De quantos GB de internet no celular um empreendedor precisa?

Ler depois

De quantos GB de internet no celular um empreendedor precisa?

Ler depois

Apps, vídeos, mensagens, ligações, afinal de contas, de quantos GB e dados de internet um empreendedor precisa para desempenhar suas tarefas com tranquilidade? Confira seu perfil de consumo.

Empreendedores estão sempre conectados. Segundo uma pesquisa do SEBRAE, enquanto 59% da população geral de brasileiros estão na internet, entre os empresários esse índice chega a 92%. Quando falamos em internet móvel, a situação não é diferente: se apenas 31% têm acesso à web pelo celular, mais da metade dos empreendedores estão online em seus smartphones.

A partir desses números, já dá para ter uma ideia de como a internet é uma ferramenta vital para o sucesso de um negócio nos dias de hoje. Porém, quem precisa usar uma conexão móvel sabe o quanto esse recurso pode ser dispendioso.

Mas afinal de contas, de quantos GB de internet um empreendedor precisa para desempenhar suas tarefas com tranquilidade? Logicamente, a resposta para essa questão depende de diversos fatores. É isso o que nós vamos mostrar ao longo deste artigo.

Além de ajudá-lo a avaliar o seu perfil de consumo, também daremos dicas de como usar a internet a favor do seu negócio, com sugestões de aplicativos, estratégias de economia de dados e muito mais.

E aí, ficou interessado? Então continue com a gente e siga a leitura!

O que são dados móveis?

As conexões de internet via rede celular são disponibilizadas por empresas de telefonia, como a Oi. Logo, dados móveis correspondem a todas as trocas de informações (pacotes de dados) entre seu celular e a operadora.

Ao contrário do wi-fi, que é uma rede local com sinal de alcance limitado, as redes móveis podem ser acessadas de qualquer lugar. Continuando com o exemplo da Oi, a operadora oferece esse serviço com vários planos e pacotes de dados diferentes.

Qual é plano de internet móvel ideal para empreendedores?

Para que você consiga acompanhar o seu negócio com tranquilidade, fora de um ambiente com conexão Wi-Fi, o ideal é contratar um plano que ofereça um custo-benefício compatível com o seu perfil de consumo de dados.

Geralmente, as opções mais atrativas estão nos planos pós-pagos. Por um valor fixo, você contrata um limite mensal para a quantidade de GB de internet a ser usada. Quando você ultrapassa esse limite, a operadora pode restringir a velocidade da conexão ou cobrar taxas extras pelos dados sobressalentes.

Uma das principais vantagens dos planos pós-pagos diz respeito aos bônus usualmente oferecidos. Na Oi, por exemplo, todos os planos desse tipo oferecem os seguintes benefícios:

  • Ligações locais ilimitadas para fixo e celular de qualquer operadora;
  • Ligações ilimitadas para outros estados usando o código de operadora 14 ou 31;
  • 3.000 mensagens SMS para todas as operadoras;
  • Acesso à rede Oi WiFi;
  • Controle total sobre o uso das linhas móveis da sua empresa com o Oi Gestor.

Como avaliar o seu perfil de consumo de dados?

Para saber de quantos GB de internet você precisa, é necessário descobrir sua média de consumo de dados. É possível ter uma ideia utilizando simuladores disponíveis na web — mas, sem dúvida, a forma mais precisa de obter essa informação é analisando os aplicativos que você mais usa no celular.

Cada atividade gasta uma quantia diferente de dados. Mensagens de texto, por exemplo, têm pouquíssimo peso nessa equação, ao passo que vídeos em alta definição podem simplesmente sugar toda a sua franquia.

A seguir, apresentaremos a média de consumo de alguns dos aplicativos mais comuns entre os usuários de smartphones.

Aplicativos de chat

Whatsapp, Telegram e Messenger podem usar muito pouco da sua franquia — desde que você se limite a se comunicar via texto. Como cada mensagem tem entre 1 KB e 2 KB, é possível enviar até 1 milhão de recados para cada GB de internet.

Agora, quando você começa a usar os recursos de áudio e vídeo desses aplicativos, a coisa muda de figura. É o que vamos demonstrar adiante.

Aplicativos de redes sociais

Imagens são muito comuns no Facebook, Twitter ou no Instagram. Por isso mesmo, todas elas são comprimidas para economizar dados, mas mantêm certa qualidade para serem visualizadas na tela do celular.

Cada imagem que você visualiza na sua timeline tem cerca de 100 KB, o suficiente para você ver cerca de 10 mil fotos para cada GB de internet. Porém, todo cuidado é pouco: ferramentas como o Insta Stories e os vídeos do Facebook consomem muitos dados.

Aplicativos de música

Apps como o Spotify consomem cerca de 96 KB por segundo de áudio em média qualidade. Logo, cada GB de internet é suficiente para ouvir 1400 minutos seguidos de música — isso dá 23 horas de reprodução.

Mas se você fizer questão de ouvir suas músicas em alta qualidade, o consumo de dados aumenta para 160 KB a 320 KB, o que dá, respectivamente, entre 7h e 14h de reprodução.

Aplicativos de VoIP

Fazer chamadas telefônicas via web ou apps de chat consomem o mesmo que uma música de baixa qualidade no Spotify: cerca de 750 KB por minuto. Assim, 1GB de dados garantem até 1400 minutos (ou 23 h) de ligações.

Agora, se você pensa em fazer chamadas de vídeo, prepare-se: elas consomem cerca de 3,7 MB por minuto — o que acaba com o seu GB de internet em 4 horas e meia.

Aplicativos de vídeo

E finalmente chegamos ao grande sugador de dados da sua franquia de internet. Assistir a vídeos no Netflix,  YouTube ou em qualquer rede social pode consumir, por minuto, de 5 MB até 15 MB, dependendo da qualidade do vídeo.

Assim, se você quiser assistir vídeos na qualidade padrão (480p), 1GB de dados serão suficientes para 3 horas de diversão. Mas, se você fizer questão de ver tudo em Full HD, seu GB de internet acabará em apenas 68 minutos.

Entendeu agora por que tanta gente fica desesperada por um sinal de Wi-Fi?

Como usar a internet a favor do seu negócio?

Aumentar a velocidade da internet do celular não é apenas uma questão de capricho. Afinal, quanto mais GB de internet, maior é a liberdade que você tem para gerenciar o seu negócio de onde você estiver.

Alguns planos de internet empresarial oferecem pacotes atraentes que combinam banda larga e internet móvel numa única conta. Essa pode ser uma boa opção para quem precisa estar o tempo todo conectado.

Ainda que o seu negócio não se limite a vender pela internet, é bom se cercar de recursos que possam levar a sua produtividade e o controle das finanças a um novo patamar. Aplicativos como o Evernote, Trello, Dropbox e Quickbooks ZeroPaper podem ajudar bastante nessa tarefa.

E aí, deu para ter uma ideia de quantos GB de internet você precisa na sua conexão móvel? Agora que você já conhece o seu perfil de consumo, basta escolher o melhor plano de internet para celular.

A Oi, por exemplo, tem ofertas incríveis para empresas. Que tal dar uma olhada?

Conheça nossos planos pra sua empresa

CELULAR

CELULAR

Confira nossas ofertas de Celular Pós e veja qual se encaixa melhor no seu negócio.

Leia Também