Como a tecnologia pode melhorar os resultados do seu negócio?

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Como a tecnologia pode melhorar os resultados do seu negócio?

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A tecnologia chegou ao mundo empresarial com novos modelos de processos, aplicativos que agilizam as rotinas administrativas e operacionais, e está presente em diversos aspectos de nosso dia a dia. Entenda os impactos que a nova era digital trouxe aos negócios e como tirar melhor proveito de seus benefícios.

As opções tecnológicas voltadas para o crescimento empresarial são inúmeras. Com a inclusão digital, empresas de diversos tamanhos e segmentos puderam ter acesso a sistemas e processos mais ágeis e modernos melhorando os resultados do seu negócio.

Sem dúvida, com a tecnologia aliada à gestão de PME, tanto micro quanto pequenas empresas têm a oportunidade de potencializar os resultados do seu negócio. Existem, atualmente, diversos softwares de gestão empresarial e relacionamento disponíveis e, para aproveitar esses benefícios, basta estar disposto a aprender.

Se você é empreendedor e até hoje só realizou ações off-line e não faz ideia de como seu negócio pode entrar no mundo digital, saiba que algumas das mais consagradas práticas de vendas e atendimento ao cliente podem ser migradas para a rede. Basta uma conexão com a internet e, em alguns casos, ferramentas bem simples que já fazem parte do seu dia a dia. Vamos lá?!

Esteja on-line

Pense: você conhece alguma pessoa que não tenha Facebook? Ora, como dizem por aí, “que elas existem, existem”, mas dificilmente você vai encontrá-las.

A participação em redes sociais por quem tem acesso à internet é praticamente global e estar fora do Facebook ou do Instagram, por exemplo, é fechar a porta para milhares de potenciais clientes e deixar de se relacionar com aqueles que já conhecem sua marca. Não feche essas portas.

Num cenário de concorrência acirrada, abrir mão de qualquer parcela de consumidores pode ser fatal para micro e pequenas empresas. Dessa forma, comece por construir uma presença on-line. Verifique as redes sociais que mais se identificam com o seu negócio e crie páginas para sua empresa. Lembre-se de seguir algumas dicas básicas.

Uma delas é a utilização da mesma imagem em todas as fotos de perfis em suas diferentes redes sociais. Assim, você cria uma identidade visual e seus clientes podem reconhecer facilmente a sua marca.

Mas atenção! Se não for para postar e atualizar seu perfil regularmente — no mínimo seis posts por semana em horários e dias diferentes —, nem comece. Perfis abandonados passam a impressão de descuido e desleixo.

Além disso, muitas pessoas entrarão em contato com você pelas redes sociais e é preciso atendê-las. Então, aproveite ao máximo essa forma simples e prática de contato, presente no dia a dia de praticamente todos os consumidores.

Outra ferramenta que todo o mundo conhece é o Google, e você não precisa de um site para aparecer por lá. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio e garanta seu lugarzinho na página de resultados e no Google Maps. O mais legal? É grátis!

E, se você já virou um verdadeiro heavy user das redes sociais, quem sabe já não está pronto para o próximo passo: criar um site. Dependendo dos artigos que você comercializa, é possível, até mesmo, começar uma loja virtual e entrar para o segmento de e-commerce ou mesmo ter um blog sobre seu produto e seus diferenciais. Assim que seus canais on-line estiverem prontos, divulgue-os nas redes sociais, em seus cartões de visita, embalagens, etc.

Responda rápido

tecnologia para melhores resultados do seu negócio

Quando alguém entra em contato, espera uma resposta, então, seja rápido!  Ao disponibilizar um canal de atendimento para seus clientes, seja por meio de um número de WhatsApp, de perfis nas redes sociais ou de um e-mail, esteja preparado para responder a todos os tipos de mensagens que chegarem para você.

O ideal é que o retorno aconteça em até 30 minutos. Contudo, uma dica importante é deixar bem visível o horário de atendimento nessas plataformas. Se sua empresa não abre aos finais de semana, informe que as respostas são enviadas de segunda a sexta-feira (é importante indicar o horário também).

No caso do contato via e-mail, crie uma mensagem de resposta automática de confirmação. Nela, deve constar o prazo limite para o envio do retorno.

Cadastre seus clientes

Micro e pequenas empresas têm um ótimo diferencial em relação às grandes corporações: a proximidade com o público-alvo. Aproveite essa condição e crie um cadastro completo de cliente e prospects. Alguns dados importantes que devem constar na sua base são:

  • Nome;
  • Telefone para contato;
  • E-mail;
  • Data de nascimento do cliente, seu cônjuge e seus filhos.

Uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) ajuda bastante quando a base de dados aumenta. Trata-se de conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias com foco no cliente. Assim, plataformas de gestão de relacionamento com os clientes, podem ser utilizada em pequenos negócios por meio de softwares especializados. Alguns dos benefícios são:

  • Centralização do cadastro em uma plataforma;
  • Possibilidade de segmentar clientes por preferências;
  • Aviso de aniversários e datas e especiais.

Apareça

Diz o ditado que quem não aparece não é lembrado, e o mesmo vale para o seu negócio! Os meios de comunicação evoluíram muito com a entrada da Era Tecnológica. Existem diversas maneiras de entrar em contato com seus clientes e prospects. Algumas delas são: e-mail, Whatsapp e SMS.

Com essas ferramentas simples presentes em nosso dia a dia, sua base de cadastros organizada e um CRM, as possibilidades são infinitas! Parabenize seus clientes em seu aniversário e convide-os para buscar um brinde na sua loja. Quem sabe eles não levam mais alguma coisa, não é mesmo?

Você também pode enviar mensagens via e-mail, Whatsapp ou SMS sobre promoções, cupons de desconto em datas comemorativas, como Natal e Ano Novo. O importante é ser lembrado — e bem lembrado — e os meios de comunicação e a tecnologia podem ajudar muito. Tudo o que você precisa é de criatividade, um celular ou computador e um plano de internet empresarial.

Promova ações de publicidade on-line

Tanto Facebook quanto Google, Instagram e LinkedIn contam com ações de publicidade paga. Elas ajudam bastante na visualização de sua marca ou site. Todas elas possuem um valor básico inicial, mas os custos finais são definidos por você.

No Facebook Ads e no Google Adwords, você pode segmentar seus posts de acordo com o público-alvo, geolocalização, faixa etária, interesses… Assim, você cria campanhas mais assertivas e evita disparar seus posts para quem não é um potencial cliente, evitando o desperdício de cliques e, consequentemente, economizando o dinheiro investido nas campanhas.

Faça pesquisas de avaliação

Medir a satisfação do cliente é fundamental para alavancar seu negócio. A boa notícia é que é possível utilizar o Google para enviar formulários de avaliação. Por meio do Google Drive, você pode montar uma pesquisa e enviá-la por e-mail para sua base de contatos.

Bônus: trazemos seu cliente de volta em até três dias

Brincadeiras à parte, você sabia que já existem aplicativos voltados exclusivamente para a retenção de clientes?

Alguns deles dispõem de um sistema de pontos já integrado ao seu ponto de venda (PDV) ou e-commerce, que bonifica pelas compras realizadas, dispara pesquisas de satisfação, realiza análises de histórico de compras, envia mensagens de aniversário e muito mais! Viu como a internet pode ir muito além de sites e redes sociais?

E aí? Pronto para aumentar os resultados do seu negócio? Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais dicas sobre gestão de pequenas e médias empresas!

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