Conheça 6 técnicas de networking para fechar mais negócios!

Ler depois

Conheça 6 técnicas de networking para fechar mais negócios!

Ler depois

Mais do que manter contato com ex-colegas de trabalho e faculdade, um bom networking empresarial necessita de uma rede de contatos extensa e acurada. Confira algumas técnicas e amplie sua possibilidade de negócios.

Quais os benefícios o networking pode trazer para o seu negócio? Inúmeros, apontam os especialistas. Ter uma rede extensa de contatos abre portas para a concretização de vendas, multiplica o surgimento de novas parcerias e, consequentemente, potencializa as chances de sucesso do seu empreendimento.

Um bom networking empresarial vai muito além de manter laços com ex-colegas de faculdade e fornecedores — embora isso também seja muito importante. Para ter êxito, é preciso cultivar relações regularmente e estar sempre disposto a estabelecer conexões com novos contatos.

A seguir, apresentaremos seis técnicas de networking infalíveis para você fechar mais negócios. Confira!

1. Tenha um objetivo

Ter em mente quem você deseja conhecer e os porquês de travar esse contato é o primeiro passo para desenvolver um networking de sucesso. Por exemplo, se sua intenção é formar uma rede de potenciais clientes para a sua agência de publicidade, é fundamental que você mantenha relações com empresários.

Saber o que você quer permite conduzir o diálogo para pontos de interesse em comum com seu interlocutor. Em um evento de negócios, com foco definido, você aproveita os momentos de interação social da melhor maneira possível, evitando contatos aleatórios que farão com que você dependa da sorte para gerar uma parceria de valor.

2. Cultive contatos com a técnica C.O.I.S.A

Antes de travar novas relações, é importante que você mantenha aquelas que já foram estabelecidas. Uma técnica eficiente para isso é a C.O.I.S.A, desenvolvida por José Augusto Minarelli, autor do livro Networking – Como utilizar a rede de relacionamentos na busca de emprego e de oportunidades de trabalho. “C.O.I.S.A” é um acrônimo para Conselhos, Orientações, Informações, Sugestões e Aproximações, e refere-se às seguintes práticas para um bom networking:

  • peça Conselhos;
  • obtenha Orientações;
  • solicite Informações;
  • pergunte por Sugestões;
  • receba Aproximações.

Ao explicar a técnica, o livro defende que as pessoas gostam de ser úteis umas para as outras, pois isso traz um sentimento de importância. Assim, ao cultivar seu networking, aproveite para abordar outros profissionais e utilizar as dicas propostas pela técnica.

A valorização da experiência do outro, proporcionada pelo método C.O.I.S.A., gera empatia, sentimento fundamental para estabelecer conexões de sucesso.

3. Participe de eventos

Além de eventos corporativos, como palestras, cursos e treinamentos, reuniões sociais também devem ser utilizadas para alavancar seu networking. Nessas ocasiões, adotar algumas práticas podem contribuir para transmitir uma imagem positiva e fazer com que as pessoas se aproximem de você. Então, quando estiver interagindo com alguém:

Saiba ouvir

Quando você conversa com um interlocutor, ouvir o que ele tem a dizer é muito mais importante do que despejar um monte de informações inúteis ao outro. Fique atento às preocupações e às necessidades do outro e logo você saberá se ele tem algo que possa oferecê-lo.

Seja positivo

Sua atitude é a primeira característica que será notada pelos demais. Ações negativas, como falar muito alto e de forma rude, podem fazer com que as pessoas o evitem.

Cultive um sorriso no rosto, converse de forma agradável e olhe sempre nos olhos do seu interlocutor. Tais atitudes são consideradas positivas e facilitam o contato entre as pessoas.

Seja honesto

Mesmo que você escute com atenção o que o outro tem a dizer e adote posturas positivas, não terá sucesso em estabelecer uma rede de contatos se não for sincero. networking eficaz pressupõe que suas posições sejam verdadeiras, honestas e demonstrem interesse autêntico no profissional contatado.

4. Nunca trate alguém com desinteresse

Descubra o valor que existe em cada um. Essa dica, quando aplicada, transforma qualquer contato em um bem muito valioso.

Faça perguntas e escute as respostas com interesse. Não caia no erro de julgar as pessoas por seus títulos ou cargos. Aquele que você considera “apenas” um funcionário pode ligá-lo a alguém importante ou oportunizar um negócio lucrativo.

5. Drible a timidez

Os tímidos costumam ser ótimos ouvintes, o que é uma característica importante para criar networking empresarial. No entanto, a insegurança ao abordar outra pessoa pela primeira vez, ou entrar em contato com alguém que não é tão próximo, pode impedir o crescimento de sua rede de contatos. Existem duas técnicas fáceis de colocar em prática que podem ajudar o tímido a driblar a insegurança.

A primeira delas é andar sempre com um cartão de visitas no bolso, pois facilita bastante na hora de abordar alguém. Assim, fica muito mais simples dizer: “Olá, sou o Fulano. Gostaria de falar um pouco sobre o meu trabalho”. No cartão, devem constar todos os seus contatos, assim como suas redes sociais.

Outra atitude interessante para contornar a timidez é utilizar intermediários para ser apresentado a quem você deseja. Assim, peça para algum conhecido em comum introduzi-lo quem lhe é estranho.

Uma forma de ficar por dentro dos mais diversos tipos de evento é o MeetUp, que disponibiliza uma lista dos mais variados eventos. A plataforma está presente em 182 países e reúne mais de 30 milhões de membros.

6. Utilize aplicativos para networking

networking

Com o desenvolvimento das redes sociais, ficou muito mais fácil manter o seu networking empresarial ativo. A internet é um meio de comunicação muito eficaz que, quando bem explorado, oportuniza ganhos significativos para o seu negócio. Se você é tímido, então, não pode perder a oportunidade que as amizades on-line oferecem: é muito mais fácil manter contato pela rede.

O primeiro passo para ter sucesso no ambiente digital é ter um bom aparelho celular com plano de dados. Assim, você interage e adiciona pessoas à sua rede de contatos rapidamente e de qualquer lugar.

Lembra quando você realizava chamadas sem intenção de ser atendido apenas para deixar o número de contato registrado? Com um plano de dados, as possibilidades de interação se multiplicaram bastante. Além disso, com os modelos de smartphones atuais e as tecnologias de telecomunicações disponíveis, você só não trava contato com alguém se não quiser.

Sem dúvida, a principal rede social para networking profissional é o LinkedIn, que também conta com um aplicativo para tablets e smartphones. Procure adicionar toda a sua lista de contatos e lembre-se de que o mesmo vale para o Facebook.

Planeje seus perfis nas redes sociais com foco nas atividades de sua empresa: divulgue conteúdos e faça comentários sobre a sua área de atuação. Isso permite que sua imagem fique ligada aos assuntos que você domina.

Outro aplicativo — porém mais inusitado — é o Beer or Coffee (cerveja ou café, em inglês). Ele permite a conexão entre pessoas e espaços de coworking. Entre suas funcionalidades, está a possibilidade de avisar aos demais membros quando você está disponível para tomar uma cerveja ou um café. Uma grande oportunidade para formar seu networking.

Viu como é importante ficar conectado? Aplique essas técnicas e, para começar a praticar, que tal compartilhar este post com seus contatos nas redes sociais? Até a próxima!

Leia Também