Comunicação unificada: o conceito que vai revolucionar sua empresa

Ler depois

Comunicação unificada: o conceito que vai revolucionar sua empresa

Ler depois

A comunicação unificada (Unified Communication — UC), no contexto interno das empresas, é um dos avanços que vêm a reboque da Internet das Coisas. Se praticamente todo tipo de atividade humana encontra sua versão online, as comunicações são o alicerce dessa influência digital.

Nesse aspecto, linhas telefônicas convencionais, celulares, SMS e aplicativos de conversação passam a convergir em um só dispositivo, por intermédio de um único software.

No entanto, não é apenas pela convergência de dispositivos que a UC revela-se vantajosa. Afinal, estamos falando de uma tecnologia que chegou para determinar um novo rumo nas comunicações. Continue lendo o artigo e entenda o que representa esse importante avanço.

O início de tudo: o sistema VoIP

A convergência da comunicação utilizando tecnologia digital tem início com o desenvolvimento do sistema Voz sobre Protocolo de Internet, mais conhecido como VoIP. Trata-se de uma tecnologia relativamente recente, cuja patente é registrada pela empresa israelense VocalTec Communications Inc.

Datam de 1995 as primeiras chamadas telefônicas nesse formato. Contudo, só alguns anos depois, com os avanços em internet banda larga, é que o VoIP de fato se consolidaria como uma alternativa mais barata às tradicionais linhas de telefonia convencional.

Prova disso é que, já no ano 2000, as chamadas por esse sistema correspondiam a 3% do total nos Estados Unidos. Assim, graças ao VoIP, puderam ser desenvolvidos aplicativos como o Skype.

De forma resumida, o impacto dessa tecnologia em termos de economia de recursos é percebido pela eliminação de sistemas distintos para telefonia e internet. Com o VoIP, tudo passou a ser transmitido por um único meio. As chamadas de voz via telefone são convertidas em dados e enviados pela WAN, a Wide Area Network, a rede de internet de uma região propriamente dita.

Em função dessa convergência tecnológica, tornou-se possível unificar o que antes dependia de duas redes de tráfego distintas. Portanto, a fusão entre telefonia e internet tornou possível comunicar-se de diferentes formas, por um único dispositivo.

Outras vantagens da comunicação unificada

Comunicação unificada

Em uma economia globalizada, onde as empresas estão ressignificando o termo multinacional, o uso da UC é parte indissociável de suas atividades. O barateamento das chamadas telefônicas via internet aumentou as potencialidades para se fazer negócios transnacionais.

Eliminando antigos entraves à comunicação telefônica entre países, abriram-se possibilidades que vêm sendo exploradas principalmente por empresas que dependem da mão de obra freelancer e remota para atuar.

Sob essa perspectiva, podemos destacar seis razões para adotar a UC como diferencial competitivo:

1. Redução de custos

Nunca é demais reforçar que a maior vantagem, ao considerar a comunicação unificada, é a redução de custos. Chamadas telefônicas podem ser reduzidas e a Web pode ser utilizada para realizar videoconferências, trocas de mensagens de texto e voz e envios de arquivo multimídia, desde que seja utilizada a WAN e sejam feitas por meio de aplicativos.

2. Eliminação de distâncias

Uma vez que ligações telefônicas, chats por vídeo ou texto e videoconferências podem ser feitos “full time, anywhere”, ou seja, a qualquer hora e lugar, a distância deixa de ser uma barreira significativa.

A convergência de dispositivos torna possível a comunicação até mesmo se no local de origem não há computadores. Pelo celular, os mesmos recursos disponíveis em desktops estão à disposição. Em resumo, aumenta-se a mobilidade de maneira exponencial.

3. Estímulo ao home office

Talvez sua empresa ainda não tenha encontrado aquele profissional que precisa por um simples motivo: ele não está na sua cidade. É nesse ponto que a UC se mostra um recurso fundamental, pois permite às empresas desenvolver suas políticas de RH considerando o trabalho a distância.

E se você ainda percebe o home office como algo que só serve para “quebrar um galho”, talvez seja hora de rever seus conceitos. Até mesmo a legislação trabalhista já contempla o teletrabalho como uma modalidade de relação laboral, que obriga empresários e colaboradores a respeitarem regras específicas.

4. Ampliação de mercados

Pode ser que sua empresa preste serviços cuja qualidade seja a mesma, independentemente se ele é prestado à distância ou pessoalmente. É o caso, por exemplo, de instituições de ensino, que podem captar alunos em toda a parte graças à comunicação unificada. Havendo demanda, seu negócio pode e deve explorá-la, aproveitando a onipresença viabilizada pela internet e pela tecnologia VoIP.

5. Melhorar o atendimento

A evolução a passos largos da UC tornou possível o avanço da maneira de o cliente se relacionar com as empresas. Chamado de consumidor omnichannel, esse novo cliente digital não se limita a apenas uma mídia ou dispositivo na hora de expressar suas dúvidas, fazer reclamações, elogios ou mesmo denúncias.

Se o cliente chega até seu negócio por todos os lados, deixar de convergir tantos meios de comunicação pode ser um problema. Atendendo às demandas por menos dispositivos, o relacionamento melhora em todos os aspectos, já que as respostas são mais rápidas.

6. Garante mais exposição

A comunicação unificada surge e se desenvolve em função da internet. Logo, nada mais natural que estratégias de marketing digital sejam potencializadas por seu intermédio. Ao lançar uma campanha, sua empresa poderá aumentar a audiência e melhorar o controle sobre os resultados. Para isso, utilize aplicativos de UC, como o Cisco Webex.

A unificação da comunicação potencializa os resultados em marketing e também favorece a comunicação entre as pessoas responsáveis pela criação e pelo monitoramento de campanhas e de conteúdo.

Comunicando-se mais rapidamente, as cabeças pensantes de sua empresa terão mais agilidade e meios para dar continuidade em suas ideias e para reinterpretar os dados fornecidos pelas ferramentas de Analytics.

Isso gera um outro desdobramento muito desejável para que os resultados em marketing sejam superiores, o avanço na Business Intelligence. Como as pessoas ficam mais interligadas e a comunicação entre elas não encontra mais barreiras, ganha-se espaço para mais brainstorms, tão importantes para acelerar o ritmo das inovações.

Entretanto, para que a comunicação unificada realmente seja efetiva, poderá ser necessário algum treinamento na sua empresa, no caso das pessoas menos habituadas às ferramentas digitais de uso mais recente. Vencida essa dificuldade, seu negócio estará preparado para ampliar seus horizontes e aproveitar melhor todo o potencial tecnológico a serviço das pessoas.

Não se pode pensar em comunicação nos negócios sem um plano de telefonia e de internet empresarial, não é mesmo? A Oi tem a solução ideal para sua empresa, faça contato agora mesmo e entre para o mundo da comunicação sem limites!

 

Confira os planos da Oi pra sua empresa

BANDA LARGA

BANDA LARGA

Peça mais informações sobre os produtos Oi pra sua Empresa.

CELULAR

CELULAR

Confira mais vantagens da Oi pra Empresas pro seu negócio

Leia Também