25 dicas incríveis para divulgar seu negócio e bombar as vendas!

Ler depois

25 dicas incríveis para divulgar seu negócio e bombar as vendas!

Ler depois

Nada melhor para movimentar um negócio do que o velho boca a boca uma boa promoção. Confira essa e outras dicas para divulgar seu negócio e turbinar suas vendas. 

Está em busca de dicas práticas para divulgar seu negócio? Quer conhecer métodos rápidos e eficazes, sem muita enrolação? Então, chegou a sua vez! Temos 25 dicas que vão ajudar a aumentar suas vendas, de forma simples e direta.

Leia todas e guarde este guia em seus favoritos. Basta digitar CTRL+D para que esse material fique à sua disposição sempre que precisar tirar dúvidas. Para facilitar, dividimos o guia em duas partes. Primeiro, você conhecerá as principais formas de alavancar suas vendas fora da internet e, na segunda, as melhores formas de divulgar seus produtos ou serviços em sites, redes sociais e muito mais.

Desejamos uma boa leitura e ótimos negócios!

Estratégias para divulgação offline

Veja como potencializar as vendas utilizando as mais consagradas ferramentas para divulgação. Se você gosta de ir a campo e mostrar a cara, vai curtir todas elas. Acompanhe:

1. Faça um bom cartão de visitas e saiba distribuir

Todo empreendedor deve ter um cartão de visitas que sirva como referência aos clientes em potencial. No cartão, coloque seu número de telefone com WhatsApp, o endereço de sua loja, caso exista uma, e uma breve descrição de suas atividades. Algo do tipo: “Maria Clara — bolos e doces por encomenda”.

Antes de ir à gráfica imprimir, você precisará criar o seu cartão. Acesse o site Canva, faça o cadastro e monte o cartão de acordo com suas preferências. Considere também o custo para fazer o material. Dependendo da quantidade, você poderá gastar mais de R$ 100,00. Se não faz ideia de quantos cartões poderá precisar, comece com uma quantidade pequena, algo como um cento de cartões. Se necessário, peça por lotes de 100 ou aumente a quantidade conforme a demanda.

Em empresas individuais, a fórmula de sucesso do MEI está ligada à distribuição inteligente de cartões de visita e materiais de divulgação. Afinal, sua empresa é você mesmo.

2. Divulgue seu negócio na rua

Já ouviu aquele ditado “quem tem boca vai a Roma”? Quem trabalha com vendas deve estar preparado para, literalmente, botar a boca no trombone e divulgar seu negócio para a maior quantidade de pessoas.

A dica é muito simples: escolha uma região movimentada da sua cidade ou bairro e explore a divulgação por meio de carros de som e panfletos ou, se puder pagar, banners e cartazes afixados em locais autorizados. O objetivo é se fazer visível em locais de grande movimento e que tenham potencial para atrair novos clientes.

3. Conte com o boca a boca

Novamente, a sabedoria popular nos ensina que as estratégias há muito conhecidas não podem ser desprezadas. O bom e velho boca a boca, por exemplo, sempre será uma maneira de tornar sua empresa conhecida. No entanto, para que funcione bem, é fundamental que você faça um excelente trabalho.

Se um cliente bem atendido conta para um, o que sai insatisfeito conta para dez. Portanto, mantenha seu padrão sempre elevado e não se esqueça de pedir para as pessoas atendidas indicarem seu negócio. Como incentivo, ofereça descontos nas próximas encomendas. Afinal, uma mão lava a outra e negócio bem falado é também uma das maiores formas de motivação para um empreendedor.

4. Conquiste um espaço no jornal local

Jornais impressos sempre são uma ótima mídia para divulgar negócios. Embora acredite-se que o meio impresso possa deixar de existir, essa é uma tendência que não tem se confirmado. O jornal em papel é ainda um dos meios de comunicação mais confiáveis, e quem anuncia acaba pegando essa credibilidade emprestada.

