Link dedicado: como funciona e quais são os benefícios para empresas

Ler depois

Link dedicado: como funciona e quais são os benefícios para empresas

Ler depois

Já parou para pensar em quantas atividades do seu trabalho foram digitalizadas? E quantas delas passaram a depender de uma boa conexão à internet?

Aprimorar a performance de uma empresa com auxílio da tecnologia é uma máxima para as companhias que desejam se destacar em um cenário tão competitivo. Na Era da Informação, é primordial contar com soluções que ofereçam acesso e conexão velozes, seguras e estáveis, para que os fluxos de informação funcionem a todo vapor!

O link dedicado surgiu como um dos recursos mais indicados para empresas que desejam ter velocidade, estabilidade e segurança.

Quer entender o que é link dedicado, a diferença entre ele e o ADSL — o link compartilhado —, quais são as vantagens e como encontrar a melhor solução para sua empresa? Acompanhe nosso post!

O que é link dedicado?

Um link dedicado é uma solução modelada para empresas que precisam de maior garantia e estabilidade na conexão à internet, além de uma disponibilidade de 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Para garantir essa disponibilidade contínua, os provedores de serviço criam um caminho privativo para conectar a sua empresa à rede mundial de computadores. Dessa forma a velocidade de conexão fica bem maior em relação às alternativas disponíveis no mercado.

Qual é a diferença entre o link dedicado e internet banda larga?

O ADSL — Assymetric Digital Subscriber Line, também conhecido como banda larga — e o link dedicado são duas das soluções mais adotadas por empresas que desejam uma conexão mais rápida. Mas qual é a diferença entre eles?

A principal diferença entre o link dedicado e a internet banda larga está na velocidade de conexão. No primeiro, ela é bem maior e cumpre a velocidade estabelecida no contrato. Isso se deve ao funcionamento proposto no modelo dedicado.

A banda larga é um link de internet compartilhado que usa a infraestrutura de telefonia fixa já existente para oferecer serviços de internet. Esse acesso é dividido com outros clientes do provedor. Por ser um ponto distribuído para vários usuários, é comum que ocorram oscilações na velocidade de conexão da banda larga — geralmente quando muitos usuários estão conectados ao mesmo tempo.

No link dedicado, sua empresa conta com dois canais exclusivos para conexão e não tem que dividi-lo com outros usuários, o que garante mais estabilidade as suas operações.

Outra diferença está no funcionamento dos IPs. Na banda larga, o IP é dinâmico: à medida que os usuários se conectam, os IPs gerados são alocados nos servidores da operadora, tornando o serviço mais barato e eficiente. Por isso, não é possível criar um servidor.

O que o cliente de banda larga pode fazer para contornar essa situação é conseguir um IP fixo e utilizar o computador pessoal como servidor. Porém, esse serviço tem um custo maior.

Já no link dedicado, você recebe uma certa quantidade de IPs exclusivos para a sua empresa. Isso possibilita a criação de servidores internos e serviços de criptografia, o que é muito útil no caso de grandes corporações.

Não há impedimento técnico para o uso conjunto do link dedicado e da internet banda larga (ou ADSL). Porém, as despesas demandadas por essa solução não compensam, pois o link dedicado tem um custo maior.

Empresas de pequeno e médio porte podem economizar bastante investindo em banda larga, pois a velocidade oferecida pelo ADSL é suficiente para atender suas demandas de rotina.

O que levar em consideração antes de optar por um link dedicado?

Agora que você já sabe que o link dedicado é indicado para companhias que precisam de um sinal de internet constante, veloz, estável e ativo. Se a sua empresa tem muitas operações e processos que dependem do ambiente online, como sistemas hospedados na nuvem ou ERPs (Enterprise Resource Planning), esse serviço é fundamental para manter seus fluxos.

Se você está planejando o crescimento das suas operações, saiba que o link dedicado também permite ampliar o acesso sem perda de qualidade. Fica mais viável o uso de serviços de telefonia mais acessíveis, como o VoIP, assim como o de videoconferências.

Em geral, um link dedicado de 1 Mbps dá conta de rotinas em empresas de 10 a 20 funcionários. Se você usa serviços na nuvem, ligações VoIP, videoconferências e downloads de fotos e vídeos, é recomendável contratar uma banda maior.

Embora a banda larga tenha menor custo mensal e de implantação, ela não é indicada para empresas que apresentem grande tráfego de dados, tenham a conexão com a internet como base para seus negócios ou a utilizem para transmitir voz e vídeo, como empresas de tecnologia, por exemplo.

[banner_info]

Quais são as vantagens do link dedicado?

Agora que você já sabe como contratar um link dedicado e como ele funciona, está na hora de entender quais são as vantagens desse serviço:

Confiabilidade

O link dedicado entrega conexões mais robustas, com oscilações mínimas e quedas inexistentes. Isso é muito benéfico para empresas que não podem ter seus processos interrompidos, como as de saúde, segurança, aéreas, entre outras.

Garantia de velocidade

Quando contratamos um serviço de banda larga com um provedor tradicional, a velocidade estabelecida no contrato nem sempre é cumprida devido ao número de pessoas que compartilham o link. Ou seja, diversas pessoas usam o serviço simultaneamente, impossibilitando a entrega total do pacote.

Com o link dedicado, a sua empresa obtém a banda inteira.

Custo-benefício

Empresas que necessitam de acesso constante e geram grande volume de dados, podem ter grandes vantagens, mas para obter um link dedicado, a companhia precisa fazer mais investimentos e gastar mais recursos, mas os ganhos em eficiência e produtividade cobrem esses custos para áreas que dependem da entrega de dados.

Controle da banda

Outra vantagem do link privativo é a possibilidade de dividir a velocidade entre os setores da empresa. Dessa forma, você pode favorecer os departamentos que necessitam de uma qualidade de acesso maior.

Simetria no transporte de dados

A simetria no transporte de dados é o que permite a separação das bandas de download e upload. Um link de 10 Mbps, portanto, tem 10 Mbps disponíveis para upload e não prejudica os 10 Mbps contratados para download.

Segurança

O link dedicado permite a contratação de serviços de certificação SSL para ampliar a segurança das suas informações. 

Está à procura de empresas que fornecem link dedicado? O IP Connect é uma solução prática, econômica e profissional para quem precisa de uma internet dedicada para a empresa! Com o serviço, você adquire links dedicados e supervisão com reparação de falhas disponível 24h por dia. A conexão é simétrica, permitindo que você receba e envie arquivos com a mesma velocidade. Além disso, o IP é fixo e você recebe a velocidade contratada!

Agora que você já sabe para que serve o link dedicado e quais são as vantagens desse serviço, assine a nossa newsletter e receba novidades e dicas para melhorar os fluxos de sua empresa.

Leia Também