O que é coworking? Entenda por que compartilhar o escritório

Ler depois

O que é coworking? Entenda por que compartilhar o escritório

Ler depois

Todo o mundo já ouviu falar de coworking e o modelo é o queridinho da vez de novos empreendedores. Mas o que exatamente essa nova forma de pensar o ambiente de trabalho tem a oferecer? Por sinal, será que você sabe exatamente o que é coworking?

Neste artigo, vamos explicar o que são esses espaços, seus diferenciais e quais as vantagens de participar. E aí? Será que é uma boa para você? Confira o texto abaixo e descubra!

O que é coworking?

A palavra coworking vem do inglês e, em tradução aproximada, significa”trabalhar junto”. A expressão, na verdade, refere-se a um tipo de ambiente de trabalho no qual várias pessoas, que podem ser de diversas empresas e áreas de atuação, trabalham em um escritório compartilhado, dividindo ideias e fazendo networking.

O conceito desse modelo de escritório coparticipativo tem forte influência da economia compartilhada — também chamada de sharing economy — e relaciona-se ao conceito de otimização de espaço . Nesse modelo, as pessoas buscam aproveitar ao máximo os recursos que possuem.

Alguns exemplos de sharing economy são os aplicativos de transporte e aluguel de imóveis. No primeiro caso, os motoristas otimizam o uso de seus carros. Já no segundo, são donos de terrenos e seus espaços, como ocorre no AirBnB.

A partir desse princípio, é possível aplicar o mesmo conceito — de melhor aproveitamento — aos escritórios, que podem ser ocupados por diversas pessoas e empresas, dividindo custos, espaços e itens. Por sinal, sabia que muitas startups renomadas tiveram seu início em pequenos espaços de coworking?

Quais serviços oferece?

Agora que já entendemos o conceito por trás dos coworkings, é importante saber o que podem oferecer. Há uma gama de serviços diversificados, e é recomendado verificar quais são e se realmente atendem às suas necessidades.

Gostou do modelo? Acha que será uma boa para você? Tenha calma! Antes de se mudar para seu novo espaço de trabalho, é importante observar suas características e algumas considerações. Vamos a elas!

Infraestrutura e localização

Sobre a infraestrutura interna, é importante que os serviços de internet, telefone, impressoras, ar condicionado e ambientes de convivência sejam impecáveis, que as mesas e cadeiras sejam confortáveis e que a limpeza e manutenção sejam adequadas. Esses são itens extremamente relevantes para o bem-estar no local de trabalho e, caso negligenciados, podem afetar bastante sua produtividade.

Em relação à localização, é importante considerar a questão da mobilidade: tanto a distância de sua casa até o local, quanto a facilidade de acesso de seus colaboradores, fornecedores e clientes devem contar na hora da decisão.

Salas para reunião

Ter uma sala exclusiva para reuniões internas ou com clientes é de extrema importância, pois agrega valor ao seu serviço, trazendo um ambiente de privacidade para negócios e discussão de valores. Você também pode verificar se esse diferencial é oferecido separadamente e utilizar o espaço apenas para reuniões.

Escritório virtual

Trata-se de um diferencial bem interessante. Com ele, você tem atendimento personalizado de ligações telefônicas, central de recados, além de facilidades com a correspondência. Em alguns espaços de coworking, você recebe um número de telefone exclusivo, e uma equipe da recepção do escritório compartilhado atende falando o nome da sua empresa. Chique, não?!

Se quiser saber mais sobre o formato do escritório virtual e suas diferenças em relação ao coworking, clique aqui e confira nosso post sobre o assunto.

Salas privativas

Há estabelecimentos que oferecem salas privativas para sua equipe. Isso possibilita a interação com os demais que trabalham no coworking, mas ainda permite ter seu próprio espaço particular.

Recepção

Não há dúvidas de que a primeira impressão é a que fica, e as pessoas que visitam o local têm esse primeiro impacto na recepção. Assim, é importante que o espaço de coworking conte com serviço profissional, organizado e eficiente.

Quais as vantagens?