5. Aposte em um bom material promocional: camisetas, ímãs e amostras grátis!

Muitas nos preocupamos demais com o marketing, achando que é algo que não pode ser feito com poucos recursos ou de maneira mais simples. Na verdade, existem formas muito conhecidas e úteis que podem ajudar a alavancar seu negócio.

Uma delas é “vestir a camisa”, ou seja, estampar em camisas seu nome, telefone para contato com WhatsApp ou fanpage no Facebook. Esteja certo de que, circulando nas ruas com uma camisa escrito “Carlos — reparos e obras”, dificilmente você será ignorado.

Acessórios como ímãs de geladeira, bottons e canecas também são ótimos para manter a sua imagem sempre em evidência.

No caso dos ímãs, pense que sua marca será vista toda vez que alguém abrir a geladeira onde estiver fixado. Ou seja, é uma oportunidade barata de se tornar visível e que pode gerar muitas vendas.

Amostras grátis também são uma boa forma de chamar a atenção das pessoas para seu negócio. Nesse caso, você poderá conjugar esforços com a dica número 3, ou seja, posicionar-se em um local movimentado e distribuir amostras grátis de seus produtos.

6. Dê uma aula ou ajude outros negócios locais

Uma outra maneira de se tornar conhecido e gerar mais negócios é ensinar o que você faz e ajudar outras pessoas a ganhar dinheiro. Além dos ganhos que você pode ter ao cobrar por cursos, ao longo do tempo há um retorno ainda mais valioso, em forma de credibilidade e boa reputação.

Afinal, dificilmente alguém deixa de gostar ou de falar bem de uma pessoa que ensina algo útil ou que faça os rendimentos aumentarem. Você pode até mesmo usar a Web para isso, basta contratar um plano de telefonia empresarial que possibilite fazer transmissões em vídeo e investir em videoaulas.

7. Ligue ou visite potenciais clientes

Se ensinar as pessoas a fazer algo útil e lucrativo já deixa você bem na fita, visitá-las ou ligar mostrando interesse pelo seu bem-estar é igualmente significativo. Uma forma de fazer isso de forma natural nos primeiros contatos é aproveitando datas comemorativas para ligar ou mandar uma mensagem pessoal e informal.

Tenha o cuidado de, ao coletar os contatos das pessoas, avisar sobre a possibilidade de ligar ou visitar suas casas ou mesmo seus locais de trabalho. Afinal, uma coisa é demonstrar sua afeição, outra é ser invasivo. Assim, seus contatos sempre serão uma agradável surpresa.

8. Consiga ajuda do SEBRAE ou outra instituição

Certamente você já deve ter ouvido falar do Sebrae em algum momento. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, embora pareça um órgão público, na verdade é uma entidade privada cujo objetivo é estimular o crescimento e a competitividade entre pequenas e médias empresas (PME).

O que nem todos sabem é que o Sebrae disponibiliza apoio aos microempresários, na forma de consultoria online gratuita. Faça o cadastro e aproveite a avaliação feita pela ferramenta do próprio site, que oferece cursos gratuitos sobre temas como fluxo de caixa, atendimento ao cliente, gestão empresarial e muito mais.

Existem ainda instituições e empresas que dão apoio a PMEs, na forma de cursos gratuitos e consultoria. Entre elas, destacam-se a Learncafe, com diversos cursos de empreendedorismo online, além da Endeavor e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

9. Conte com a ajuda dos seus amigos e familiares

Ninguém melhor do que os amigos e parentes para usarmos como relações-públicas . No início, serão eles os responsáveis por divulgar o negócio de forma espontânea, ajudando a aumentar o círculo de influência e, principalmente, emprestando credibilidade. Afinal, é sempre melhor ter a indicação de alguém conhecido do que contar com a sorte.

10. Não tenha medo de panfletar

A já conhecida panfletagem continua a apresentar bons resultados, já que o panfleto, mesmo que seja descartado, sempre causa um impacto visual em quem o recebe. Portanto, essa é uma forma de divulgação de negócio que pode trazer resultados nas ruas, inclusive se os materiais forem entregues nas casas das pessoas.

