Como escolher o melhor plano de internet empresarial?

Ler depois

Como escolher o melhor plano de internet empresarial?

Ler depois

Sua conta de internet empresarial se confunde com a de sua rede doméstica? Você sabe qual é o real uso da internet bo seu negócio? Saiba o que analisar na hora de escolher um plano de internet pra sua empresa.

Sejamos francos, você consegue imaginar seu negócio sem uma conexão de internet empresarial? Com certeza seria bem difícil, já que praticamente toda a comunicação atual entre empresas e clientes é realizada via web.

Não importa se você tem uma pequena ou média empresa. Para ter um bom desempenho nos negócios, ou mesmo competir com grandes corporações, você precisa ser visto e encontrado. E, para tanto, nada melhor do que ter seu próprio site.

Mas, antes de tudo, sua empresa precisa ter acesso à internet para que você, seus colaboradores e seus fornecedores possam se comunicar de forma adequada e rápida, dar bom andamento aos seus processos internos, bem como diferenciar suas contas de internet pessoal e empresarial na hora de declarar o fisco ou, até mesmo, organizar-se financeiramente.

Além disso, uma boa conexão de internet empresarial é de suma importância, afinal de contas, você não pode se arriscar a ficar off-line e perder um grande negócio. Confira, neste post, como escolher o melhor plano de internet para o seu negócio. Vamos lá?!

Como funciona a internet empresarial?

Antes de passarmos pelos critérios necessários para a escolha do melhor plano para a sua empresa, devemos compreender a diferença entre um plano básico e um plano empresarial.

Em princípio, por ser mais barato, um pacote simples para pessoas físicas pode parecer uma boa escolha. Porém, um plano empresarial é, de fato, a opção mais adequada para seus negócios, pois foi desenvolvido pensando especificamente nas demandas corporativas.

Confira alguns diferenciais dos planos de internet para empresas:

  • Mais capacidade por preços menores;
  • Atendimento diferenciado e personalizado;
  • Maior flexibilidade e maior garantia de cumprimento do serviço;
  • Suporte específico e consultoria disponível 24h.

Muitos clientes que migram para planos de internet empresarial surpreendem-se positivamente com a diferença de valores, benefícios e com o atendimento presentes nas opções de planos empresariais, quando os comparam com sua versão varejo.

Quais são os tipos de internet?

Existem várias tecnologias de acesso à internet, mas nem todas podem estar disponíveis na sua região. Ao entrar em contato com o fornecedor de sua rede, verifique se a velocidade escolhida chegará até o local onde fica sua empresa.

Internet a cabo

Geralmente, é fornecida por empresas locais e é mais comum em grandes cidades. Não é normal que haja instabilidade e essas só ocorrem quando fiações elétricas ficam próximas aos cabos. As velocidades de transmissão de dados costumam ser próximas dos limites contratados.

Caso tenha problemas, basta configurar as portas do modem e a distância entre o computador e o distribuidor de sinal.

DSL

É fornecida por empresas de telecomunicações e pode vir acoplada a um plano de telefonia fixa. Existem algumas limitações quanto à velocidade, no entanto.

Rádio

Recebe e envia informações através de antenas de rádio. Apesar de muito utilizada em cidades do interior, é uma tecnologia já ultrapassada.

Internet fibra ótica

O acesso à internet é fornecido por meio de feixes de luz em cabos especiais espelhados e pode entregar velocidades de até 1 Gbps. Para seu uso, é necessária a instalação de uma infraestrutura, mas os benefícios provenientes da sua implantação são vários, como: maior velocidade, largura de banda e diminuição de instabilidade.

O famoso wi-fi não dá acesso à internet. Trata-se, na verdade, de um modelo de distribuição do sinal da rede no ambiente local da empresa.

Qual é o plano de internet empresarial mais adequado?

Para responder a essa pergunta, algumas questões devem ser analisadas. Assim, você terá subsídio para escolher um plano de internet que se encaixe perfeitamente na rotina de sua empresa. Vejamos o que deve ser verificado na hora de tomar a melhor decisão para seus negócios:

Planos ofertados

Antes de pensar em qual plano de banda larga sua empresa vai utilizar, pesquise quais são os fornecedores de sua região, quais são os planos oferecidos e quais chegam ao endereço físico de sua empresa.

Muitas companhias de telecomunicações possuem pacotes de internet empresarial com telefonia fixa e móvel inclusas. Combinar os planos pode ser uma boa solução, pois você otimiza a comunicação entre clientes e colaboradores e ainda consegue preços bem mais acessíveis do que com plano de telefonia e banda larga separados. Também é possível agregar ao pacote ferramentas muito úteis para o dia a dia de sua empresa, como a videoconferência, por exemplo.

Velocidade escolhida

Analise qual é o real uso da internet em sua empresa. Como já vimos, ao utilizar o VoIP, será preciso maior volume de dados, e o envio e o recebimento de arquivos também deverão ser avaliados. Caso você ofereça serviços on-line, com servidores locais, lembre-se de que seus clientes irão acessar seus Data Centers constantemente, aumentando sua demanda por velocidade.

Duração mínima de um contrato

Atente para a duração do contrato firmado, a fim de evitar multas por possíveis rescisões. Contratos de internet empresarial têm, geralmente, duração de 12 a 36 meses. Existe, ainda, a possibilidade de acordos mais longos, que permitem valores mais acessíveis.

Funcionamento do suporte

Trata-se de um item indispensável na contratação de um plano de internet empresarial! Dependendo do tipo de plano, a operadora pode oferecer um número de atendimento exclusivo para as necessidades da empresa. Caso o fornecedor não cumpra o exigido, você pode buscar compensação em faturas futuras.

Como já mencionamos, algumas operadoras oferecem soluções para a comodidade de seus clientes empresariais, como aplicativos com diversas funcionalidades que facilitam o dia a dia. Algumas delas são:

  • Acesso a faturas pelo app ou desktop;
  • Solicitação de reparo e serviços de suporte;
  • Conta totalmente digital, com acesso online e permissão para download;
  • Atalho para 2a via de conta;
  • App com possibilidade de compras de novos serviços para a empresa; e muito mais.

Administração dos custos do plano

Faça um inventário dos aparelhos conectados e da utilização que cada um faz da banda disponível. Algumas operadoras oferecem serviços de controle, que permitem ao gestor verificar como a velocidade da internet é utilizada, bem como o consumo dos minutos de telefonia. O monitoramento auxilia no uso responsável dos recursos e dos dados utilizados pela empresa.

Agora que você já sabe como escolher o melhor plano de internet empresarial para o seu negócio, que tal conhecer os planos de internet banda larga da Oi pra Empresas?

Junte-se a mais de 1 milhão de empreendedores que, assim como você, buscam as melhores soluções para seus negócios e venha agora mesmo pra Oi Empresas!

Leia Também