Casais empreendedores: 4 histórias de amor e sucesso para se inspirar

Ler depois

Casais empreendedores: 4 histórias de amor e sucesso para se inspirar

Ler depois

Você e seu parceiro gostam das mesmas coisas e têm os mesmos interesses? Já pensaram em ter um negócio próprio e se tornarem sócios em um empreendimento? Sem dúvida é uma experiência desafiadora, mas empreender com o cônjuge pode trazer uma série de benefícios. 

Casais empreendedores se mantêm motivados; quando um pensa em desistir, o outro evoca pensamentos positivos e novas atitudes. O planejamento mútuo é outra grande vantagem nesse tipo de arranjo. Além disso, um cônjuge inspira mais confiança do que um sócio que você conhece há pouco tempo, não é mesmo?

Se você pensa em empreender com o seu companheiro, seja em uma franquia ou um negócio próprio, veja algumas dicas e histórias inspiradoras. Vamos lá?❤︎ 

Desafios de empreender com o parceiro

O livro “Casais inteligentes enriquecem juntos“, de Gustavo Cerbasi, tornou-se um sucesso nas livrarias, trazendo dicas importantes sobre planejamento financeiro para famílias em todo o Brasil. Neste livro, Cerbasi identifica 5 perfis de casais, de acordo com a maneira como eles lidam com dinheiro:

  • Descontrolados: sem noção de fluxo de caixa, esses casais frequentemente lidam com juros desnecessários;
  • Gastadores: gastam toda a renda que geram. Usufruem de atividades pouco rotineiras e têm um futuro inseguro;
  • Desligados: gastam menos do que ganham, mas não conseguem estipular objetivos;
  • Financistas: esses casais entendem de dinheiro e controlam os gastos com rigor para colocar os planos em prática;
  • poupadores: reconhecem a importância de guardar dinheiro, mas restringem bastante os gastos, levando uma vida que pode parecer um tanto mesquinha.

Os financistas, naturalmente, são os que tendem a alcançar maior sucesso nos negócios, pois eles vão além do sonho. Assim como em um relacionamento, em que a união das pessoas não depende apenas de amor, um empreendimento também demanda cuidado em uma série de esferas.

Não basta ter objetivos em comum; é preciso saber gerenciar as finanças, planejar e seguir estratégias e agir com profissionalismo. Isso implica a divisão e execução de tarefas que podem causar exaustão na rotina do casal. Nesse contexto, muitos caem na armadilha de confundir assuntos pessoais com os da empresa. Evite esse tipo de posicionamento e separe muito bem as coisas.

É preciso, portanto, ter um relacionamento com bases sólidas, confiança mútua e muita disponibilidade para adquirir conhecimentos. Estabelecer limites para o trabalho abre espaço para que os parceiros possam descansar e cultivar o carinho que sentem um pelo outro.

4 histórias de sucesso de casais empreendedores

Dividindo histórias inspiradoras, eles ensinam que empreender envolve dificuldades e alegrias!

1. Jay-Z e Beyoncé: fazendo dos limões uma limonada

Shows, marketing, uma equipe de basquete, uma agência desportiva e marcas de roupas já fizeram parte da gama de negócios gerenciada pelo casal Jay-Z e Beyoncé.

Jay-Z é um rapper bem-sucedido. Seu último álbum, “4:44”, recebeu 8 indicações ao Emmy e discutiu abertamente o racismo, a união da família e os danos causados por um caso extraconjugal. O artista também apoia uma série de outros profissionais no ramo da música, sendo um dos cofundadores da plataforma de streaming Tidal.

Beyoncé dispensa apresentações. Com uma postura discreta em relação à vida pessoal, ela é conhecida por orquestrar a própria imagem com maestria. O álbum “Lemonade” tornou-se conhecido por debater a solidão entre mulheres negras, o racismo e a traição que a cantora sofreu.

Tanto a Queen B quanto Jay-Z transformam as dificuldades em materiais artísticos relevantes, conduzindo, juntos, assuntos difíceis às paradas de sucesso. Segundo a Forbes, o casal detém um patrimônio de U$1.16 bilhão.

2. Bill e Melinda Gates: unindo habilidades

O sucesso do casal magnata poderia ser definido pela junção de habilidades complementares. Empresário, investidor e filantropo, Bill Gates, conhecido por ser cofundador da Microsoft, foi um dos pioneiros na revolução do computador pessoal.

Melinda, formada em Ciência da Comunicação, Economia e Administração com notas altas, é ex-funcionária da Microsoft e hoje gerencia a Fundação Bill e Melinda Gates, que arrecada fundos para ações de melhoria na área da saúde e de combate à pobreza.

3. Gabriela Giovannini e Rodrigo Casas: a importância da perseverança

Gabriela, gaúcha, e Rodrigo, argentino, são os fundadores da Perky Shoes. As alpargatas, fabricadas com materiais 100% brasileiros, surgiram de um negócio que deu errado: após tentarem licenciar uma marca argentina e se frustrarem com a complexidade dos modelos, eles foram encorajados a fabricar os próprios sapatos.

A primeira coleção foi vendida de loja em loja, “na cara e na coragem”. Em seguida, o casal conseguiu contato com representantes. Hoje, a marca já acumula parcerias com designers de destaque e desenvolve projetos de responsabilidade social e com cooperativas de artesãs.

4. Carmen e Moacir Fachini: vencendo os desafios de empreender no Brasil

Em 1977, Carmen e Moacir iniciaram o namoro. Em 1994, já casados e com filhos, fundaram a Fakini, marca de roupas infantis. Ligados a esse universo por causa das crianças, os pombinhos empreendiam na sala de casa e tinham uma única fonte de renda para segurar as rédeas.

Hoje, os filhos de Moacir e Carmen ajudam na administração do negócio e a marca conta também com peças para adolescentes e adultos.

Casais empreendedores famosos nos ensinam que esse tipo de sociedade pode ter suas dificuldades, mas gera bons frutos e valiosas experiências de vida, além de aproximar! Se você quer saber mais, aí vão algumas dicas de livro para ler juntinho:

  • “Os segredos dos casais inteligentes”, de Gustavo Cerbasi;
  • “As regras de ouro dos casais saudáveis”, de Augusto Cury.

Ambos reúnem dicas preciosas para manter a saúde do relacionamento e das finanças.

Curtiu o artigo? Compartilhe nas redes sociais e marque sua cara metade ou aquele crush do curso de empreendedorismo! 😉

Leia Também