Microempreendedor individual: existe uma fórmula para o sucesso?

Ler depois

Microempreendedor individual: existe uma fórmula para o sucesso?

Ler depois

Muito sonham em abrir o próprio negócio, mas empreender exige dedicação, resiliência e organização, mas além disso, o que torna um microempreendedor um empresário bem sucedido? Existe uma fórmula de sucesso? Confira nosso post e não perca a motivação.

Com a evolução das tecnologias e a crise pela qual passa nosso país, apostar no empreendedorismo tornou-se uma saída cada vez mais comum. Diversas pessoas buscam uma forma de abrir seu próprio negócio e o modelo mais fácil e rápido para alcançar esse objetivo é se tornar um microempreendedor individual.

Apesar de vários cases de sucessos, não existe uma fórmula milagrosa para a vitória e muitos desistem simplesmente por nem saber por onde começar. Neste artigo, vamos mostrar para você uma série de boas práticas que podem ser utilizadas ao dar início a um empreendimento. Dessa maneira, você se sentirá mais seguro no caminho a seguir. Confira!

Abra uma MEI

Muitos começam seu negócio na informalidade e assim se mantêm por muitos anos. É uma maneira de, em um primeiro momento, reduzir gastos com impostos e prestação de contas. Porém, muitos clientes exigem nota fiscal ou a existência de um CNPJ para fazer negócios, principalmente quando o contratante for outra empresa. Abrir mão dessa receita pode prejudicar o início de suas atividades e o desenvolvimento da companhia, bem como impedir que você lucre mais.

As taxas do MEI são razoavelmente pequenas e, para se tornar um microempreendedor individual, é muito simples: basta realizar um cadastro no Portal do Empreendedor e, em poucos cliques, sua empresa já estará formalizada. Nesse momento, você já poderá emitir notas fiscais e utilizar seu CNPJ.

Uma vez registrado, o MEI passa a ter a obrigação de contribuir para o INSS/Previdência Social, dos quais 5% incide sobre o valor do Salário Mínimo, mais R$ 1,00 de ICMS para o Estado – relativos a atividades de indústria, comércio e transportes de cargas interestadual –  e/ou R$ 5,00 ISS para o município – para atividades de Prestação de Serviços e Transportes Municipal.

Invista em inovação

A tecnologia pode ser uma grande aliada do seu negócio, trazendo vários benefícios e diferenciais e agregando mais valor à sua empresa. Realizar atendimentos nas redes sociais, por exemplo, é um modo de usar recursos tecnológicos para se aproximar do cliente.

Atualmente existem diversas ferramentas de automação voltadas para tarefas rotineiras da empresa que ajudam a otimizar seu tempo em outras atividades estratégicas que demandem maior atenção. Softwares de gestão, baseados em computação na nuvem, não exigem uma grande estrutura de TI e podem ser utilizados com pouco investimento. Basta uma conexão com a internet e você tem diversas dessas ferramentas disponíveis , que vão desde o gerenciamento de suas finanças e taxas de MEI, como o SMARTMEI, à gestão de bares e restaurantes, como o Comanda Eletrônica Restaurante.

Analise o mercado

O que seus concorrentes estão fazendo? Está funcionando? Aprenda com as experiências dos outros. Se você observar que uma iniciativa utilizada por outras empresas do seu nicho não deu certo, descarte-a de sua estratégia.

Da mesma forma, esteja atento às tendências e aos sucessos obtidos por grandes companhias. Analisar cases pode auxiliá-lo a conhecer maneiras de elevar sua empresa a outro patamar do mercado.

Busque por mentores

Converse com outros empreendedores em palestras, cursos, eventos ou qualquer atividade de fomento. Trocar ideias com outros empresários e buscar mentores que já obtiveram sucesso abrirá sua mente para novos horizontes.

Inspire-se na trajetória de empresários que saíram de lugar algum para conquistar o mundo com suas ideias. Podemos citar, para ilustrar, Rolim Amaro. Ele vivia na região de Catanduva, São Paulo, e sonhava tornar-se piloto de avião. Como essa é uma formação muito cara, o senhor Rolim teve de trabalhar duro nos mais diversos serviços até realizar seu sonho. Muito tempo depois, ele fundou a TAM, uma das maiores empresas brasileira de aviação.