Todos os serviços e as características básicos dos coworkings foram apresentados, mas algumas questões ainda permanecem. Afinal, como esses serviços representam vantagens para sua empresa? O que faria alguém deixar de alugar seu próprio espaço ou abandonar o home office?

O primeiro ponto forte dos coworkings é a enorme possibilidade de troca de experiências e ideias entre diferentes profissionais. Isso amplia o horizonte de negócios e até abre portas para parcerias entre os coworkers, aumentando as chances de fechar contratos com clientes.

Além disso, nem todos se adaptam bem ao trabalho de casa. Alguns sentem tédio, enquanto outros perdem o foco ou são constantemente interrompidos por familiares. Nesses casos, o coworking é, sem dúvida, uma ótima saída, já que possibilita uma clara diferenciação entre vida profissional e pessoal, além da interação entre pessoas. Vamos abordar esses pontos com mais detalhes:

Networking

A troca de ideias possibilita um ambiente altamente criativo, e a perspectiva de profissionais de diferentes áreas agrega novos pontos de vista a situações desafiadoras. No coworking, você conviverá com pessoas de diversas empresas e segmentos.

É uma grande oportunidade de conhecer gente nova e divulgar seu negócio, além de combinar forças com outros profissionais e oferecer produtos ou serviços mais completos. Você pode conseguir recomendações, parcerias, clientes, fornecedores ou mesmo futuros sócios!

Produtividade

O segundo ponto forte é ter um ambiente de alta produtividade. Quando pensamos em home office x coworking, um dos grandes desafios é a enorme disciplina necessária para trabalhar em casa, em isolamento, e produzir.

Sem organização, muitos fatores podem tirar seu foco no modelo home office, como tarefas domésticas e interrupções de familiares e amigos, que não compreendem que aquele também é seu ambiente de trabalho. No coworking, as atividades, tanto coletivas quanto individuais, são levadas em conta na estrutura do espaço, o que faz com que foco e produtividade sejam prioridades.

Custos

O terceiro ponto é a redução de gastos em relação a um escritório convencional. Ao alugar um escritório próprio, os custos são mais elevados do que os de um coworking.

Ademais, há diversas outras despesas além do aluguel — como energia, limpeza, móveis, secretária… Tais fatores também demandam tempo precioso que poderia ser alocado em outras atividades.

Para quem é?

Como vimos, os espaços de coworking têm pontos fortes, o que ajuda a entender sua popularidade. Então, por fim, podemos avaliar as características que definem para quem esses espaços realmente são a melhor opção.

A interação entre profissionais pode beneficiar a todos, agregando novas e diferentes perspectivas. O ambiente de alta produtividade e a redução de custos – em relação a um escritório particular – são ótimas vantagens. Principalmente para empresas como PMEs, startups e mesmo MEIs.

Há quem considere que o constante contato com os coworkers pode significar menos privacidade, mas, com um pouco de disciplina, tudo funcionará como deve.

Apesar ser mais barato do que um escritório tradicional, os custos ainda são maiores do que os de um home office. Sendo assim, analise suas finanças antes de tomar essa decisão. É importante lembrar que o acesso ao coworking depende do horário de funcionamento do espaço, o que pode ser uma vantagem se você busca delimitar vida pessoal x vida profissional.

Há mais um ponto importante para quem deseja trabalhar no modelo coworking. Ainda que ele conte com um escritório virtual, é importante que você tenha um contato externo para sua empresa. Afinal de contas, boa parte do seu tempo, você pode ficar em trânsito ou mesmo ter clientes com necessidade de atendimento mais exclusivo.

Além disso, é importante lembrar que o coworking não é seu endereço permanente, e o mesmo pode acontecer com a linha de telefone que lhe foi emprestada. Dessa forma, um bom plano para celular pode fazer toda a diferença na dinâmica de seus relacionamentos com clientes e fornecedores, pois vocês permanecem em contato ainda que você não esteja no escritório.

Na  Oi pra Empresas, você encontra planos de telefonia móvel que otimizam a comunicação entre sua equipe com custo zero. Basta que os usuários sejam da mesma operadora.

Oi Móvel Empresarial

CELULAR

CELULAR

Confira nossas ofertas e dê um atendimento personalizado a seus clientes e fornecedores.

Leia Também