11. Dê parabéns aos seus clientes

Todos nós gostamos de nos sentir prestigiados em nossas datas de aniversário. Seus clientes não são diferentes. Portanto, jamais perca essa oportunidade de fazê-los mais felizes por um dia.

Para ficar ainda melhor, ofereça um desconto exclusivo ou quem sabe um brinde na aquisição de algum produto ou serviço. Assim, você estará garantindo um feliz aniversário para seu cliente e uma venda ainda mais qualificada, além de aumentar a possibilidade de fidelização.

12. Vá a feiras e eventos

Profissionais de sucesso têm em comum, entre outras qualidades, a busca incessante por atualização. Além dos cursos e dos investimentos em formação, uma maneira de estar sempre a par do que acontece é participar de feiras e eventos. Trata-se de uma oportunidade de conhecer lançamentos e novidades em equipamentos, insumos e também para fazer contato direto com fornecedores.

13. Patrocine alguma iniciativa local

Ações sociais são sempre muito bem recebidas e geram ganhos em imagem consistentes. Avalie se a comunidade local seria receptiva a um evento e associe a participação à doação de alimentos ou outros itens para destinar a quem precisa.

Um exemplo é a tradicional feijoada para divulgar um negócio. Mesmo com o caráter publicitário, sempre funciona para atrair os olhares do público. Assim, você estará associando o nome de sua empresa a uma boa causa, ganhando pontos preciosos com possíveis investidores e clientes.

14. Participe de alguma ação de caridade

Na mesma linha do patrocínio a uma ação beneficente, a simples participação em eventos de caridade já conta pontos para sua empresa e funciona muito bem como marketing institucional.

As pessoas gostam de saber que as empresas, principalmente as locais, se preocupam em fazer da sua região um lugar melhor para se viver. Isso inclui ajudar os mais necessitados.

15. Estude a concorrência e ajuste seu preço

Na hora de estipular preços pelos seus produtos, é necessário calcular o preço de custo e somar sua margem de lucro da venda. Digamos que, para fazer um bolo, você gaste R$ 50,00 com os ingredientes, transporte e energia elétrica. Com uma margem de lucro de 20%, você deverá vender esse bolo a R$ 60,00, certo?

Mais ou menos. Além do preço de custo e da sua margem de lucro, você deverá também observar os valores praticados pela concorrência. Afinal, se uma padaria na rua de trás vender um bolo pelo menos parecido com o seu a R$ 50,00, não faz muito sentido cobrar mais caro, a não ser que você tenha um diferencial que nenhum outro concorrente possa igualar. Portanto, ao ajustar seus preços, calcule seus gastos, mas sem perder de vista o que a concorrência está pedindo.

16. Desenvolva um programa de fidelidade

Sim, é possível ser um micro ou pequeno empreendedor e desenvolver um programa de fidelidade. Quer um exemplo? Veja como o pipoqueiro Valdir, de Curitiba, fez para se destacar da concorrência e fidelizar seus clientes com um método simples, mas eficaz.

Desde que haja criatividade e vontade de fazer diferente, dá até para replicar estratégias de marketing que seriam viáveis apenas para grandes empresas. Afinal, manter um cliente fidelizado custa menos do que captar novos. Pense nisso e faça o máximo para mantê-los junto de si.

17. Faça pacotes das suas ofertas

Há negócios que são naturalmente sazonais, ou seja, têm a demanda aumentada em certas épocas e em outras as vendas apresentam queda. Se é seu caso, uma boa alternativa para aquecer as vendas nos períodos de baixa é fazer pacotes com produtos e serviços, vendidos a preços promocionais.

Tente estipular valores que respeitem uma margem de lucro mínima e que sejam suficientes para cobrir seus custos. Da mesma forma, não deixe de avaliar a concorrência, uma vez que eles, provavelmente, poderão fazer o mesmo.