Cuide dos custos

Quanto maior o custo de operação, menor será o lucro final de suas transações. Para ter sucesso empreendendo, tenha sempre em mente que é necessário fazer mais com menos.

Reduzir os custos deve ser uma prioridade diária do seu negócio. Algumas maneiras de cortar gastos são: ficar de olho no desperdício de matéria-prima,  observar as datas de vencimento de faturas, fechar parcerias com fornecedores e separar suas finanças pessoais das empresariais. Se você busca por mais dicas para diminuir seus gastos, confira nossas dicas para redução de custos na empresa.

Planeje seus negócios

Ter um plano de negócios é crucial para que você alcance sucesso como empreendedor. Escrever um planejamento vai ajudá-lo a entender como funciona o mercado em que você entrará, quem é seu público-alvo e sua forma de consumo e quais fornecedores podem atender suas demandas.

O plano de negócios pode ser alterado ao longo do tempo. Ele funciona como um guia e, assim como o mercado, sofre mutações. O importante é que você o mantenha sempre atualizado com os objetivos da empresa.

Foque nas redes sociais

O marketing é uma área que sofreu várias mudanças com a popularização da internet e outras tecnologias — a maneira como se cria e divulga uma campanha foi totalmente alterada.

Essas mudanças foram benéficas para as micro e pequenas empresas que agora podem alcançar seu público-alvo por meio de propagandas nas redes sociais. O investimento nesse tipo de marketing é muito menor do que em peças da mídia tradicional, garantindo maior retorno para o empreendedor.

Controle seu caixa

Como já citamos, um erro comum à maioria dos microempreendedores que iniciam suas operações é mesclar suas contas pessoais e empresariais. Isso prejudica a identificação da real situação financeira  do negócio, que pode estar positiva, porém, o empresário não vê tais lucros, pois paga suas contas pessoais com rendimentos direto do caixa.

Assim, evite misturar contas de sua pessoa física com as de sua pessoa jurídica. Planeje suas retiradas de acordo com a situação financeira da companhia e não injete seu dinheiro a qualquer momento na empresa. Trate seu negócio como uma pessoa à parte, com suas respectivas obrigações e responsabilidades.

Esta dica é de fundamental importância, pois ajuda a organizar as finanças. Atualmente, os bancos já oferecem contas exclusivas para empresas. Na mesma linha, fornecedores de serviço, como energia e telefonia também já oferecem planos voltados para empresas. Algumas operadoras de telecom também possuem pacotes especiais para planos empresariais, com atendimento e preços especiais.

Segmentar essas contas pode ser fundamental para a saúde de seu empreendimento. Confira nosso post Aprenda a separar as finanças da empresa das contas pessoais para mais informações.

Contrate um plano de internet empresarial

Estar conectado à web é essencial tanto para grandes corporações quanto micro e pequenas empresas. A internet permite ser achado por usuários, entrar em contato com clientes e fornecedores, além de facilitar os meios de comunicação entre equipes e possibilitar o uso de ferramentas necessárias para melhor organização e produção das atividades de rotina dos seus negócios.

Planos de internet empresarial são uma boa saída, pois ajudam a separar seus gastos pessoais dos de sua empresa, além de possuir atendimento diferenciado e serviços exclusivos para seu negócio. Contratar um plano de telefonia fixa e móvel também pode se tornar um diferencial ao entregar um canal direto de comunicação entre sua empresa e seus clientes, ajudando no bom relacionamento e, mais uma vez, separando suas contas.

Como vimos, não existe uma fórmula para se tornar um pequeno empreendedor individual de sucesso, mas você pode seguir uma série de dicas para aumentar suas chances de êxito no mundo empresarial.

Com a Oi Empresas você possui contas exclusivas de internet, telefone fixo e móvel para o seu negócio, além do atendimento diferenciado do Oi Mais Empresas, uma mão na roda para você e seu negócio. Com ele, você tem acesso a suas faturas quando e onde quiser, pagamento integrado a sua conta bancária por meio de um clique, solicita reparos, e ainda investe em sustentabilidade, reduzindo seus gastos com impressão e papeis, com uma conta totalmente digital.

Clique no link, confira nossos planos, reduza custos e gaste seu tempo com o que realmente importa: o seu negócio!

Leia Também