologia se dá num ritmo cada vez mais alucinante — e um equipamento que hoje é topo de linha, amanhã pode estar obsoleto.

Quando sua empresa usa um serviço de armazenamento na cloud, esse problema desaparece: a responsabilidade por atualizar as máquinas e a estrutura física de acordo com as demandas do mercado fica por conta da empresa contratada. Você só se preocupa com o seu negócio!

Acesso remoto

A nuvem permite que um gestor acesse remotamente qualquer informação da empresa, como, por exemplo, de seu smartphone — e o melhor: com total segurança.

Os servidores cloud contam com rígidos protocolos de proteção, criptografia avançada e um sistema de identificação de usuários que libera os dados apenas para pessoas autorizadas.

TI otimizada

Assim como o armazenamento dos dados, o suporte técnico de TI também passa a ser remoto com a nuvem. Com isso, sua empresa ganha uma assistência técnica disponível 24h por dia, 7 dias por semana — e muito menos onerosa para o seu negócio.

A melhor forma de lidar com o armazenamento dos arquivos — especialmente se você produz um grande volume de informações — é contratar uma empresa de TI que armazene e faça o backup dos dados de maneira automática e segura, sem erros ou complicações.

Existem empresas que optam por soluções híbridas, dividindo o armazenamento entre servidores internos e serviços de cloud. Nesse modelo, os dados mais sensíveis ficam no servidor, enquanto a nuvem se encarrega do restante. De qualquer forma, é muito importante que existam políticas definidas de backup e recuperação de arquivos.

Não importa se você usa servidores, dispositivos de storage ou a nuvem: ter os seus dados armazenados com segurança é fundamental. Por isso, analise bem as suas necessidades e escolha a opção que entregue o melhor custo-benefício.

Viu só como uma boa estratégia de armazenamento de arquivos pode fazer uma grande diferença para a sua empresa?

Se você deseja profissionalizar ainda mais o seu negócio, veja como os produtos da Oi podem ajudar você. Até o próximo artigo!

Leia Também