18. Organize seu próprio evento

Se o potencial de fortalecimento de imagem ao participar de eventos de terceiros é alto, quando o evento é organizado pela sua própria empresa, os ganhos são ainda maiores. Entre as possibilidades que um evento gera, destacam-se:

  • Possibilita alcançar um grande público em um curto espaço de tempo;
  • Permite lançar novos produtos ou serviços e gerar credibilidade instantânea;
  • Aumenta o engajamento de clientes após sua realização;
  • Gera visibilidade para o negócio.

O tipo de evento a ser realizado dependerá do produto ou serviço que você comercializa. Se você fabrica ou revende roupas, por que não fazer um desfile de moda com um cocktail exclusivo para convidados? A já citada feijoada também é uma excelente escolha, uma vez que é muito mais versátil e adaptável a quase todo tipo de empreendimento.

Um ponto muito importante. Ao realizar um evento, garanta uma ampla divulgação. Todas as estratégias já descritas aqui podem ser utilizadas, com especial atenção ao Facebook. Na sua fanpage, existe a opção “criar evento”, que pode e deve ser explorada ao divulgar seu negócio.

Estratégias de divulgação na internet

divulgar negócio no instragram

Não se pode mais imaginar o sucesso de um negócio abrindo mão da internet, certo? Conheça maneiras incríveis de utilizar a Web para vender ainda mais.

29. Consiga depoimentos do seu serviço

Nada melhor para reforçar a credibilidade no seu negócio do que fazer com que clientes já atendidos demonstrem sua satisfação em depoimentos. Relatos escritos são muito bem vindos, mas se você puder gravar vídeos, o impacto será ainda maior. Tendo um site, você poderá fazer o upload e deixar que seus clientes falem bem de seus produtos e serviços por você.

20. Use o Whats App a seu favor

O WhatsApp é hoje uma das maiores redes sociais do mundo, ao lado do Facebook. Usado inicialmente como aplicativo para comunicação instantânea, tornou-se uma valiosa ferramenta de negócios, como prova a recente criação do WhatsApp Business. Aprender a vender pela internet, hoje, tem tudo a ver com a utilização inteligente desse aplicativo.

Se você não usa a versão para empresas do app para conversar mais utilizado do mundo, experimente fazer o download e conte com recursos como:

  • Marcação de contatos com etiquetas;
  • Estatísticas;
  • Ficha completa do seu negócio;
  • Respostas automáticas.

Se você já usa o Whats App para se comunicar com seus clientes, poderá migrar seu número para a versão Business. Acredite, é muito mais prático e ajuda a manter contato com aqueles clientes que mandam mensagens fora do horário comercial.

21. Seja ativo(a) em grupos do seu ramo

Os grupos de WhatsApp são hoje responsáveis por expressiva parcela das mensagens trocadas pelo aplicativo. Nesses grupos, você, empreendedor, tem a chance de trocar conhecimentos como em nenhum outro lugar. Aproveite para saber com seus pares o que anda acontecendo no mercado, se há alguma novidade sobre seu nicho de atuação ou mesmo se alguma notícia impacta diretamente sua vida.

Pode não parecer, mas um aumento na taxa de juros exerce influência direta na vida do micro e do pequeno empreendedor, pois eleva o custo dos empréstimos bancários e das compras a prazo. Lembre-se de que pequenos negócios lucrativos são aqueles que se atualizam mais rapidamente. Por outro lado, mostrar para pessoas do seu ramo que conhece os bastidores demonstra que você está por dentro e que não caiu de paraquedas no seu negócio.

22. Pague por um site

A internet é a maior vitrine que seu negócio pode explorar, com a vantagem de, na Web, os clientes virem até você. Para isso, é necessário investimento em aspectos que farão com que seu site apareça nas primeiras posições da busca do Google. Dependendo da empresa ou profissional que monte seu site, esse não é um serviço caro, e que pode gerar resultados em curto prazo.

Se você quiser aprender a fazer sozinho, pode até mesmo usar plataformas como o Wix e montar seu próprio site sem custos, pagando apenas pelo domínio e pelo endereço a ser digitado, com final .com ou .com.br.

