É possível encontrar parceiros de negócios e sócios online? Descubra!

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Em um mundo cada vez mais digital e conectado, existem diversas maneiras de gerar novas parcerias que se encaixam às necessidades de seu empreendimento.

Começar um negócio sozinho é uma excelente oportunidade para adquirir mais conhecimento e experiência, porém você já chegou a analisar como seria ter um sócio? Parceiros de negócios podem auxiliá-lo a ter acesso imediato a uma ampla gama de habilidades, bem como aumentar suas chances de sucesso.

Neste artigo, mostraremos como encontrar parceiros de negócios e sócios online. — E, sim, essa tarefa é perfeitamente possível de ser realizada. — Para isso, preparamos algumas dicas que irão ajudá-lo a saber onde buscar novos pares.

LinkedIn

O LinkedIn, uma das redes sociais mais acessadas do mundo, foca nas relações profissionais e no networking. É uma plataforma muito propícia a qualquer tema relacionado a oportunidades de negócios. Você pode utilizá-lo para prospecção de clientes, fornecedores ou até mesmo para começar um relacionamento com possíveis sócios.

No LinkedIn, você também pode ver a trajetória dos usuários, além de seus conhecimentos, certificados e perfil  profissional, além de muitas outras informações. Atualmente, o LinkedIn permite que seus membros editem o que será visualizado, mas não é o tipo de plataforma cujos usuários escondam informações.

É importante criar critérios em sua busca, a fim de evitar digressões e perda de tempo. Entenda e analise quem seria seu parceiro ideal e siga algum método pré-estabelecido.

Estabeleça um objetivo claro

O primeiro passo é saber de forma clara que tipo de relação você está buscando, o que exatamente está esperando e com qual perfil de pessoa você quer interagir.

Não é muito diferente de selecionar um funcionário para sua empresa, porém, ainda mais criterioso, afinal de contas, seu parceiro será não só seu braço direito, mas em muitos momentos ele também falará por vocês dois. Especifique e evidencie as características mais relevantes para essa parceria, isso o ajudará a manter foco e reduzir o tempo de busca.

Pesquise e entre em contato

Com critérios e um perfil definido, chegou a hora buscar seu novo sócio. Você pode buscar por pessoas que trabalharam em determinadas empresas ou com certa formação. Em seguida, é importante enviar uma mensagem.

Caso nenhum de vocês seja um usuário premium do LinkedIn, provavelmente você não conseguirá enviar um InMail (mensagem privada no LinkdIn) para seu candidato sem adicioná-lo. Prepare um texto modelo com todas as informações relevantes e evite improvisoso num primeiro contato, pois você pode esquecer algum detalhe importante.

Grupos de Facebook

Os grupos de Facebook são ótimos para quem busca parceiros, pois reúnem diversas pessoas com interesses semelhantes. Algumas dessas páginas podem ser mais abrangentes e conter muitos usuários e assuntos mais genéricos – como empreendedorismo ou marketing -, mas também existem grupos voltados a necessidades mais específicas, onde as pessoas se juntam e compartilham conhecimento.

Como já citamos, o ponto mais forte dos grupos de Facebook é a quantidade de pessoas concentradas para discutir sobre um tema específico. Isso faz com que as sugestões sejam direcionadas e reduzam a possibilidade de você gastar tempo desnecessário em outros locais. Sendo assim, para encontrar a relação que lhe interessa, o ideal é procurar por grupos afins, apresentar-se aos demais usuários, explicando quais são suas intenções. Quem sabe não surge uma boa recomendação?

Instagram

O Instagram também é uma ferramenta indispensável para ajudar nessa busca. Da mesma forma em que é feita a filtragem de perfis no LinkedIn, no Insta, você pode buscar por perfis profissionais que se alinhem aos seus objetivos.

Uma particularidade do Instagram é a importância da identidade visual para passar uma determinada mensagem ou percepção de marca. Considerando que você busca por parceiros ou sócios, tão logo um relacionamento profissional seja selado, você associa sua marca à de seus parceiros. É muito importante levar isso em consideração.

Os contatos profissionais costumam ser disponibilizados no perfil da pessoa ou da empresa. Contudo, você também pode mandar uma mensagem direta para tentar acelerar a interação. Quanto à mensagem, a mesma regra que sugerimos para as outras redes sociais se aplica aqui. É importante prepará-la previamente, para garantir que tudo o que deve ser dito estará lá, de forma a comunicar claramente seus objetivos.

Crowdfunding

Por meio do crowdfunding, é possível expor sua iniciativa em um portal e anunciar a quantidade de recursos que você busca captar. A tradução do termo seria “financiamento coletivo” e retrata muito bem a dinâmica do modelo, pois o projeto fica em aberto para que qualquer pessoa contribua com diferentes valores, dos menores até os de maior aporte.

O crowdfunding possui diversos pontos positivos, entre eles a velocidade com que se pode conseguir o financiamento, caso tenha uma boa recepção do público. Outro fator é a mitigação do risco de ir atrás de um sócio que provenha aporte de capital, o que pode gerar redução do seu poder de decisão sobre os rumos do seu negócio

Grupos de Telegram

O Telegram é um aplicativo de conversa e o principal concorrente do WhatsApp. Embora possa parecer que são semelhantes, existem muitas diferenças e pontos fortes do Telegram. Primeiramente, ele é focado em velocidade, segurança e não necessita de backup. Além disso, seus grupos  permitem maior quantidade de membros, 1500 comparados aos 256 do WhatsApp, e não necessita de convite e você pode buscar por eles e solicitar acesso dentro da própria plataforma.

O nível de segurança da criptografia do aplicativo, bem como as funções que podem apagar mensagens após determinado tempo, tornam o Telegram referência no quesito segurança e atraem determinados públicos, como profissionais voltados à tecnologia. Sendo assim, em grupos específicos desse app é possível encontrar perfis que tenham interesses alinhados aos seus e também com habilidades complementares.

Investidor Anjo

Muitas empresas do setor de inovação tem buscado o apoio de investidores anjo. Esse tipo de investimento é feito por profissionais com experiência relevante para auxiliar o empreendedor com seus conhecimentos e rede de contatos, além do capital investido. Costumam ter participação minoritária e não possuem nenhuma função executiva no dia a dia, ou seja, atuam como mentores.

A quantidade de pessoas interessadas nesse tipo de investimento já é grande no exterior e está crescendo cada vez mais no Brasil. Para encontrar esses investidores, há diferentes opções com maior atuação de acordo com cada localização. No Rio de Janeiro, existe a Gávea Angels; em São Paulo, há a Anjos do Brasil e, no sul, o Curitiba Angels possui presença expressiva.

Os projetos passam por uma análise por essas entidades para determinar quais receberão aporte. Sendo assim, existem alguns requisitos a serem cumpridos para se submeter um projeto, como apresentar um protótipo ou prova de conceito de produto, ao invés de expor uma ideia ainda prematura.

Com isso, terminamos nossas dicas de como encontrar parceiros de negócios e sócios online. Existe uma diversidade de opções muito grande e cada uma delas conta com suas próprias características e seus pontos fortes.

O que você achou dessas dicas? Está pronto para garimpar na Internet os parceiros que ajudarão seu negócio a crescer? Então compartilhe este post nas suas redes sociais, para que seus amigos também fiquem sabendo dessas possibilidades.

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