Incubadoras de empresas: por que você deveria se importar?

Ler depois

Incubadoras de empresas: por que você deveria se importar?

Ler depois

Já pensou ter sua empresa em um ambiente de criatividade e tecnologia, que junte startups, investidores e especialistas no mesmo espaço?  Esse lugar já existe, são as incubadoras de empresas. Entenda como elas funcionam e como sua empresa pode participar:

Em tempos de estímulo à cultura e atividade empreendedora, as incubadoras de empresas ganham cada vez mais destaque. Assim como um bebê recém-nascido pode precisar de uma incubadora hospitalar, a fim de fortalecer sua saúde, uma empresa recém-criada — ou mesmo uma ideia inovadora que ainda não se tornou um negócio — pode precisar de toda uma estrutura que lhe dê suporte para se estabelecer no período inicial de vida.

Se você tem um negócio inovador, mas tem dificuldades em desenvolvê-lo, uma incubadora fortemente comprometida com resultados e alta performance pode ser o ideal para você. Vamos entender melhor como funcionam?

O que são incubadoras de empresas?

Incubadoras de empresas são espaços que abrigam empreendimentos embrionários ainda em fase de projeto e que não contam com infraestrutura, know-how e conhecimento de mercado para se sustentarem inicialmente. Contando com um local de apoio e incubação, ganham fôlego para desenvolver todo seu potencial.

Por que considerar a incubação de projetos?

A incubadora é a melhor solução para empresas em fase inicial, pois trata-se de um dos períodos mais delicados da trajetória de um empreendimento,quando o negócio ainda está bastante suscetível a oscilações do mercado. Nas incubadoras são oferecidos todo o suporte técnico para que projetos com alto potencial de sucesso possam se estabelecer.

As estatísticas comprovam que a incubadora é o espaço mais seguro para pessoas físicas ou jurídicas desenvolverem suas ideias e projetos. Estudos mostram, que a taxa de mortalidade de empresas que passam por incubadoras, nos Estados Unidos e na Europa, é de apenas 20% contra 70% das que não contam com esse tipo de apoio.

E exemplos de incubadoras não faltam para demonstrar que esse modelo está em franco crescimento. Uma delas é a Oito, espaço de inovação e empreendedorismo. Nele, startups e projetos inovadores contam com o apoio necessário para se estabelecerem no mercado.

Ajuda nunca é demais, principalmente em uma atividade extremamente desafiadora como um empreendimento. Sendo assim, considere com seriedade essa opção para seu negócio ou projeto. Se for realmente uma ideia com alto potencial de sucesso, mas que ainda não conta com os meios para ser colocada em prática, uma incubadora pode ser a solução.

Como participar de uma incubadora?

Devido a seu caráter até certo ponto experimental, é comum que as incubadoras estejam vinculadas a centros de pesquisa em universidades públicas e particulares, ou mesmo órgãos governamentais. Entretanto, elas também podem ter ligação com a iniciativa privada, como é o caso do Oito.

Em geral, para uma empresa ou projeto ser aceito em uma incubadora, há um processo seletivo, que avalia as possibilidades de sucesso de uma ideia de negócio ou de uma startup. Há empresas incubadas no Brasil que precisaram esperar em uma longa fila até serem aceitas. Tudo vai depender da concorrência e, o mais importante, da qualidade do projeto a ser incubado.

Praticamente todos podem submeter seus projetos para avaliação. Pessoas físicas, MEIs ou mesmo empresas já consolidadas, mas que desejam inovar, podem se candidatar a uma vaga nos espaços das incubadoras.

O que é oferecido para a empresa que lança um projeto?

Se uma empresa é escolhida para fazer parte da incubadora, ela receberá apoio completo. Escritórios, networking, equipe de apoio e, o mais importante, a consultoria de profissionais com ampla experiência no mercado. Esses são alguns dos benefícios que empresas incubadas podem usufruir.

A contrapartida, normalmente, é o pagamento de uma taxa de manutenção. Mas isso pode variar, dependendo da incubadora de empresas. Se sua empresa se identifica com a inovação, é provável que haja um espaço para ela nas incubadoras.

O Oito

Já pensou, poder ter seu projeto em uma encubadora com toda a infraestrutura para o desenvolvimento do seu projeto?  No Oito, você conta com um espaço de empreendedorismo e inovação criado voltado para a aceleração e desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Além disso, o espaço visa estimular a geração de novos negócios e suportar iniciativas sociais com uma ampla rede de parceiros que amplifica sua capacidade e confere a diversidade fundamental para inspirar novas ideias e criar conexões entre pessoas, empresas e centros de pesquisa.

E aí, interessado em saber mais sobre o desafiador mundo dos negócios e do empreendedorismo? Então, preencha o formulário abaixo e inscreva-se na nossa news!

Leia Também