Gratuito ou não, o mais importante é que seu site seja permanentemente abastecido com conteúdo relevante. Manter um blog sempre atualizado é o que vai fazer com que as pessoas encontrem seu negócio, ao mesmo tempo em que ganham confiança em seus serviços ou produtos.  Nesse caso, a saída mais indicada é mesmo investir em profissionais ou empresas especializadas na produção e publicação de artigos, vídeos ou e-books.

23. Aproveite o Facebook e seus grupos

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre vender no Facebook e dos resultados gerados pela utilização da maior rede social do mundo nos negócios. Existem diversas formas de se promover, mas para isso é necessário criar uma página, uma fanpage.

Evite usar o perfil pessoal. Ele é muito mais limitado, não permite um gerenciamento completo dos clientes e pessoas interessadas e vai contra as regras do Facebook.

Se você tem um perfil que já usa para fazer contatos profissionais, utilize o recurso que permite transformar o perfil pessoal em fanpage. Assim, você poderá aproveitar melhor outro recurso da rede social, os grupos.

Crie os seus próprios grupos para divulgar produtos ou serviços, e receba o feedback dos seus clientes, respondendo todas as suas dúvidas. Mas, atenção: não inclua as pessoas sem o seu prévio consentimento. Isso evita danos à sua imagem e até uma denúncia por comportamento indevido.

24. Faça um Instagram e use boas hashtags

Assim como o WhatsApp e o Facebook — que falaremos mais à frente — o Instagram é uma das principais redes sociais para quem quer divulgar seu negócio e uma das redes sociais que mais crescem no mundo.

A vantagem do Instagram é ser uma rede em que as imagens são a grande atração, assim como os vídeos. Alguns negócios que têm nessa rede a plataforma ideal são:

  • Vestuário;
  • Alimentação;
  • Artesanato;
  • Decoração;
  • Confeitaria;
  • Moda

Faça imagens com qualidade, use fundo neutro para fotografar seus produtos e, muito importante, use hashtags que tenham a ver com seu negócio e que gerem boa audiência. Por exemplo, se você vende artesanato no centro de São Paulo, pode usar as hashtags #artesanato e #SP em suas publicações.

25. Invista em sorteios e promoções

Nada melhor para movimentar um negócio do que uma promoção. Se você já conta com uma fanpage no Facebook, já tem o que precisa para fazer uma promoção que vai turbinar suas vendas.

Crie uma publicação com uma imagem atraente o bastante para chamar a atenção das pessoas, como uma foto de um de seus produtos, por exemplo. Nela, insira textos que descrevam brevemente a promoção. No texto que acompanha a imagem, dê mais detalhes sobre o que o usuário precisa para participar da ação.

Uma boa forma de estimular as pessoas é colocar como critério curtir sua fanpage e marcar amigos na publicação. Em troca ofereça um sorteio com prêmio ao vencedor e veja a audiência de sua página aumentar.

Então, gostou das dicas? Agora que você está bem informado, o próximo passo é colocar as mãos à obra e testar as possibilidades que sugerimos, sempre respeitando o perfil do seu cliente e do mercado em que sua empresa atua.

Haverá estratégias que serão mais eficazes que outras, mas para saber o que funciona para você, é preciso elaborar um plano de ação em que seus riscos poderão ser calculados. Esse é um ponto sensível e que vai exigir um pouco de coragem para ser colocado em prática. A experiência mostra que os empreendedores de sucesso aliam o conhecimento e o planejamento a uma dose de ousadia. Portanto, esteja disposto a correr alguns riscos para ver sua empresa crescer.

E não se esqueça de assinar nossa news e receber mais novidades gratuitamente em seu e-mail. Basta preencher o formulário abaixo.

Garanta sua comunicação com clientes e parceiros

FIXO

FIXO

CELULAR

CELULAR

BANDA LARGA

BANDA LARGA

Leia Também